Lau 14/01/2021A Utopia não existe porque é inalcançável (?)Dá até pra fazer uma associação: para entrar na ilha de Utopia é preciso passar por um caminho tortuoso, entre rochedos e bancos de areia e passagens estreitas encobertas pelo mar, tornando impossível para um navegador estrangeiro que desconhece a região atravessar.
Simples assim, não se alcança a Utopia.
Há tantas coisas que eu gostaria de dizer em relação à obra... Sobre os defeitos terríveis e as qualidades inspiradoras da Utopia de Thomas More; sobre a descrição enviesada de um narrador em primeira pessoa, que simpatiza demais com os utopianos pra ser imparcial. Sobre como a nossa vida pelo dinheiro é doentia; sobre a importância de nos reconectarmos com a natureza.
Queria colocar em discussão se o bem comum só existe em detrimento da invidualidade ou se os dois podem coexistir em harmonia; se o problema da sociedade está nos seres humanos ou no sistema. Se um país de caráter utópico poderia, na verdade, existir sim (com condições mais propícias) ou se é algo completamente impossível.
Maaas, falar sobre tudo isso em uma resenha daria páginas demais. Então, pra resumir, deixo esses questionamentos acima pra você refletir internamente. Minha opinião geral sobre o livro é de que ele cumpre com sua proposta. Sendo uma exposição de uma ideia, não posso avaliar apenas por achar legal ou chata. Vão 3,5 estrelas pela relevância, originalidade e o potencial de debate.