Maldita Guerra

Maldita Guerra Francisco Doratioto




Resenhas - Maldita Guerra


11 encontrados | exibindo 1 a 11


smleo08 08/09/2024

Sobre Maldita Guerra
Uma das melhores historiografias sobre a Guerra do Paraguai e a figura ditatorial e cruel de Solano Lopez.
comentários(0)comente



Vinícius 13/08/2024

Uma referência
Alguns livros são referências em sua área, Maldita Guerra talvez se constitua, e não a toa, na maior referência quando se trata da historiografia sobre a Guerra do Paraguai.
Com o uso rigoroso de fontes e análises sobre os países atuantes na guerra, bem como as questões de política externa a envolverem, o autor nos proporciona uma obra de fôlego e peso sobre o tema, a qual nos permite ter uma visão ampla sobre diversos aspectos da guerra.
Sua análise parte desde as disputas do período colonial entre poetugueses e espanhóis, até o período posterior ao conflito e as consequências da guerra nos países envolvidos.
Temo porém, que ao tentar rebater a crítica dos revisionistas da guerra, e outras análises mais condescendentes a López, o autor caia em certa demonização do ditador paraguaio, que de fato era uma figura execrável, assim como toma uma postura mais complacente quanto ao papel do Brasil no conflito.
comentários(0)comente



Paula 04/01/2023

Uma importante narrativa histórica
O livro abordou pontos importantes sobre o conflito. A narrativa simples relata os motivos de envolvimento na guerra dos países participantes.
comentários(0)comente



MateusCantele 30/12/2022

Riqueza de detalhes.
Precisei desse livro para a pesquisa de meu próximo romance e fui atropelado por uma riqueza de informação e rigor histórico de encherem os olhos do históriador que vos fala. Pude ver com detalhes os documentos, relatos e narrativas da guerra do paraguai. Uma guerra sangrenta e repleta de erros, mas que mostrou a valentia dos povos que lutaram nela. Um excelente livro!
comentários(0)comente



Bruno.Vieira 12/06/2022

Um dos melhores livros que já li
Explica com diversas fontes os acontecimentos, trazendo controvérsias, derrubando revisionistas e traz a história nua e crua de todo o conflito, bem como seus antecedentes e suas consequências. Leitura essencial para quem gosta de História do Brasil.
comentários(0)comente



Fabio Henrique 16/02/2017

Pesquisa de alta qualidade, mas faltou uma escrita mais envolvente e menos cansativa
O livro claramente é fruto de muito trabalho e dedicação. Isso fica nítido no volume de informações e na riqueza de detalhes. Para quem pretende pesquisar algo nessa linha, é um prato cheio. Porém, esse mesmo nível de detalhamento pode tornar a leitura bem cansativa. Pelo menos foi assim que me senti, "pulando" vários trechos em que a descrição rigorosa proposta pelo autor se transformava em uma leitura tediosa.
comentários(0)comente



Daniel432 30/04/2016

Guerra Completa e Detalhada
Este é certamente o livro mais completo e detalhado que já li sobre a Guerra do Paraguai, mas como não sou historiador pode ser que haja outros mais completos.

O autor apresenta de forma clara e bastante detalhada todas as fases da Guera do Paraguai, começando pelas disputas brasileiro-argentinas na República Oriental (Uruguai), passando pela invasão do Mato Grosso pelas tropas de Solano Lopes e pelas principais batalhas, finalizando com a perseguição no interior do Paraguai até a morte de Solano Lopes.

Agora, se você não tiver paciência para ler as 485 páginas, leia somente as 15 últimas páginas que, certamente, aprenderá mais sobre a Guerra do Paraguai do que aprendeu nas aulas de História.

comentários(0)comente



Daniel 18/05/2014

Nova análise da história e significação da Guerra do Paraguai
O livro é uma leitura super interessante sobre o maior e mais importante conflito da América do Sul. Uma guerra longa, custosa e estúpida que definiu decisivamente o destino de todos os paises envolvidos levando à realização do projeto centralista argentino, {a queda da monarquia brasileira e à mais absoluta devastação do Paraguai. Entretanto, ele supera a leitura mistificadora tradicional que coloca a Inglaterra como a insufladora do conflito (na verdade, ela era a maior interessada na industrialização dos países da região, já que vendia parques industriais) e revê o papel do ditador Solano López que levou o pais à guerra contra os vizinhos muito mais poderosos e criou uma situação insustentável negando-se a qualquer coisa que não fosse a aniquilação do próprio povo. Ironicamente, quando o pais se viu envolvido em uma nova guerra (agora contra a Bolívia) a única figura heroica da qual se podia lançar mão para animal a opinião pública era o mesmo homem que levou o pais ao desastre no século anterior.

Resenha da contracapa:
Com sólida base documental e metodológica, o autor, Francisco Doratioto, desmonta mitos sobre a Guerra do Paraguai e faz revelações surpreendentes sobre este marco da história de brasileiros, paraguaios, uruguaios e argentinos. O autor explica o início do conflito através do processo histórico regional, rejeitando a interpretação de que o imperialismo inglês seria o responsável pelo desencadear da luta. A obra relata o duro cotidiano das tropas aliadas e mostra a dinâmica da guerra, reavaliando a atuação de chefes militares como Mitre, Tamandaré e Caxias. As principais batalhas são contextualizadas de forma didática em mais de 20 mapas, enquanto personagens e situações encontram-se representados num conjunto de ilustrações e fotografias.
comentários(0)comente



Leo 05/02/2012

Relato bem preciso e acadêmico...
...da Guerra do Paraguai. Ótimo livro para saber com mais profundidade sobre um dos maiores eventos da nossa história...e com a vantagem de que esta versão não possui "tendencias ideológicas" como algumas anteriores. Me admira até que ainda não tenha rolado um patrulhamentozinho básico em cima do livro.
comentários(0)comente



Alexandre 25/01/2012

Essencial
Excelente relato da Guerra do Paraguai. Doratioto desfaz diversos mitos sobre tão horrível conflito. Leitura essencial para todos os brasileiros.
comentários(0)comente



Evanir 16/07/2011

Obra definitiva sobre a Guerra do Paraguai. O autor desfaz mitos, surgidos, em sua maioria, por revisionismos de inspiração marxista surgidos nas décadas de 1960/1970. Pesquisa exaustiva feita em fontes primárias confere ao livro a importância que merece. Teses não comprovadas em documentação são demonstradas em suas diversas versões. Não dá para enterder esta guerra sem a leitura deste livro.
comentários(0)comente



11 encontrados | exibindo 1 a 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR