A Volta do Parafuso

A Volta do Parafuso Henry James




Resenhas - A Volta do Parafuso


767 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bê. 29/10/2023

A Netflix me iludiu
Esse foi um livro que de certa forma me decepcionou, especialmente por ter assistido à série ?A maldição da mansão Bly? da Netflix, que resulta da mescla da adaptação de varia obras, entre elas a presente.
Criei tantas expectativas de um suspense fluido, de um mistério mais detalhado, entretanto o livro apresenta uma narrativa extremamente truncada? É compreensível porque se trata do ponto de vista de uma narradora em conflito com um terror que ela não compreende e é perceptível como a mente nervosa e em crescente estresse dela é refletiva em suas palavras. Infelizmente essa justificável confusão se torna irritante.
Quanto ao mistério em si: NOSSA! Tinha tanto potencial? gostaria que tivesse sido melhor desenvolvido, por exemplo, não há nenhuma explicação para as ações de Peter e srta. Jessel, não há uma explicação clara sobre o tipo de relação que eles possuíam, nem mesmo o interesse nos menores ou qual a relação com a mansão ou a família, ou do motivo do destino do Miles?
Talvez pela série citada acima ter sido excelente não consegui ser cativada pelo livro? Enfim? Não releria.
comentários(0)comente



Tati 28/10/2023

FANTASMAS
Já fazia um tempão que queria ler esse livro, mas toda vez que pegava ele, não conseguia engatar na leitura.

A história é um pouco confusa, principalmente na parte II do livro. A governanta aqui fica obcecada com os tais "fantasmas" que ela vê e enfia na cabeça que as duas crianças que ela cuida conspiram com esses fantasmas.

No finalzinho eu estava duvidando da sanidade da senhora Grose, mas no final só me fez ter certeza que quem estava com a sanidade duvidosa era a governanta.

Final extremante aberto: De fato eram fantasmas? Ele morreu por qual razão, foi a governanta que acabou matando ele ou ele de fato viu o fantasma e com esse susto o morreu? O que aconteceu com a outra criança e a sra Grose? O que acontece com a mansão Bly?

Enfim, é uma narrativa confusa e você precisará se concentrar muito para acompanhar o ritmo, além de se fazer necessário umas releituras para entender mais camadas desse mistério.

Nessa edição da penguin, foi bem interessante pois tem um posfácio de David Bromwich onde é explicado algumas cenas e falas dos personagens do livro do começo ao fim, o que me ajudou muito entender algumas partes.
comentários(0)comente



Lilliancs 28/10/2023

A outra volta do parafuso
Achei essa história muito arrastada, um livro tão curto e tão cansativo. Entendo a época e contexto histórico em que foi escrito, mas mesmo assim não consegui gostar.
Talvez, minha mente muito poluída por todas as histórias de terror com fantasmas e aparições tenha atrapalhado minha leitura, não sei.
Apesar de ter gostado da dúvida que autor coloca na nossa cabeça ao decorrer dos acontecimentos, interpretação e comportamento da narradora, não funcionou muito para mim.
De repente, em algum outro momento com a mente mais aberta, releia e tenha outra opinião. Muitas vezes o resultado da leitura é influenciado diretamente pelo momento em que estamos lendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Math 27/10/2023

Eu estranhei um pouco o comeco do livro por conta do estilo de escrita, mas não é nada absurdo e com o tempo você pega o jeito. Achei a história boa e bem construída, mas o final.... a princípio achei o final péssimo e "anti-clímax", mas depois de um tempo digerindo acabei cedendo. Não é a toa que se discute tanto se o relato da protagonista é verdadeiro ou fruto da imaginação dela, em certo ponto da história eu mudava de opinião a cada dois minutos.
Só não dou uma nota maior porque não foi uma leitura que dispertou o "terror" enquanto eu lia, nesse quesito achei mais do mesmo depois de tantos anos sendo enfiado goela a baixo um monte de filme e história de espírito.
comentários(0)comente



Selkie 25/10/2023

A Volta do Parafuso
Essa obra foi o primeiro contato que tive com o autor e posso dizer que amei a escrita do mesmo.
A trama é simples e clássica para uma estória te terror: uma casarão afastado de tudo, fantasmas maléficos, crianças indefesas e uma jovem disposta a impedir todo o mal do lugar. Então qual o diferencial desse livro para continuar sendo relevante até hoje e servir de inspiração para outros escritores e diretores de cinema? A execução do autor, os plot-twists constantes e uma narradora não confiável.
Do meio para o final do livro não é possível saber se tudo não passa de histeria da narradora ou se realmente aconteceu, o que para mim só deixa tudo melhor.
Mas confesso que o final ficou um pouco aberto e eu gostaria de saber como certeza o destino das personagens.
comentários(0)comente



Vini 24/10/2023

Eu preciso parar com essa ideia de me sentir mal quando não gosto de um clássico. Mas é que a leitura realmente não me cativou, fico triste pois queria ter gostado.
comentários(0)comente



taisbellini 24/10/2023

Decepcionante e prolixa
A experiência que a TAG trouxe do livro foi melhor que a leitura em si. Fiquei empolgada pra ler com o prefácio do kit, e já estava até rançosa com os demais taggers pela nota baixa e pelos comentários. Mas no fim, concordo com os comentários de que é um livro prolixo (isso que é bem curtinho!), com um exagero de adjetivos, especialmente às crianças. A história não chega a ser ?assustadora? para o leitor, apenas descreve o medo da governanta e da Sra. Grose. Tampouco, a narrativa prende o leitor, sendo fácil largar o livro ao fim de cada curto capítulo.
Ainda assim, achei uma excelente escolha para o kit, um gênero diferente, um autor consagrado (mesmo que não neste gênero), aprecio ser exposta a diversos tipos de literatura, por mais que a leitura em si não seja a mais prazerosa de todas. Também adorei o brinde do kit (uma coletânea de contos de terror de escritores latino-americanos) vamos ver se os contos de terror da América Latina são melhores que o texto de Henry James.
comentários(0)comente



Ed_1 24/10/2023

Leitura pesarosa
Este livro não funcionou para mim. É até decepcionante, já que é um clássico e estimado.
A leitura não é difícil, apesar de ser do século XIX, ter muitas inversões sintáticas e léxico peculiar.
O problema é que a história não engrena a partir da primeira aparição. Segue-se muitos questionamentos e relações entre babá, criados e crianças que não fui capaz de me envolver ou interpretar.
Foi uma leitura bem pesarosa.
comentários(0)comente



Ilmar 24/10/2023

Quando abri a caixa da TAG e vi que esse era o livro de Outubro nem imaginam a felicidade minha. Já estava de olho pra ler esse desde que saiu a série da Netflix, além de ser um autor muito comentado nos clássicos de terror, que nem a Shirley Jackson.
Já me preparando pra esse terror "clássico", acabei aproveitando melhor a experiência. Mas admito também me entedieu rápido. Dei graças por ser um livro curto. Tipo, dava pra resolver tudo só fazendo perguntas mais diretas.
comentários(0)comente



Livia M. 23/10/2023

Ambiguidade
Ah! Essa tal ambiguidade.
No começo eu não estava entendendo nada,
e no fim parecia que eu estava no começo.
Quanto mais apertado o parafuso mais confuso.
Leitura difícil haja vista uma escrita do século XIX.
Fui e voltei, entendi e desentendi.
O importante é que pela primeira vez Henry James eu li.
Mortos ou vivos?
Espíritos ou alucinações?
Realidade ou esquizofrenia?
Use sua imaginação
Se focar só em entender
É de pirar o cabeção
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Josana.Baltazar 21/10/2023

Realmente impressionante, li de um fôlego so, não sou fã do tema, esse é um dos motivos que gosto da assinatura que proporciona a leitura de livros indicados por curadores, excelente a história, os personagens e o suspense mantido até o final
comentários(0)comente



Ramon 19/10/2023

Tormento.
Eu estava gostando da construção do clímax até mais ou menos o décimo capítulo, depois disso a leitura se tornou atormentadora. Até que gostei do final mas não achei muito conclusivo sobre as expectativas colocadas, acabou que pouco me importei se os fantasmas eram reais ou particulares da personagem... No fim todos nós temos nossos próprios fantasmas de qualquer maneira. A personagem narradora me pareceu um tanto quanto egocêntrica e mimada em algumas passagens.
comentários(0)comente



767 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR