A Morte e a Morte de Quincas Berro D

A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água Jorge Amado




Resenhas - A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua


831 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Lucy 18/11/2024

Quincas Berro d'Água e Seus Babados
Jorge Amado, o mestre da Bahia, nos presenteia com mais uma pérola literária: "A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água". E que história danada é essa! Quincas, um cara de vida pacata, resolve dar um basta na rotina e se transformar num verdadeiro furacão.
A Bahia fervilha na narrativa, com seus personagens excêntricos e suas histórias picantes. E as mulheres? Ah, as mulheres! Um time de feras, cada uma com sua personalidade marcante. Tem a mulher do Quincas, sofrendo feito barata tosca, mas com um quê de ironia nos olhos. Tem as prostitutas, espertas e sagazes, que dão um show de autoestima e sagacidade. E tem outras tantas, cada qual com sua história e seus dramas, mas todas com um quê de irreverência.
Amado, com seu humor ácido e sua prosa envolvente, pinta um quadro vibrante da vida baiana. A morte? Mais uma personagem nesse grande circo! E Quincas, com sua irreverência, nos mostra que a vida é pra ser vivida intensamente, com todos os seus prazeres e perrengues.
O que mais curti:
* O humor ácido: Amado não tem papas na língua e faz piada com tudo e com todos, inclusive com a própria morte.
* A Bahia pulsante: A cidade é uma personagem à parte, com seus costumes, sua gente e suas histórias.
* As mulheres, uai: Cada uma é um show à parte, com suas manias, seus dramas e suas alegrias.
Pra quem recomendo:
* Quem gosta de uma boa história, com personagens divertidos e situações inusitadas.
* Quem quer dar boas risadas e se divertir com a cultura baiana.
* Quem curte uma prosa mais leve e descontraída.
Em resumo:
"A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água" é uma festa literária, com direito a música, dança, bebida e muita farra. Amado nos convida a celebrar a vida, a rir dos nossos próprios dramas e a aproveitar cada segundo.
#JorgeAmado #LiteraturaBrasileira #Bahia #QuincasBerroDAgua #Humor #FestaLiteraria
E aí, bora dar uma chance pra esse livro e se divertir um montão?
* Gostaria de saber mais sobre algum personagem em específico?
* Quer saber minha opinião sobre a adaptação para o cinema?
* Vamos discutir sobre a obra de Jorge Amado?
comentários(0)comente



Naty l @so.maisumcapitulo_ 15/11/2024

Divertido
Foi a primeira história que li do autor e achei a escrita bem fácil. É uma história engraçada mas que traz algumas críticas da sociedade de forma leve e gostosa de ler.
comentários(0)comente



Claudiafazoli 15/11/2024

Carpe diem
História deliciosa de ler! Simples e engraçado!

O que levo desse livro: a loucura de um é a sanidade de outro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



laetitiatkk 04/11/2024

É Jorge Amado ?
Traduzida para mais de vinte idiomas, essa novelinha de cento e vinte páginas foi escrita em UMA SEMANA apenas e o divo fez história assim.

Tudo nesse livro é maravilhoso! A maneira como o narrador conta a história é muito encantadora e divertida. Ele vive soltando farpas e se assemelha um tanto às cantigas de maldizer e de escárnio, se posso comparar. Pode até não ter sido a intenção do querido, mas, para mim, o autor toca em tabus e faz críticas, e de maneira tão desenvolta que tudo parece uma grande fofoca.
Essa edição da Companhia ficou maravilhosa, contando com o posfácio que entrega tudo e mais! Traz pinturas, páginas iniciais da obra original, as diferentes capas em diversos outros idiomas, como árabe, chinês e até mesmo grego!

Esse livro é uma novelinha curta, cheia de sutilezas; é empolgante, deixa o leitor relaxado, conectado e completamente obcecado pela morte e pela morte de Quincas Berro D?Água.

?? ?Se um homem teve duas vidas tão contrastadas, nada mais justo que tenha também duas mortes?
comentários(0)comente



Brenda.Pita 02/11/2024

A Morte e a Morte de Quincas Berro D'Água
O livro é uma crítica humorada ao elitismo, foi bem divertido de ler e imersivo, gostei de reconhecer os elementos referentes a salvador e me identificar com eles.
comentários(0)comente



Jpmalcher 30/10/2024

"O cachaceiro-mor de Salvador, o filósofo esfarrapado da rampa do Mercado, o senador das gafieiras, Quincas Berro Dágua, o vagabundo por excelência, eis como o tratavam nos jornais, onde por vezes sua sórdida fotografia era estampada."

"Velho marinheiro sem barco e sem mar, desmoralizado em terra, mas não por culpa sua. Porque para o mar nascera, para içar velas e dominar o leme de saveiros, para domar as ondas em noite de temporal"
comentários(0)comente



Guilherme 27/10/2024

Muito bom
Que livrinho gostoso de ler. A última noitada de um malandro depois de morrer, ou melhor, a teimosia de um boêmio mesmo depois da morte que por meio de seus amigos tem cumprido seu último desejo... A escrita de Jorge Amado flui de tal forma que quando se percebe acabou a história. Vale muito a leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Hannah.Guedes 24/10/2024

Li na adolescência e reler agora foi ainda melhor.
Adoro a relação de quincas com os amigos, mas fico sempre muito triste pensando na família dele, que por mais chata que fosse, foi abandonada.
comentários(0)comente



La.izz 20/10/2024

Jorge Amado né
Eu amo este demais, indico pra quem não conhece Jorge Amado ou quer uma leitura rápida. Leiam!!!
????????
comentários(0)comente



amanda 16/10/2024

"me enterro como entender, na hora que resolver."
Após ler esse aqui e assistir "dona flor e seus dois maridos", cheguei a conclusão que os defuntos de jorge amado são alguns dos personagens mais divertidos que eu já vi, sempre marcados pelo mesmo desdém com a "sociedade de bem" e o conservadorismo careta.
é um livro rápido, inteligente e divertido. minha única crítica são às personagens femininas, quase inexistentes e, quando apresentadas, é de uma forma que já não condiz com aquilo que é modernista.
comentários(0)comente



talzhatd 08/10/2024

A morte e a morte de Quincas Berro Dágua
O livro mais rápido que li, em dois dias, e não foi atoa, e sim pois ele é uma das obras mais incríveis e maravilhosas que já tive o prazer de ler. Amo o Jorge Amado, e agora ainda mais, por conseguir transmitir sentimentos tão indecifráveis em uma história tão curtinha, única e contentemente executada.

Não faço ideia se a intenção do autor era abordar a perspectiva da teoria das duas mortes ? a natural, e a espiritual ?, mas foi isso essa a minha interpretação lendo (e não vou me aprofundar para não dar spoiler). Achei a construção da narrativa sensacional, introduzindo de maneira crua e profunda a história que envolve o defunto protagonista.

Uma leitura de identificação: Jorge Amado escreve diálogos numa maestria única, promovendo uma conexão única do leitor para com os personagens, além de colocar uma linguagem popular, situações corriqueiras, preceitos nordestinos, e situações que conversam com a cidade local e a própria Bahia.

O capítulo 11 é um deleite à parte, sendo o penúltimo do livro, e trazendo toda a essência vívida do protagonista, do nome da obra e de tudo que envolve ela. O final do capítulo 12, o último, a frase derradeira de Quincas marca a saída do personagem da vida de uma forma sensacional! Livro fenomenal!
comentários(0)comente



Helena.Maggi 08/10/2024

Baita
Jorge amado é tudo de bom pra entender a riqueza cultural do nosso país
Mas nesse livro a comicidade ganha vez com as duas mortes de Quincas e suas malandragens. curioso né? vale a leitura
comentários(0)comente



fernanda4153 29/09/2024

Um livro para quem está precisando ler algo mais relaxante
Estou começando agora a ler as obras de jorge amado e essa está sendo minha primeira leitura de uma autoria dele, me interessei pelas obras dele quando minha professora de literatura mostrou o filme inspirado no livro em sala de aula e decidi pegar o livro
é uma leitura leve e com uma história cômica e nacional com personagens bem explicados e fáceis de se imaginar e de fato super interessante de melhorar o vocabulário tendo algumas palavras um pouco mais formais porém trazendo uma dinâmica para a leitura
lendo mais a parte da criação do livro pela visão do autor e ver que ele se inspirou em uma história real é de fato criativo e único
espero ler mais obras dele e me interessar tanto quanto me interessei por este livro!
comentários(0)comente



831 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR