A Utopia

A Utopia Thomas More




Resenhas - Utopia


226 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


AmandaGotardo 01/10/2024

Confesso que esperava mais
Entendo a importância desse livro e concordo que vale a pena ser lido, ele tem ideias boas, mas algumas não envelheceram muito bem e a leitura fica MUITO arrastada ao longo da história.
Além de que a ideia de que Utopia é um lugar perfeito e o povo que vive lá é super evoluído, se perde completamente.
Traz reflexões interessantes mas nada que, atualmente, as distopias não fizessem melhor.
comentários(0)comente



Gigi 15/03/2022

Leitura necessária
"Abandonados milhões de crianças aos estragos de uma educação viciosa e imoral"
" Não seria melhor garantir a existência a todos os membros da sociedade, a fim de que ninguém se visse na necessidade de roubar, primeiro, e de morrer, depois ? "
Utopia é um clássico para os futuros historiadores, escrito de um jeito um tanto quanto filosófico e claro com a mentalidade da época, o livro traz grandes questionamentos que até hoje nos dias atuais ainda estamos tentando responder.....
comentários(0)comente



Lucas.Henrique 31/12/2020

Um exercício literário impressionante, sobretudo para a época em que foi publicado
Muito antes de Marx e Engels esboçarem suas críticas à propriedade e ao capital, Thomas More nos apresenta uma sociedade fictícia nesse exercício literário do século XVI. A estrutura narrativa apresentada é quase documental e coloca o próprio autor como interlocutor de um marinheiro que, após viajar pelo mundo todo, encontrou em uma pequena ilha isolada da civilização, o que este julga ser a sociedade perfeita, onde não há propriedade e todos vivem em harmonia para com o bem comum. Não há comércio entre os cidadãos e por meio do trabalho divido praticamente no sistema de castas, todos tem direito a todos os bens de consumo produzidos na ilha.

O livro tem seu valor por se tratar de uma crítica social que permanece atual em alguns aspectos até os dias de hoje, mais de 500 anos após sua publicação, principalmente no que tange ao sistema penal, por exemplo. É necessário termos a maturidade para entendermos que obviamente se trata de um exercício de pensamento, não um modelo a ser seguido. Daí o atual emprego do termo "Utopia", ou "não lugar" do grego. Ao analisarmos com mais afinco a sociedade proposta, percebemos que o indivíduo é praticamente inexistente. Tudo gira em torno do comum social. O autor também estabelece que os habitantes são basicamente desprovidos de qualquer natural ambição pessoal, ignorando assim também a própria natureza humana.
Novamente, trata-se de um exercício e vendo por essa ótica, tem seu valor sobretudo pela época em que foi apresentado e pela ousadia em se discutir conceitos que hoje parecem tabus e numa época onde monarquias absolutistas era a principal forma de governo no mundo todo.
comentários(0)comente



triz 11/03/2022

um dos meus preferidos livros sobre política, para alguns pode ser uma leitura bem complicada mas é bem pequeno o livro e é uma delícia.
comentários(0)comente



Vitor.Stenner 25/09/2024

Inventou o comunismo??
Chocante como esse livro pode ter sido escrito 300 anos antes de O Capital, e quase ninguém discuti-lo. As ideias aqui vão muito rápido do absoluto progresso revolucionário para o conservadorismo ou até extremo retrocesso (consideremos que a Inglaterra não tinha escravidão na época em que o livro foi escrito). Mesmo assim, os pontos retrógrados fazem sentido no universo utópico construído. Se hoje ainda é difícil imaginar um mundo pós abolição do dinheiro e da propriedade privada, imaginem em 1500?

Infelizmente, no entanto, esse livro reafirmou a minha impressão de que uma sociedade desse tipo seria infernal de se viver. Talvez após séculos vivendo dessa maneira apenas nos habituássemos e não conseguíssemos imaginar coisa melhor. Mas irmos do nosso presente direto para algo assim seria catastrófico. A libertação do capital tem um preço muito alto: ausência de liberdade em quase todas as outras áreas. Eu não acho que o ser humano faz um excelente uso da liberdade quando a tem, mas abrir mão dela é extremamente complexo e provavelmente problemático numa sociedade diversa. Dito tudo isso, ainda não li O Capital, nem nenhum outro livro comunista, então talvez haja esperança num outro lugar. Mas a Utopia, uma leitura agradável, apenas confirmou minha suspeita.
comentários(0)comente



natygs 16/01/2021

Adoraria assistir a um documentário Utopia. Durante toda a leitura parecia que estava assistindo as cenas dessa forma.
comentários(0)comente



Pedraish 19/01/2021

Datado
Uma obra que realmente demonstra o que uma "Utopia", no sentido moderno da palavra, seria, de acordo com a visão datada do autor; um país (praticamente) perfeito onde a felicidade reina e que somente se sustenta devido à bondade de seus cidadãos, e como o autor quis demonstrar um lugar virtualmente perfeito, não se pode criticar muito a ingenuidade que sempre permeia o livro, e que por vezes dificulta a leitura através de uma perspectiva moderna.
comentários(0)comente



Jezzy 11/11/2021

Se enxergo longe, é porque subi no ombro de um gigante
Em 1516, Thomas Morus nos apresentou a visão do que seria uma sociedade ideal, justa e saudável para um homem europeu, cristão, de posição e posses do começo do século 16. O que A Utopia nos apresenta hoje, é a chance de refletir sobre o que são a nossa vontade e opinião, e o que é direito de cada indivíduo e dever do Estado e da sociedade.

Ao descrever a fundação da nação utopiana, o seu funcionamento, a sua sociedade e a sua relação com outros povos, Thomas Morus nos leva por uma miríade inacreditável de ideias, conceitos e sentimentos.
Estão presentes as críticas a religião que se intromete nos assuntos do Estado, a burocracia que atrasa as soluções para o povo e favorece a corrupção, a ganância de latifundiários, a incapacidade dos governantes... E estão presentes já sendo reconhecidas como aquilo que de fato são: um atraso cruel e desnecessário de pensamento, que fere o indivíduo e corrói a sociedade.
Mas, está presente também a escravidão justificada, a planificação de comportamentos, o controle total do Estado para com os seus cidadãos.

A Utopia é uma leitura rápida e prazerosa. Mas é, principalmente, um ombro alto no qual subimos para avaliar o que conseguimos, o que nos falta conseguir, e no que superamos as boas expectativas do Sr. Morus.
comentários(0)comente



Drielle Geanini 17/11/2021

Uma sociedade pra se inspirar.
Uma conversa entre pessoas diferentes, com visões e a introdução de uma sociedade possível e melhor para todos.
De acordo com o contexto histórico (há racismo e machismo na obra) é um lugar que eu gostaria de morar.
comentários(0)comente



Robson.Loiola 28/11/2021

Eterno
Este livro é atemporal. Maravilhoso. Mais citações retiradas de um livro que já fiz. Apesar de ser bem curtinho.
comentários(0)comente



Paloma.Ferreira 29/01/2022

Lugar nenhum
Utopia significa "lugar nenhum", ou seja, um espaço que está além das espectativas humanas, morando no imaginário de cada ser.
Este livro, de base comunista, nos apresenta uma formidável ilha. Pessoas felizes, que se vestem com roupas do mesmo tecido, moram em casas iguais, tem rotinas iguais e são submetidas a diversas igualdades... O ouro não tem valor, as prisões são quase que desnecessárias, todas as pessoas conseguem aceitar w conviver com sistema que norteia Utopía. Pessoas pacíficas,sem queixas..
Não acredito no comunismo como sistema político, acho que é um quadro lindo, de um paraíso idealizado, mas que na realidade, não funciona. E, na minha opinião, a Utopia não passa de uma alienação. Toda a homogeneidade que permeia em utopia, me leva a contar carneirinhos noturnamente.
Sim, o livro tem uma ótima crítica social, precisamos olhar para as classes menos favorecidas, precisamos mudar nosso sistema político para que mais pessoas sejam beneficiadas e... Ok. Mas não é uma utopia que vai nos salvar, como dizia Maquiavel "o homem é mau por natureza..." e isso leva a corrupção, maldade e toda e qualquer tipo de contrariedades. Até em Utopia há classes: príncipes, cientistas... Até em Utopia há uso da mão escrava. Então, na realidade, nada mudou.
comentários(0)comente



Bru 26/02/2022

Utopia é, em resumo, a transcrição do relato de Rafael Hitlodeu, um viajante que conheceu uma ilha na qual existe uma sociedade socialmente justa. O livro é divido em duas partes: na primeira o autor relata o encontro com seu amigo Pedro, o qual apresentou-lhe ao velho viajante. Durante o diálogo entre eles, há a discussão sobre diversos aspectos sociais da época: pena de morte, classe religiosa, riqueza e pobreza. Na segunda parte, o autor reproduz o relato de Hitlodeu sobre a sociedade de Utopia. 
comentários(0)comente



may.web 01/02/2023

"Posso apenas evitar enlouquecer enquanto me empenho em curar a loucura de outrem."

Tenho muito a dizer sobre esse livro. Com certeza é uma leitura que vale a pena, o começo me instigou muito, fiquei fascinada e estava ansiosa para a descrição da sociedade ideal de Utopia. Os primeiros capítulos foram esclarecedores, me fizeram refletir muito sobre assuntos que nunca tinha realmente parado pra pensar (especialmente a discussão narrada sobre a pena de morte). Entretanto, por volta da metade do livro o conservadorismo ? consequência do contexto histórico em que o livro foi escrito, imagino eu ? se faz muito mais presente do que deveria e isso influenciou muito toda a minha opinião sobre o livro.
Apesar disso, não tem como negar que é um clássico, com certeza revolucionário em sua época e que traz discussões e reflexões necessárias. Estressante, mas valeu a pena.
comentários(0)comente



Obika 04/04/2023

Um mundo sem o país da Utopia nao merece ser guardado.
É uma daquelas leituras que espanta, em pleno séc 16(1500 DC) Thomas More discursa acerca de Utopia, um país onde há emancipação humana(limitada apenas pelos conceitos da época), igualdade , saúde, educação e pleno emprego.
Uma obra que serviu de berço para os sonhos da humanidade quanto a sociedade perfeita.
comentários(0)comente



Rodrigo1185 02/04/2023

Essa ideia das coisas serem com deveriam ser é a utopia em si. Na sociedade em que vivemos a hipocrisia é a palavra de ordem, velada, como todo bom princípio humano. O ser humano é auto destrutivo por natureza. Aponte o caminho certo para que ele vá para o outro lado...
comentários(0)comente



226 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR