RIAN 19/06/2022
Obras de Mário de Andrade
Pauliceia desvairada: é uma coleção de poemas de Mário de Andrade, publicada em 1922. Foi a segunda coleção de poesia e a mais polêmica e influente. O uso livre da métrica introduziu ideias modernistas europeias revolucionárias na poesia brasileira, que antes era estritamente formal.
Macunaíma: publicado em 1928 é considerado a sua obra-prima. Escrito em pouco tempo, mas fruto de pesquisas anteriores que o autor fazia sobre as origens e as especificidades da cultura e do povo brasileiro, narra a história do herói índio Macunaíma desde seu nascimento na selva até sua morte e transfiguração.
Contos novos: é um livro póstumo do autor, publicado em 1947. Consiste em 9 narrativas curtas escritas durante toda a sua vida.
Amar, verbo intransitivo: é um romance publicado em 1927. O livro conta sobre o inicio da vida adulta de um adolescente com uma mulher madura, uma alemã contratada pelo pai do jovem.
MÁRIO RAUL MORAES DE ANDRADE, foi poeta, escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista, cronista ensaísta e um dos pioneiros da poesia moderna brasileira. Nasceu em São Paulo, em 9 de outubro de 1893 e faleceu em 25 de fevereiro de 1945. Durante sua infância foi considerado um pianista prodígio, tendo sido matriculado no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo em 1911. Recebeu educação formal apenas em música, mas foi autodidata em história, arte e, especialmente, poesia.