Édipo Rei / Antígona

Édipo Rei / Antígona Sófocles




Resenhas - Édipo Rei / Antígona


46 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Brenda 24/10/2022

Duas das melhores tragédias gregas.

Em Édipo há provas de que o destino é inexorável, e nem mesmo diante de tudo o que poderia ter sido feito, as predições terríveis do oráculo não puderam ser evitadas.

Em Antígona há o embate entre a lei natural, divina e intrínseca as relações humanas e a lei estatal, instituída por homens, que se manifesta mediante as ordens do soberano, Creonte. Nem mesmo a imperiosa vontade do rei escapa da justiça dos deuses.
comentários(0)comente



Marcelo.Mendes 19/07/2022

Divertido!
Primeira peça de teatro que leio na vida... achei bem divertida e beem fácil de ler, ainda mais se fizer a leitura em voz alta! Certamente voltarei a ler mais do Sófocles e outras tragédias gregas!
comentários(0)comente



Rafa 03/05/2022

Que leitura perfeita, amei passear por essa narrativa, uma tragédia muito bem narrada e bem amarrada. A história de Édipo é surpreende, super indico. Minha primeira tragédia lida, já quero outras leituras desse gênero
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marion 30/01/2022

O Sepultamento
Por conta de um sepultamento, Antígona enfrenta enfrenta uma tirania inteira. Tragédia grega que infelizmente não termina bem.
comentários(0)comente



Carlos Bennoda 20/09/2020

Fantástico
Livro trágico, senti muita pena do Édipo pelo seu destino traçado e por ele não poder mudá-lo
comentários(0)comente



iza 27/07/2020

É eita atrás de eita kkk. Nada como um bom clássico da mitologia grega permeado de oráculos, destino, morte, deuses e, nesse caso, atos incestuosos. É muito interessante. A linguagem pode não agradar a todos, por ser um pouco diferente, mas a leitura é tranquila.
comentários(0)comente



Pedro 10/05/2020

Primeira Tragédia Grega
Comecei sem nenhum compromisso e acabei lendo em um dia. Meu primeiro contato com uma tragédia grega e com sófocles, me fez criar cenários e situações na minha mente que de alguma forma me trouxe o apego a leitura. Ambos os textos repletos de drama do início ao fim, me fizeram refletir sobre as consequências de nossas ações, quando fazemos coisas por impulso. Aprendi muito sobre a relação das tragédias com o destino, tendo sido retratado em ambas a forma como o que é predestinado a acontecer sempre acontece, independente de nossas relutâncias.
comentários(0)comente



Beatriz Quadros 09/05/2020

Tragédia grega
É uma tragédia grega muito triste, mas ao mesmo tempo boa e bem escrita.
comentários(0)comente



Ludi. 15/04/2020

?Quem o próprio ato não assusta, meras palavras muito menos hão de assustar.?
comentários(0)comente



Felipe.Protti 18/02/2020

Leituras de faculdade
Era pra eu ter lido no semestre passado mas como já sabia um pouco da história ignorei, mas como estou fazendo meta de clássicos pra vida e ela era um dos primeiros, resolvi ler, foi contada de uma forma totalmente diferente do que eu imaginava, muito melhor inclusive. E como são dois em um, dei um pelo progresso na minha meta.
Camila1856 18/02/2020minha estante
Vc gostou?


Felipe.Protti 18/02/2020minha estante
Sim, um livro vem interessante.




Natália | @tracandolivros 28/10/2019

Édipo Rei / Antígona
Nesta edição tem duas obras, ambas são teatrais e do gênero de tragédia.⁠

Em “Édipo Rei” temos a história de um rei que recebe a missão do oráculo de descobrir quem assassinou o rei anterior à ele. Porém essa descoberta pode trazer muitas verdades à tona e tornar sua existência miserável.⁠

Em “Antígona” temos a história da filha de Édipo, que quando volta com a irmã para viver no palácio, descobre que seus irmãos lutaram um contra o outro e se mataram. O rei atual proíbe que um deles seja enterrado, mas Antígona não pode deixar essa injuria acontecer e decide cavar a cova com as próprias mãos; esse ato de traição trará muitas consequências.⁠
.⁠
Preciso dizer que eu esperava que fosse ser uma leitura extremamente difícil por ser muito antiga, mas me surpreendi muito quando logo de início me prendi completamente e fiquei encantada com o desenrolar.⁠

Mesmo sendo um clássico dos mais antigos (põem antigo nisso, foi escrito por volta de 427 a.C) ele não é tão difícil, e é bem rápido de ler por ser curto. São as duas histórias difíceis e mais pesadas, e são tragédias mesmo como o gênero já diz; todavia são incríveis justamente por isso. Tem muito daquela coisa do ser humano imprudente, que faz tudo com os sentimentos à flor da pele e isso me deixou chocada com alguns acontecimentos.⁠

site: https://www.instagram.com/p/B3VNEj9jGsw/
comentários(0)comente



Arthur Pacheco 12/07/2019

Incrível
As tragédias: Édipo rei e Antígona são, de uma forma literal, bem tristes haha. Assim como toda tragédia. Mas o diferente aqui e sua linha do tempo. Sendo passada em Édipo Rei, Édipo em Colono e Antígona(Não tive a oportunidade de ler Édipo em colono, então se alguma alma boa quiser... estamos aí) que conta a história de dos personagens em tempos diferentes, cada um começando com o seu final, uma trilogia né.

Não vou contrar muito sobre a história, e pesada e não recomendada para menores. Necessita de um vocabulário trabalhado (lembrando que nesta edição da Martin Claret - Édipo Rei - necessitei de um dicionário.) e com uma atenção especial para não se perder nas construções das cenas.

Por fim, gostei muito da experiência, as obras sem duvidas são atemporais e necessárias para qualquer estudioso ou curioso da cultura grega.

Mas possuo uma crítica em relação às traduções, nesta edição podemos perceber o nível de dificuldade encontrado entre Édipo e Antígona, onde, em Édipo até o prefácio e complexo no seu vocabulário, enquanto em Antígona a escrita e muito mais maleável e fácil o entendimento.

Fora esse ponto, nota 4,5??
comentários(0)comente



Carol Abrantes 22/02/2018

Tragédia grega icônica com valores atemporais
Sófocles nasceu em Atenas, provavelmente, em 495 a.C. e morreu na mesma cidade, no ano 406 a.C. Ele foi um dramaturgo grego, um dos mais importantes escritores de tragédia ao lado de Ésquilo e Eurípedes. Durante sua vida, escreveu 123 peças, porém 7 sobreviveram em uma forma completa. Listo algumas de suas obras: Electra (peça completa); Édipo Rei (completa); Édipo em Colono (completa); Antígona (completa); Ájax (completa); Os Comensais (peça fragmentada); Niobe (fragmentada); Hermione (fragmentada); entre outras.
A tragédia pertence ao gênero dramático. Esse gênero tem como características: ser uma peça teatral; exige lugar físico (palco) com personagens em ação; ausência de narrador; ausência de pormenores; conflitos; presença do destino; é uma leitura rápida.
Em Édipo Rei, conhecemos a história de Édipo, rei de Tebas, que passa por uma situação de infortúnio por um erro inconsciente. Sua família é perseguida pelo destino traçado pelos deuses.
Já em Antígona, a peça conta a história da personagem-título que entra em tensão com Creontes e expõe para nós, leitores, conflitos como família X Estado; leis dos homens X leis divinas; pureza X impureza; homens X mulheres.
Essa trilogia tebana tornou-se a minha favorita, porque me cativou desde o primeiro livro e arrebatou na última obra. Admito que a segunda obra foi agradável, mas não me cativou o bastante comparada a Édipo e à Antígona. Essa história trágica tebana me despertou aversão, empatia, pena, choque, pertencimento, coragem, afetividade, reflexão. Foi uma mistura de sentimentos e emoções que me instigaram.
Por fim, aconselho a darem uma chance a esse gênero literário. Explorem e experimentem outras sensações.
.
"Quem não tem medo de um ato menos medo terá de uma palavra." (citação presente em "Édipo Rei")
"Quem não se satisfaz com um quinhão normal de vida e deseja um maior, parece-me em verdade um insensato." (citação presente em "Édipo em Colono")
"Eu não nasci para partilhar de ódios, mas somente de amor!" (citação presente em "Antígona")
Mario.Henrique 23/02/2018minha estante
Parabéns pela resenha, ficou excelente!


Carol Abrantes 23/02/2018minha estante
Obrigada, Mario.


Pobre Nerd 24/02/2018minha estante
Uau!Quanta técnica!Tem que ter coragem pra resenhar uma obra dessas; e você fez de maneira tranquila,plástica e informativa.Adorei!


Carol Abrantes 24/02/2018minha estante
Obrigada!!!!


Carol Abrantes 24/02/2018minha estante
Obrigada, pobre nerd. :)) Retirei as informações sobre o autor do Wikipédia e complementei com o que aprendi na faculdade.


Pobre Nerd 26/02/2018minha estante
A arte da boa resenha consiste nisso mesmo,saber compilar informações e aplicar técnicas para moldar um bom texto.Ficou bem legal!




46 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR