Polly 11/02/2024
A outra volta do parafuso: não curtir, mas vou explicar por que (#196)
Serei direta e sincera: não gostei de A outra volta do parafuso. E quanto mais eu leio interpretações sobre ele, menos eu gosto. O autor não é conclusivo com nada, ele não escreve sobre nada em específico e, assim, desta forma, acaba por escrever sobre tudo. Consegue entender o que falo? Quem dá sentido à história é o leitor. A moça está louca? É sobre fantasmas? Está todo mundo morto? É uma metáfora sobre abuso sexual? Pode ser sobre qualquer coisa dessas e outras mais. Porque qualquer coisa se encaixa nessa narrativa.
Não vou negar que é genial. Quem consegue escrever sobre tudo ao mesmo tempo? Como fazer o leitor escrever a história por você, sem deixar que ele perceba isso e não largue o livro que contém apenas as palavras que você escreveu, mas que será ele que dará sentido? Sim, é genial. Henry James tinha talento e estilo, não há como negar. Mas, ainda assim, não gosto da ideia. Meu sentimento, ao final, é: sim, e aí? Você me prendeu até aqui e não vai responder nenhuma das perguntas que estão na minha cabeça até agora? Eu que vou ter que fazer o trabalho todo? Pode até ser um pensamento preguiçoso, mas também rola o sentimento de que fui enrolada.
Embora eu não tenha gostado, ainda acho que esse é o tipo de livro que possa agradar muita gente. O que eu não gostei nele é justamente algo que atrai muita gente. Vale a pena dar uma olhada na sinopse e ver se se interessa.