A cara da mãe

A cara da mãe Livia Garcia-Roza




Resenhas - A Cara da Mãe


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Karamaru 23/12/2023

PEQUENOS DRAMAS FAMILIARES
Publicada pela Companhia das Letras em 2007, “A cara da mãe” é uma coletânea de dezenove contos breves escritos pela escritora e psicanalista Livia Garcia-Roza. A obra expõe e sintetiza, de forma bastante eficiente e mordaz, pequenos dramas da vida doméstica de grande parte das famílias brasileiras.
.
Praticamente todas as narrativas desse compilado apresentam famílias disfuncionais, o que já é uma marca da autora. As personagens centrais na maioria dos contos são crianças ou mulheres. Estas, inclusive, normalmente são vítimas de neuroses cujas raízes parecem estar justamente na disfuncionalidade das famílias às quais pertencem.
.
Algumas dessas mulheres são histéricas e chegam à beira de situações absurdas, como se constata em contos, como “Mutismo” e “Conversa”. Outros contos chegam a ser perturbadores e tensos, como “Kelly” e “O pai do Pedrinho”. É inegável que a autora sabe tocar em pontos sensíveis presentes nos entrechoques dos afetos familiares.
.
Talvez um ponto negativo seja justamente o perfil assemelhado de muitas personagens, sobretudo as femininas – às vezes, parecia-nos que diferentes contos apresentavam a mesma personagem. De todo modo, há nesse livro um painel muito variegado da vida doméstica comum, e Livia conseguiu, mais uma vez, reunir tragédia e comédia com um equilíbrio tal a ponto de conferir a seu texto uma estranha leveza.
.
Leitura e microrresenha feitas em parceria com Carlos (IG: @o_alfarrabista).
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR