Os inocentes

Os inocentes Henry James




Resenhas - A Volta do Parafuso


767 encontrados | exibindo 481 a 496
33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 |


Letícia 03/07/2021

Publicada em 1898, A Outra Volta do Parafuso é uma das novelas mais populares de Henry James. Esta, aparentemente típica, "história de fantasmas" nos é apresentada como uma confidência: aqui temos acesso a um manuscrito guardado por quarenta anos cuja autora já está morta.

A narradora-personagem não é nomeada e sobre ela sabemos muito pouco, apenas que era a filha mais moça de um pároco pobre do interior da Inglaterra e que, ao vinte anos, foi contratada para ser a preceptora dos órfãs Flora e Miles pelo seu tio e tutor. O ofício, bem remunerado, incluía, porém, a excêntrica condição de que a governanta nunca importunasse o empregador.

Após chegar ao local de trabalho, uma residência em Bly, nos arredores de Londres, a jovem começa a ver aparições. Tendo como confidente a caseira, Sra. Grose, ela descobre se tratar de dois antigos funcionários, ambos falecidos, que supostamente mantinham um relacionamento. Logo observamos se formar em sua mente a certeza de que as assombrações desejam corromper seus pupilos.

Narrado em primeira pessoa e, portanto, restrito a um único ponto de vista, o livro é repleto de ambiguidade e estranheza. Apesar da falta de provas de que alguém além dela mesma veja algo, a governanta crê piamente no dever de proteger as belas e inocentes crianças. Em sua aspiração de se sacrificar como mártir, ela revela também o anseio de cair nas boas graças do patrão, por quem nutre um interesse romântico.

Ao longo de uma leitura envolvente que desemboca em um desfecho de tirar o fôlego, mas igualmente dúbio, A Outra Volta do Parafuso levanta algumas questões interessantes. Parte delas diz respeito às diferenças de condição social entre a governanta e as crianças, enquanto outra se refere à repressão sexual de uma jovem conservadora no fim da era vitoriana.

Mas talvez o intuito principal do autor, sob influência do irmão psicólogo, tenha sido mostrar que um relato sobre fantasmas não pode ser separado das crenças e da personalidade de quem o narra. E essa é a maior graça do livro! Não há respostas certas, o leitor pode somente especular sobre os mistérios de Bly.

site: https://www.instagram.com/pulsaoliteraria/
comentários(0)comente



escrivadocaos 24/06/2021

Gostosinho
Achei bem gostosinho. Podia ser mais extenso, tinha pano para manga, espaço para enredo. O fim súbito foi legal por ser súbito, mas não por ser fim... Queria mais :(
comentários(0)comente



Elis 13/06/2021

Intrigante novela sobrenatural
Uma preceptora jovem que vai até uma mansão em local isolado para cuidar de duas crianças fora do padrão. Um tio excêntrico e ausente. Junte a isso tudo algumas aparições inexplicáveis.

A história é fluida, rápida e até certo ponto cativante. Deixa margem para muitas interpretações criando mais dúvidas que esclarecimentos. Acho que por essa razão é boa e teve tantas adaptações. Vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Conceição 11/06/2021

Leitura pomposa
Ao ler dá pra sentir o nível do escritor Henry James.
Na maioria das vezes tiver ler e reler os capítulos para entender o que se passava e por muitas vezes se tornou cansativo ler, mas foi uma leitura envolvente e o mais importante de tudo uma honra ler o livro de um escritor tão ilustre.
Ler o livro que deu origem a série que já havia assistindo cujo o nome A maldição da mansão Bly foi muito interessante porque detalhou mais sobre a vida de Miles e Flora na mansão e como tudo terminou mais triste que na série.
comentários(0)comente



Vini 31/05/2021

Fiquei confuso!
Não sei se foi ressaca literárias mas eu não consegui ler com o mesmo ímpeto que li Frankenstein, a história pretensiosa em sua descrição não conseguiu me prender fixamente. Consegui ler tudo mas não terminei com um ar satisfatório.
comentários(0)comente



Lore 27/05/2021

Subjetivo
Senti como se o livro fosse um esqueleto de um script que deixa a obra aberta a interpretações e suposições. Acredito inclusive que seja essa característica da obra que torne a adaptação de Flannagan para a netflix tão incrível.

Clássicos são clássicos, mas uma das percepções mais admiráveis dos clássicos é a possibilidade de alterações para que esse mantenha sua identidade atemporal.
comentários(0)comente



Maila15 26/05/2021

Os outros
A volta do parafuso: Começa com um grupo de pessoas que estão reunidas ao redor da lareira, contando histórias sobre assombrações, na véspera de natal. O Douglas diz que tem uma história pavorosa e ninguém além dele ouviu essa história antes.

? Em puro terror? ? lembro-me de perguntar.
? Em horror... horrendo!
? Ah, que maravilha! ? exclamou uma das senhoras.
Douglas não lhe deu atenção. Olhou para mim, mas era como se, em vez de me ver, estivesse encarando a criatura sobre a qual falava.
? Em feiura sobrenatural, horror
e tormento.
? Bem ? disse eu ?, então trate de se sentar e conte tudo!

Então a partir daí a história começa pra valer: Uma mulher é contratada, para cuidar dos irmãos órfãos, Flora e Miles em uma enorme mansão, ela fica encantada com as crianças, mas começa a ver fantasmas de pessoas que moraram lá antes, sente que há algo errado com o comportamento das crianças.
comentários(0)comente



OToloDeAmarelo 19/05/2021

Perfeito
Publicado em 1898, este clássico do terror conta a história de uma governanta que é contratada para cuidar de duas crianças em uma grande casa inglesa. Até que ela ela descobre que a casa é frequentada por fantasmas. O suspense aumenta: ela começa a desconfiar que as crianças, de uma beleza mais que terrena e bondade absolutamente incomum, não só enxergam esses espíritos, como também convivem com eles.

Soberba obra de Henry James com uma atmosfera sombria e lúgubre que cobre toda a extensão da trama. Os alternados momentos de horror são muito bem intercalados, dando espaço pro leitor recuperar-se do Espanto enquanto analisa as hipóteses que os personagens sustentam para tais assombros. Aliás, é louvável a maneira como Henry retrata seus personagens de maneira tão delicada e com uma eficiência que permite que o leitor visualize suas vivências de maneira consciente.

Não vejo nenhum defeito na obra. É simplesmente uma comprovada obra prima do horror que merece todo elogio que lhe é dirigido. Impecável em todos os seus aspectos, com uma trama envolvente e assombrações medonhas à espreita. Sem dúvida um obrigatório para os fãs do fantástico e do horror!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Elô 15/05/2021

O primeiro ponto que é necessário levantar é que o livro é um clássico. Ele não foi escrito ontem, então a leitura mais lenta era esperada.
Amei que o livro não deixa claro se tudo foi alucinações da governanta ou realmente os irmãos estavam sendo assombrados pelo casal que antecedeu sua então cuidadora. O terror é psicológico e não sei se realmente passa por terror, em nenhum momento senti medo - mas passei a leitura toda tensa. E O FINAL???? Eu tenho pelo menos umas três teorias diferentes do que pode ter acontecido.
Recomendo demais a leitura, mas lembrando que a leitura é lenta e que ele não é o roteiro da série da netflix (eu achei que pudesse ser kk)
comentários(0)comente



Dani Carrara 10/05/2021

Clássico da literatura gótica. Adorei a forma ambígua na qual henry james cria a história, fazendo com que as vezes nos acreditamos na babá e as vezes, faz dela uma completa louca ...
comentários(0)comente



Dalva Miris 09/05/2021

É bom
Peguei esse livro pensando que iria sentir muito medo, mas não foi bem isso. Ele está na minha lista dede o ano passado e como decidir reiniciar o projeto: Lendo Clássicos, decidir comecar com ele. A história começa bem, me senti envolvida e querendo desvendar os mistérios que iam acontecendo, é uma boa história, mas não é um livro de dar medo. Se você é medrosa(o) como eu e quer começar a ler livros de terror, indico esse, pois ele é bem leve. Se quer algo mais pesado essa leitura não é pra você.
comentários(0)comente



Lilian.Cava 26/04/2021

Mais que eu esperava!
Confesso que o que me motivava a ler esse livro era descobrir as diferenças entre ele a a adaptação da série da Netflix.

Fiquei feliz em encontrar diversas semelhanças, como personagens e ambientação, mas também por ser outra pegada. Um terror mais subjetivo e até psicológico bastante característico de livros clássicos.

Essa edição da Penguin trás um posfácio incrível que ajuda muito a compreender todas as nuances da história.
comentários(0)comente



Lucas.Santos 21/04/2021

Eu lembro de ter gostado mais desse livro na primeira leitura. Acho a história muito boa e a construção é incrível. As desconfianças que vão surgindo em relação à governanta aparecem nos momentos certos. Apesar disso é uma leitura bem cansativa. A construção da narrativa é feita de uma forma muito específica, que eu admiro o James por ter criado, mas torna quase impossível relaxar durante a leitura, o que muitas vezes é o que quero com um livro.
comentários(0)comente



Maju Deolindo 20/04/2021

A volta do parafuso
Eu tive interesse de ler esse livro porque eu amei a série da Netflix A maldição da mansão bly que é baseada. Mas fica um alerta o livro não é uma história de fantasmas mas sim sobre consequências psicológicas. Tá longe de ser um favorito mas valeu a experiência.
comentários(0)comente



767 encontrados | exibindo 481 a 496
33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 |