julia 09/09/2010Socialmente falando, Utopia é uma sociedade com diversas falhas - se analisada nos dias atuais. Há muitos preconceitos embutidos nos utopianos e a liberdade é restrita. Por exemplo, (falando de religião) você é livre para não ter nenhuma crença, mas será ridicularizado e até mesmo visto como tolo. Ou ainda, você é livre para fazer o que quiser no seu tempo livre, menos ser ocioso - ou seja, seu tempo livre não é verdadeiramente livre.
Politicamente falando, Utopia se aproxima muito do que eu tenho como ideal. A escravidão me incomoda um pouco. Fora que eu discordo dessa visão de que todos os cidadãos utopianos são superiores e, portanto, devem ser mais protegidos que os demais - em qualquer situação. Para mim, toda a vida humana tem igual valor. Mas, apesar de realmente desejar uma sociedade mais igualitária, eu conseguir ver, com a lleitura do livro, que essa proposta implica na perda de personalidade e até mesmo de privacidade, de certo modo - afinal, não é aceito nem ao menos viajar sozinho pelo país (por exemplo). A leitura de Utopia me fez rever alguns de meus conceitos.
Porém, eu preciso ter em vista em que momento histórico ele foi escrito. Para mim, no século XXI, pode parecer que as propostas de More são insuficientes. Mas, tendo em vista que o livro foi escrito no século XVI, eu posso afirmar
De qualquer jeito, Utopia foi um livro que valeu muito a pena e que eu gostei bastante. Eu adorei o jeito passional como o país foi descrito. Gostei, também, da forma do texto. Foi uma leitura muito interessante, de diversos ângulos.