Otelo

Otelo William Shakespeare




Resenhas - Otelo


509 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


spoiler visualizar
Sheila Natali 21/01/2022minha estante
Bom saber...




Lelê 18/11/2021

Paradidático né?
Gente oq dizer, fui obrigada a ler pela escola mas foi até melhor do que eu achei que seria mas mesmo assim o resumo é todo mundo no final e assim livros clássicos não são mto meu estilo então pra mim foi um nhe pq já li livros mtooo melhores.
comentários(0)comente



heartlesszera 16/11/2021

Otelo é o segundo livro de William Shakespeare que leio. Já estou familiarizada com seus fins trágicos e esse, com certeza, eu já esperava e até ansiava.

Falando um pouco dos personagens, poucos eu criei uma certa empatia. Emília e Desdêmona foram as únicas que eu, de fato, gostei e fiquei um pouco triste com seus respectivos fins. Otelo não poderia ser mais influenciável. Ficando cego pelo ciúme, se deixou levar pelo que disseram a ele e no fim, custou caro a ele essa cegueira.

Falando especificamente de Iago, ele é a praga de todo o livro. Conseguiu fazer a cabeça de todos ao redor. Se passava como um homem honesto e de confiança, quase um santo. Mas o leitor sabe de suas artimanhas e ardil.

Já o restante dos personagens não tenho muito o que comentar, apenas que foram um tanto quanto inocentes e influenciáveis demais também. Mas isso foi de propósito, claro. De que outra forma Iago conseguiria atrair todos para suas armadilhas?

Embora os personagens me irritaram um pouco, o livro foi de fato muito bom. Ao contrário do que eu achei que fosse acontecer, já quero ler mais obras do autor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Silas 19/05/2021

Leitura bem semelhante a hamlet
Li Hamlet, e vi que indicavam ler Otelo das obras de Shakespeare, mas achei as duas muito parecidas.
Mas é bom ter lido Shakespeare, se não nem saberia como é, talvez até tenha que ler romeu e julieta também.
comentários(0)comente



Lili 25/01/2021

Preciso confessar que sempre tive receio de ler Shakespeare, pois esse gênero literário não é bem a minha praia, mas fiquei muito surpreendida com a obra.
Um texto tão antigo, mas que trata questões atuais.
comentários(0)comente



Vivi GRM 25/02/2021

As arquiteturas de Shakesperare....
Considero-o com um arquiteto especializado na construção de fortes e inquietantes dramaturgias. Sua linha de escrita sempre envolvente e com fortes emoções no desenrolar de cada história por ele criada. Como sempre....muito bom!!!
comentários(0)comente



Dri 03/03/2021

Meu primeiro Shakespeare
Nunca tinha lido o autor por medo da leitura ser muito difícil, mas ainda bem que não é.
Otelo nos ensina como o ciúme pode levar à decadência de uma pessoa. Iago me lembrava aqueles vilões de desenhos animados que ficam esfregando as mãos e dando risada maquiavélica, mas também é uma pessoa que a gente deve tentar sempre manter longe, é muito invejoso.
Enfim, gostei bastante dessa primeira experiência.
comentários(0)comente



Beatriz.Nascimento 11/03/2021

O pior vilão de William
Uma tragédia.
Várias mentiras.
Nenhum herói.
O Mouro de Veneza é uma peça teatral que expõe a inveja, o ciúmes e a vingança. Tudo se inicia com uma raiz de amargura plantada dentro do coração de uma das personagens, Iago, tornando-o criador de uma grande tragédia que se dissolve em Otelo (o Mouro), Desdêmona, Cássio e outros personagens.

O cargo de oficial abaixo de Otelo, muito almejado por Iago, foi entregue a Cássio, o que levou o candidato ao cargo segundo a hierarquia, a tramar contra seus superiores. Porém, entre os diálogos da narrativa, o leitor encontrará situações subliminares nas quais a personagem maquiavélica de Iago encobre sentimentos que queimam dentro de si, obscurecidos.

A hostilidade racial para com um Mouro é suavemente percebida, deixando caminho para que a raiva e a inveja reguem falsas discórdias e por fim levam seu locutor ao prêmio. Casado com a filha de um Senador nobre de Veneza, Otelo torna-se alvo de uma vingança com armadilhas emocionais e mentiras lançadas em seu casamento.

O vilão não vence, mas ainda assim, o fim é uma tragédia.
comentários(0)comente



Nayana 23/03/2021

História de ciúme
Mais uma peça de Shakespeare que achei que valeu muito a pena e recomendo.
Eu não conhecia a história e foi interessante a leitura, nada massante e passando dos primeiros 20% não conseguia mais largar.
Desdemona se casa escondido com Otelo, enganando seu pai pra viver uma história de amor com alguém que realmente admira pelo que é e viveu, mas aparentemente essa comparação dos pais com os cônjuges nutre uma sementinha de "se ela enganou o pai, ela também pode enganar o marido". Essa sementinha é completamente nutrida pelo vilão Iago, que faz de tudo para conseguir o que quer.
A história é centrada nesse ciúme, com os acontecimentos e força aumentando e levando a desfechos absurdos. "Até o dia de hoje jamais ouvi dizer que um coração machucado se consertasse pelo ouvido."
Pra mim, Otelo ser negro não foi alvo da história, mas já vi resenhas que mostraram trechos preconceituosos sim.

A cereja do bolo é saber que Otelo foi inspiração pra Dom Casmurro ??
comentários(0)comente



Carlos 17/12/2022

Palmitagem incomoda muita gente
O impacto dessa história sobre ciúmes já fez dela um clichê, rememorei inúmeros folhetins da TV, mas Shakespeare deixa a história "moderna" ao abordar racismo e xenofobia
comentários(0)comente



mille 07/05/2021

Gostei
Foi muito interessante ver como o que é "amor" se transforma em um ódio por um ciúme gerado do nada, simples invenções, meros detalhes viram uma prova concreta de que a traição ocorreu.
O ponto do livro que mais me chamou atenção foi como Otelo pôde acreditar facilmente em Iago, assim como todos os outros que foram por ele enganados, e nem sequer ter levado em consideração a opinião de outras pessoas. Quando consideramos o que acreditamos verdade, não interessa a opinião de ninguém, mesmo que esteja correta.
No fim é uma tragédia só, como sempre, mas gostei.
Pra deixar registrado que a minha personagem preferida foi a Emília.
comentários(0)comente



Amanda Zanella 28/08/2020

Um livro sobre confiança (ou falta)
Aquele velho clichê: nem tudo é o que parece. O livro mostra o quanto às vezes ficamos cegos e confiamos demais em pessoas que pensamos conhecer bem.
comentários(0)comente



Levi228 21/08/2024

Eu não gosto de peças, mas essa é boa
Otelo é um general apaixonado por sua esposa Desdêmona, mas o cruel Iago irá fazer de tudo para atrapalhar a felicidade dos dois.
Após Otelo promove Cássio a tenente, Iago se sente renegado e resolve sabotar tanto um quanto o outro, fazendo Cássio ser destituído e fazendo o general acreditar que sua esposa o está traindo e levando-o a um ciúme enlouquecedor.

Já li três história de Shakespeare, as três peças e mesmo gostando da história e reconhecendo sua qualidade algo me irritou durante toda a leitura, cheguei a conclusão de que não gosto de ler peças.
Das minhas três leituras do autor essa foi a minha favorita, tiveram alguns pontos que me irritaram quanto ao desenvolvimento dos personagens, mas acredito que eles não vão atrapalhar sua leitura, é um livro bom e recomendo.
comentários(0)comente



Yasu 11/12/2022

As mentiras perturbam a mente
"Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo."
comentários(0)comente



509 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR