Brenda.Rosa 02/11/2023Muito bomSociedade perfeita?! Utopia ou Distopia?! ?
Você decide! Eu só não me tornaria um Utopiano e viveria na ilha de Utopia por 2 motivos: sou mulher e ateia...
O autor nos leva a uma ilha onde tudo é "ideial", a propriedade é comum, o governo é justo, o trabalho é equitativamente compartilhado, a riqueza é igualmente distribuída, não há fome, dívidas, sem luxo, uma vida simples em que todos vivem em paz e harmonia.
Considerando a época em que foi escrito (1516) e o contexto histórico, apesar da "igualdade de gênero" de Utopia, ainda vemos alguns pensamentos machistas.
E ah, é citado que ateus e céticos que pensam que "o universo é governado não pela providência e sim pelo acaso" é "desprezado por todos como "apático e vadio" não os deixam ocupar cargos públicos e dizem que podem não ser confiáveis em questões morais e políticas.
Queria escrever mais, mas aí vou falar o livro inteiro kkkkkk. Gostei muito, amei o quanto ele me faz refletir sobre a sociedade atualmente, a imaginar como tudo poderia ser, vale a pena acompanhar o autor explicando o funcionamento dessa ilha. A frente do seu tempo ele faz críticas ao regime político DA ÉPOCA mas que poderia muito bem parecer estar criticando à nossa atual.
Pra mim só não foi um leitura tão rápida quanto gostaria devido a sua linguagem rebuscada e muitas frases e palavras à mim desconhecidas, por sorte temos o Kindle já com dicionário pra facilitar ?