Tico Menezes 04/10/2022
A educação é transformadora!
Se já não foi recomendado, o faço aqui: Esse livro deve ser parte do material escolar do Ensino Médio brasileiro. Ao menos para que se iniciem debates saudáveis sobre os rumo da educação no país.
O carisma dos personagens e da ambientação são o grande trunfo (e maior mérito) do autor. O convite à reflexões progressistas, a destabulização de alguns temas, o fomento às artes, a apreciação do natural e a valorização do conhecimento são o que aproxima o leitor das aulas do Professor Alu. Suas andanças pela cidade e as transformações que vê aqui e ali através da educação são empolgantes. Para um educador é emocionante.
O autor entende a essência da educação acessível e o estímulo do pensamento independente e construtivo. O livro é para o leitor um baita incentivo a se aprimorar.
Porém, a estrela faltante ali em cima diz respeito à condução da trama. Quando o drama pessoal de Alu começa a se aprofundar, a narrativa se perde. As reflexões dão lugar a interações rápidas e nada importantes, não há desenvolvimento dos sentimentos do professor e as possibilidades da loteria são apenas pinceladas. Isso não tira mérito algum do livro, mas torna o ritmo vacilante e as últimas páginas um tanto maçantes de se encarar.
É um livro importante que deve ser recomendado e trabalhado em escolas. Da minha parte, farei o melhor para que os ensinamentos enriquecedores de Alu sejam passados para frente.