Paloma.Ferreira 29/01/2022
Lugar nenhum
Utopia significa "lugar nenhum", ou seja, um espaço que está além das espectativas humanas, morando no imaginário de cada ser.
Este livro, de base comunista, nos apresenta uma formidável ilha. Pessoas felizes, que se vestem com roupas do mesmo tecido, moram em casas iguais, tem rotinas iguais e são submetidas a diversas igualdades... O ouro não tem valor, as prisões são quase que desnecessárias, todas as pessoas conseguem aceitar w conviver com sistema que norteia Utopía. Pessoas pacíficas,sem queixas..
Não acredito no comunismo como sistema político, acho que é um quadro lindo, de um paraíso idealizado, mas que na realidade, não funciona. E, na minha opinião, a Utopia não passa de uma alienação. Toda a homogeneidade que permeia em utopia, me leva a contar carneirinhos noturnamente.
Sim, o livro tem uma ótima crítica social, precisamos olhar para as classes menos favorecidas, precisamos mudar nosso sistema político para que mais pessoas sejam beneficiadas e... Ok. Mas não é uma utopia que vai nos salvar, como dizia Maquiavel "o homem é mau por natureza..." e isso leva a corrupção, maldade e toda e qualquer tipo de contrariedades. Até em Utopia há classes: príncipes, cientistas... Até em Utopia há uso da mão escrava. Então, na realidade, nada mudou.