Contos Definitivos

Contos Definitivos Machado de Assis




Resenhas - Contos Definitivos


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Lucca 05/05/2022

Indispensável
Machado de Assis é um autor que eu tinha uma grande relutância, ou talvez uma birra por memórias ruins na escola com relação a leitura obrigatória, mas felizmente resolvi dar outra chance agora que tenho uma certa maturidade que me levou a querer ler esse livro. Eis a conclusão que eu cheguei: É meu autor favorito. E eu pretendo destrinchar esse livro, mas sem spoiler algum. Esse conjunto de contos apresenta a obra como um todo do Machado, seu texto prende facilmente o leitor, por abordar temas que nós relacionamos com nossa realidade atual, mas o Machado consegue ir além, falando sobre a psiquê humana de um jeito que só ele sabe.
Em a cartomante, vemos a clara ironização com a cartomancia, além de ter momentos patéticos e irônicos com a insensatez dos personagens.
Em um homem célebre, vemos a questão do perfeccionismo e também podemos ver a questão da comparação sem sentido que as vezes nós fazemos de nós mesmos com outras pessoas.
Em o espelho, que é um dos meus contos favoritos, vemos um homem que se depara com um espelho em um momento de desespero, onde vai abordar o vazio do ser humano e como ele se prende a coisas materiais.
Teoria do medalhão, que é meu favorito, é o conto mais irônico de todos, o que resume muito bem o que Machado de Assis gostava de escrever, é uma história de um pai conversando com o filho e dando conselhos de como ser notado dentro da sociedade.
Tem mais contos ainda que eu poderia falar, mas isso seria cansativo e eu temo estar já sendo um trabalho hercúleo para quem chegou até aqui vendo uma síntese do que eu entendi de cada conto.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Ana Paula Paim 27/02/2018minha estante
O conto é um dos meus favoritos. Machado nos mobiliza com sutileza a considerar que nossas verdades e julgamentos não são irrevogáveis e definitivos, afinal tudo tem dois lados. O texto também é muito atual (apesar do vocabulário) e divertido. E viva Machado!! Continue as leituras. Abraços,



Grace 01/03/2018minha estante
OK




spoiler visualizar
Grace 01/03/2018minha estante
OK




spoiler visualizar
Grace 25/02/2018minha estante
ok




spoiler visualizar
comentários(0)comente

Ana Paula Paim 27/02/2018minha estante
O conto é um dos meus favoritos. Machado nos mobiliza com sutileza a considerar que nossas verdades e julgamentos não são irrevogáveis e definitivos, afinal tudo tem dois lados. O texto também é muito atual (apesar do vocabulário) e divertido. E viva Machado!! Continue as leituras. Abraços,



Grace 01/03/2018minha estante
OK




spoiler visualizar
Grace 01/03/2018minha estante
OK




spoiler visualizar
Grace 20/03/2018minha estante
ok




Cecilia.Rego 15/02/2018

O Alienista 2°J
Simão Bacamarte, um médico, o qual teve sua formação na Europa decide entregar-se de corpo e alma na área da psiquiatria no Brasil, em sua terra de origem a vila de Itaguaí localizada no Rio de Janeiro com foco exclusivo no ramo científico, o que influencia diretamente em suas escolhas pessoais e profissionais, a exemplo da escolha de sua esposa Dona Evarista, cuja aparência não era tão agradável ajudando assim a não se distrair com outros pensamentos sem ser pautado no estudo, auxiliado por um boticário, seu cúmplice. Seu feito concreto foi a implantação do hospício, nomeado Casa Verde, um lugar propício ao recrutamento de alienados com particularidades a serem analisadas: tendências, hereditariedade, acidentes ou outras patologias, fenômenos os quais instigava o doutor a se aprofundar no estudo das moléstias cerebrais visando qualificar o equilíbrio da faculdade racional. Com a percepção da grande maioria da população Itaguaiense ter uma mania acaba por serem recolhidos a casa de orates. Insatisfeito com essa situação, o barbeiro Porfírio decide revolucionar a existência "desnecessária" do hospício e então tem início a sublevação dos Canjicas, causando uma reviravolta na narrativa, evidenciando o pensamento Machadiano da ausência de moral ser inato ao homem aproveitando para uma crítica ao avanço científico no século XIX, garantido um final surpreendente.
O poder de um conhecimento abrangente adquirido pelo doutor foi uma "arma"que gerou diagnósticos sem antes se autoavaliar fugindo dos valores éticos que indubitavelmente devem ser conservados nas relações de garantia de direitos e deveres.

Escola SESI
Aluna: Cecília Rêgo - 2°J;
Professores: Grace Cristiane e Júlio César - Área do conhecimento: Linguagens.
Grace 01/03/2018minha estante
OK




Maria Fernanda Da Silva Ferreira 15/02/2018

O alienista
O livro retrata sobre o médico Dr. Simão Bacamarte, o maior médico do Brasil, Portugal e da Espanha. Aos quarenta anos casou-se com D. Evarista da Costa e Mascarenha.
Voltando ao Brasil, ele se entrega totalmente aos estudos da medicina tendo assim uma ideia de fazer descobertas sobre os loucos da cidade de Itaguaí, construindo a casa verde (nome do hospício) para estudar sobre as pessoas que tinham doença mental. Sendo assim, começou a dividir inicialmente duas classes principais: Os Furiosos e Os Mansos.
Algumas pessoas começaram a falar de como os suspeitos de doença metal eram tratados na casa verde, fazendo com que a população ficasse revoltada tentando intervir no processo de D. Bacamarte com a criação de leis, com o final surpreendente do resultado dessa história toda.
Grace 06/04/2018minha estante
OK




spoiler visualizar
Grace 13/03/2018minha estante
ok




spoiler visualizar
Grace 20/03/2018minha estante
OK




Gabriela.Nascimento 15/02/2018

O Alienista
O conto "O Alienista" escrito por Machado de Assis apresenta diversas características pontuando tais como a análise psicológica e a crítica social. Assis, usa em questão nesse conto as fronteiras entre o que é normal e o que é anormal através de um médico.Após ganhar reconhecimento em sua carreira na Europa e no Brasil, Dr. Simão Bacamarte retorna à sua terra-natal, Itaguaí, para se dedicar ainda mais a sua profissão. Tempos depois casa-se com a viúva D. Evarista, escolhida não pela sua beleza exterior, mas por sua perfeita saúde, para gerar seus desejados filhos.
Se aprofundando nos estudos, certo dia constrói o manicômio chamado "Casa Verde" para abrigar os loucos diagnosticados por ele, mas momentos depois ele começa internar quase todos da população, enxergando loucura em todos.Com a continuação das internações, a cidade fica alarmante e achando a volta da esposa de sua viagem ao Rio ser a grande solução. Porém, mesmo após ela retornar à cidade o Dr. Bacamarte continuou agindo da mesma forma.
Haverão protestos contra conduta do Dr. e notícias se espalharão sobre o descobrimento que o alienista pediu para não receber mais pelos internos e aos poucos todos são liberados.
Voltam a ter na Casa Verde internações, mas ele acaba percebendo que entre todos, ele era o único perfeito e se tranca sozinho no próprio manicômio para o resto de sua vida.

Entregue: 15/02

Gabriela nascimento

Série turma: 2° J
Grace 20/03/2018minha estante
ok




Guedes 15/02/2018

O Alienista
Machado de Assis relata sobre as faculdades mentais e a fragilidade do conceito de ?loucura?, onde neste conto relata sobre o Dr. Simão Bacamarte que retorna à sua terra-natal, Itaguaí, após conquistar respeito em sua carreira de médico na Europa, Brasil e Portugal. Com um tempo na cidade casa-se com D. Evarista, que não era nem bonita nem simpática, escolheu julgando que a própria era capaz de lhe gerar bons filhos, o que acaba não acontecendo.
Dr. Bacamarte resolve se dedicar aos estudos da psiquiatria e constrói na cidade um manicômio chamado Casa Verde para abrigar todos os loucos da cidade e região. No começo os internos eram realmente casos de loucura e as internações eram aceitas pela sociedade, porém em certo momento Dr. Bacamarte passou a enxergar loucura em todos e a internar pessoas que causavam espanto. Muitos personagens são internados pelo alienista, até sua mulher D. Evarista após passar uma noite sem dormir por não conseguir decidir que roupa usaria numa festa.
Com o tempo, a cidade vai adquirindo um clima cada vez mais tenso e o barbeiro Porfírio, que a muito almejava ingressar na carreira política, resolve armar um protesto. Porfírio, no entanto, movido por sua ambição de chegar ao poder, consegue armar a Revolta dos Canjicas (o barbeiro era conhecido por ?Canjica?).
Enfim, depois de tantas confusões e internar pessoas que não deveriam estar no manicômio e sim nas suas funções diárias vivendo a sua vida normalmente, Dr. Simão Bacamarte percebe que sua teoria está errada e acaba tomando uma decisão inesperada.
Grace 01/03/2018minha estante
OK




Raquel.Santana 16/02/2018

O Alienista - 2° Ano Turma J Aluna: Raquel Santana
O livro "O alienista" gira em torno das atitudes precipitadas e insanas de Simão Bacamarte, um médico muito reconhecido e respeitado que passou a se dedicar cada vez mais pelo estudo da psiquiatria, com o intuito de encontrar uma cura universal para a loucura humana. Porém sua obsessão pelos estudos e sua inflexibilidade, faz com que ele coloque os princípios científicos a cima das vontades, das emoções e dos sentimentos dos outros. A narrativa nos mostra temas como práticas egoístas, injustiça, insensibilidade, entre outros que podem ser vistos durante a leitura do livro. De certa forma, ao mesmo tempo que Machado de Assis critica o modo como a sociedade estabelecia costumes conservadores e egocêntricos, ele nos mostra algo que ainda acontece nos tempos de hoje e como as pessoas ainda impõem certos valores de modo que julgam umas às outras sem ao menos olharem para si mesmas. "O Alienista" é uma história bastante intrigante e mesmo que seja uma leitura um pouco complicada por ter palavras difíceis ou partes em que eu demorei pra entender, ainda é um livro muito interessante por ser cheio de reviravoltas e por ter um final surpreendente.




Estudante: Raquel Santana
2° Ano Turma J
Professora: Grace Cristiane
Grace 01/03/2018minha estante
OK




spoiler visualizar
Grace 01/03/2018minha estante
OK




23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR