Manu 29/07/2024
Misturando vida e morte
É estranho eu começar dizendo que esse livro foi uma delícia de se ler? Sendo que o personagem morre ?(Isso não é spoiler tá bom? Está no título ?) Mas enfim, meu primeiro contato com a escrita do Jorge Amado e MINHA NOSSAAA, que escrita engraçada, envolvente, gostosa de se ler e que foi fácil se colocar no ambiente que ele nos leva e narra. Eu já estou sonhando e fazendo planos de ir pra Salvador só para poder fazer uma rota com os lugares que ele cita ao longo do livro!
Em ?A morte e a morte de Quincas Berro Dágua?, você vai encontrar de tudo um pouco, um personagem que mesmo morto impacta toda a trama, que mesmo morto consegue de uma forma ?mística? fazer com que seus desejos fossem realizados e que não abaixou a cabeça para a família que tanto o relegou e desprezou. Além disso, achei muito simbólico a forma como o autor traz a questão das diversas mortes do personagem, pois como ele bem disse ?Quincas primeiro morreu moralmente para sua família e depois fisicamente? e como ele foi certeiro ao definir como uma ?morte moral?, realmente, a família dele ?matou? ele quando não respeitaram e acolheram seus anseios e fingiu que ele estava morto, por uma vergonha descabida, por Quincas não atender e seguir as ?normas e os padrões? esperados, como se ele fosse uma vergonha para a família. E ao retratar a morte física a gente percebe o quanto mesmo depois de morto, sua família só se preocupava com as aparências, com o que a sociedade iria pensar deles, é um show de horrores. E indo de encontro com a visão da família, surge os amigos de Quincas, aqueles que os familiares do morto mais desprezam, mas, são justamente eles que mais respeitam Quincas. São seus amigos que na sua ?simplicidade? vão fazendo do momento de dor e perda um ato de companheirismo.
Mesmo que por vezes parece que o autor está delirando, a história faz muito sentido. Jorge Amado eu entendi o que você estava fazendo? e achei um máximo! Realmente é algo místico, ao mesmo tempo engraçado e acredito que tudo isso nos possibilita enxergar a história com outros olhos, um em que tudo pode acontecer, até mesmo um morto sair de seu leito e ir desaguar em um oceano ??
Ps: sou fã dos amigos bebados do Quincas, tudo doido, amo !
Ps2: queria uma sessão de 5min de porr4daria entre os amigos e os familiares dele kkkkkkkk
Ps3: Jorge Amado escreveu esta obra em - simplesmente - duas semanas ?