Otelo

Otelo William Shakespeare




Resenhas - Otelo


509 encontrados | exibindo 421 a 436
1 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34


ntampinha 27/02/2015

Amo essa peça, mas não este livro.
Sou completamente suspeita para falar de Otelo, pois amo tudo nesta obra. Este não foi o primeiro livro que li em minha vida, mas foi o que realmente me inseriu ao mundo dos livros e por isso tenho um amor enoooorme por ele e por esse autor!

Escrita por volta do ano de 1603, a história teatral conta a história de Otelo, general militar do reino de Veneza e um homem inteiramente devotado ao amor de sua esposa Desdêmona. Após promover seu fiel amigo Cássio ao posto de Tenente, Iago, seu alferes, o qual se achava no direito de assumir a posição, é tomado por uma inveja perversa. A partir de então, Iago passa a tramar uma forma de se vingar de Otelo.

Shakespeare é bastante famoso por suas obras trágicas e é claro que Otelo é um clássico justificador desta fama, ele conseguiu eternizar o velho mas não morto sentimento que destrói/maltrata casais até hoje, junto com a lepra chamada inveja. O general mouro é um homem forte e respeitado, que não cruza os braços para as situações difíceis e que por isso, não deixa seu ciúme passar despercebido.

Cássio é um homem leal a Otelo, que somente teve o azar de ser promovido para o cargo desejado por Iago. Nunca demonstrou interesse pelas coisas de seu superior e sempre foi fidedigno as suas ordens. Seguindo um caminho oposto temos Iago, o vilão, que tomado pela inveja de Otelo e pela raiva de não ter sido promovido, decide se vingar de suas inimizades usando a pessoa que menos tinha culpa em toda a história...

Já mataram a charada?
Sim, Desdêmona. A linda esposa de Otelo e a personagem mais inocente de todo livro é a principal arma de Iago contra o general mouro. Mas apesar de tantos outros sites fazerem isso, não direi o final desta história, pois como todos os livros modernos, este clássico merece ser degustado pessoalmente!

(EDITANDO/2019) O final escrito nesse livro não é o desfecho original criado por Shakespeare. Não sei porque raios fizeram isso, mas essa adaptação é fiel até certo ponto e altera todo o final da obra... A versão original escrita por Shakespeare é muito melhor, os diálogos são mais ácidos, a carga dramática é muito maior e o desfecho é totalmente diferente. Continuo recomendando a história, mas não a versão adaptada.

>>> Mensagem: O livro me fez refletir bastante sobre o poder que os sentimentos têm sobre a vida do ser humano. Iago foi guiado pela inveja e fez coisas terríveis e na sequência, Otelo se deixou ser guiado pelo ciúmes e também fez coisas abomináveis, culminando no final trágico da história... O interessante disso tudo, é perceber que tais sentimentos guiam a vida de muitas pessoas até hoje, levando-as a fazer monstruosidades com as pessoas que dizem amar. CUIDADO COM O SENTIMENTO QUE TE GUIA, não deixe a raiva, a inveja ou o ciúmes tomarem a direção de sua vida, pois tudo o que o homem planta um dia ele colhe. Então se for para plantar, que seja somente coisa boa!

>>> Opinião Final: É uma história fantástica, cheia de intrigas, ciúme, amor e ódio. Vale a pena conferir esta bela tragédia...
comentários(0)comente



Luiz Sérgio 30/06/2015

Aquela introdução despretensiosa...
Desde de criança somos bombardeados na escola com livros, títulos, autores e sua importâncias, mas é mais fácil lembrar deste fato do que o real motivo por trás da leitura. Eu considero que fui preguiçoso por anos em relação a leitura. Lia estatísticas de como os brasileiros leem livros comparados a outros países. Poderia falar muito sobre este tema educacional, mas como o livro é o principal, o que mais me surpreende nesta obra é como consegue ser atual. A questão racial pelo fato de Otelo ser pardo é abordada de tal forma que chega ser surpreendente quando lida nos tempos de hoje. Yago é um personagem simplesmente incrível por ser TÃO bem construído.
Esta versão é pocket, porém não deixa de satisfazer o leitor. Arte linda, ótima adaptação. Para aquele início despretensioso de escola de induzir a leitura como foi comigo se tornou um pequeno início pro leitor o qual continua crescendo em mim.
comentários(0)comente



Ana Ira! 08/10/2015

Atravessado pelo ciúme
Otelo casa-se escondido com Desdêmona selando assim, sua ruína. Pois além do pai da noiva ir contra o casamento, ainda acaba por atiçar a ira de Iago - cujo sempre o invejou, e esperava receber um cargo importante do mesmo, mas é vencido por Cássio.

Iago usa a seu favor o momento sensível de Otelo, como recém casado que tem de viajar afim de negócios e deixa sua amada esposa por meses, e ataca Otelo na surdina lançando insinuações da "deslealdade" de Desdêmona.

Sem saber, Emília - mulher supertraída de Iago -, e Cássio aproximam-se de Desdêmona, caindo em meio a pistas que Iago arma, levando Otelo a crer que Desdêmona e Cássio tem um caso.

O relacionamento de Otelo e Desdêmona é lindo. Eles se amam apesar da diferença de classe e idade, tem uma ligação forte, entretanto, o ciúmes de Otelo põe tudo a perder, deixando de acreditar e dar a chance de se explicar à Desdêmona, e contribuindo com as artimanhas do invejoso demoníaco Iago.

"Só amei uma vez na vida, muito, muito... Mas, para minha desgraça, não soube amar..."

O final é desesperador! Uma verdadeira tragédia que te deixa de boca aberta sem palavras, nem suspiros!!!

Shakespeare inova e ao mesmo tempo, eterniza. O velho e habitual sentimento humano que destrói e abusa de tantos casais, juntamente com o câncer invejoso que dilacera tantas e tantas almas.

Aqui eu vejo e confirmo, ao ler esse livro: a inveja e o ciúme mata e leva ao derradeiro fracasso sem volta a qualquer ser humano. Seja aquele que sente, seja aquele que é atingido.

Mais que recomendado! Te fará refletir sobre os sentimentos que te alimentam e te conduzem, além dos que te cercam.

Beijos,
Ana M.

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2015/10/resenha-otelo-william-shakespeare.html
comentários(0)comente

Natalie Lagedo 09/10/2015minha estante
O melhor livro que li na minha adolescência.


Ana Ira! 09/10/2015minha estante
É muitoooo bom mesmo!! =D




Nena 13/02/2016

Um oficial invejoso, falso, ambicioso e mentiroso, cria uma situação de ciúmes com histórias maledicentes contra a amada e fiel esposa de seu superior, visando vingança e cobiçando subir de posto. Uma grande tragédia no melhor estilo Shakespeariano!
comentários(0)comente



Carol 26/02/2019

Shakespeare arrasa
Otelo é incrível, mostra aonde a pessoa chega envolvida pela ambição e ira. Sem falar nos diálogos muito reflexivos
comentários(0)comente



Ananda 13/12/2020

Trágico
Foi o primeiro livro de Shakespeare que eu li e gostei bastante. Já conhecia um pouco da fama do autor quanto ao tom trágico de suas histórias, mas mesmo assim fiquei surpreendida. A leitura foi fácil e bem interessante.
comentários(0)comente



vasilisamorozko 17/01/2021

Iago, O Fofoqueiro Insuportável
“Ela me amava pelos perigos por que eu havia passado, e eu a amava por ter ela se compadecido de mim.”



#22 - Essa é a primeira releitura desse livro esse ano, então provavelmente meus pensamentos irão mudar já que estou estudando essa obra (não é nada para meio acadêmico não caso alguém queria saber) e talvez no final ache tudo o que eu escrevi aqui uma grande bobagem... ou não, mas vamos ver.


Primeiro: Iago talvez nem seja esse grande mestre da lorota, ele só está cercado de idiotas. Meu deus quanta gente burra, ninguém conversa entre si, ninguém pega esse homem no pulo, ah não dá não, sabe aquela vontade entra na história e gritar “OI!!! VAMOS ACORDA PRA VIDA GALERINHA!!!” Ele mente a torto e a direito o tempo todo com uma facilidade que vou te dizer…


Segundo: Iago é muito desocupado e rancoroso, Jesus amado, desde o início ele está lá tramando a desgraça alheia por causa de um negocinho:

“O começo dos dois foi violento, e você será testemunha de uma separação correspondente.” (claro que testemunharemos, você que vai causar seu safado)

*

"Odeio o Mouro. Meus motivos têm raízes no coração; os seus têm tanta razão de ser quanto os meus. Vamos agir em conjunto na nossa vingança contra ele. Se você conseguir presenteá-lo com um par de chifres, estará presenteando a si mesmo com um prazer e a mim com um divertimento..” (???????????)

Meu filho vai arranjar um hobby


Terceiro: Otelo é muito burro! Até parece que foi criado em um circo pra ser esse grande palhaço #pelamordedeus, acredita em qualquer coisa que dizem pra ele. Mas ao mesmo tempo que você se irrita com ele você sente pena, porque olhando do ponto de vista dele e pensado em tudo o que ele tem que suportar por ser quem é, vamos dizer que é até fácil entender porque ele acaba acreditando na primeira pessoa que parece leal (não to dizendo que foi ok ele ter matar a desdêmona não hein)

“Otelo – Esse homem é de uma honestidade excessiva, e conhece, com um espírito instruído, todas as qualidades da conduta humana.”

Olha como ele é ingênuo. Dá uma dó só de ver.


Quarto: É assustador pensar em como essa peça é mega antiga e ainda hoje vemos que esses tais “crimes de honra" acontecerem com tanta frequência. A vida de um mulher é algo tão descartável a tanto tempo que você realmente não consegue ter outro sentimento se não o de revolta enquanto vai lendo, Otelo e um dos personagens que eu não consigo ter um apreço real no final da leitura, ele poderia ter seguido tantos caminhos mas prefere ferir e matar sua amada por acusações de terceiros que ele nem fez questão de investigar seriamente.


Quinto: A soberba de Iago e algo engraçado e fácil de se encontrar nos dias de hoje, ele trata Otelo com um burro (asno) e por alguma razão acha que é melhor/superior que o outro, serio se ele se empenhase em fazer as coisas pra melhorar sua propria vida ele claramente iria longe mas ele esta tão ocupado em destruir a felicidade alheia que isso se perde. Ele tem inteligência e lábia (o que e muito mais importante sejamos honesto) mas ele e um merdinha invejoso que não suporta saber que Otelo, o negro e superior a ele.

“O Mouro é de natureza aberta e generosa: acredita ser honesto todo homem com aparência de honesto, e deixa-se levar docilmente pelo nariz, assim como o são os asnos.”


O mau caratismo de Iago mostra como as aparências não são nada quando a gente realmente para pra pensar.

Por isso que Otelo por pouco não é a minha peça favorita do sr. Shakespeare (Macbeth ainda é tudo pra mim) mas essa obra com certeza está em segundo lugar por ter todos esses elementos que movem o mundo até hoje.

Ps: Vocês sabiam que quando procuramos Iago no google a definição é “indivíduo astuto, que arma intrigas; velhaco.” por essa eu não esperava!


comentários(0)comente



Soares 12/02/2021

Inveja e Ciúmes
Uma leitura que deixa uma grade reflexão quanto o poder destrutivo de sentimentos como a inveja e o ciúmes.
Tal obra aborda de forma magistral esses sentimentos, que são experimentados por Iago e Otelo respectivamente.
comentários(0)comente



DeboraCatanante 17/02/2021

Otelo
Manipulação de fatos, enxergamos o que queremos enxergar, cuidado em quem confia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Laurinha110 07/03/2021

a tragédia de otelo
gostar de ler dramaturgia e principalmente se adaptar a ela é só para quem já tem experiência com livros ou adora o teatro. eu, particularmente, gosto das duas coisas. william shakespeare fez um belo trabalho com a obra ?Otelo?, trazendo mistério, MUITO drama, sua ironia de sempre e muita conotação sexual. não é à toa que essa obra pode ser definida como ?sexual jealousy?. recomendo muito. mesmo sendo um drama, é uma leitura simples e rápida, pra quem está com uma tarde livre ou querendo ler algo que não precise de tanto esforço. só se ler o livro você saberá. :)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruno @viagempelomundodoslivros 15/06/2021

Mais uma maravilha de Shakespeare...
Em "Otelo" temos a história do rapaz que dá nome a trama, o mouro de Veneza, um general que decide se casar com a bela Desdêmona. Após conflitos iniciais com o pai da jovem que não aceita a união, muito por conta de um preconceito racial, tendo em vista que Otelo é um homem negro, o casamento finalmente ocorre. Porém, a confusão está apenas começando... Ocorre que Iago, um dos homens de confiança de Otelo, na verdade é um impostor com sede de vingança, criando toda uma trama envolvendo Cássio, o tenente, e Desdêmona, dando a entender que os dois estariam tendo um caso pelas costas do general. A partir das insinuações e de perversas situações criadas por Iago, vamos entendendo porque estamos diante de uma peça categorizada como um drama shakespeariano, pois como se diz: Não fica pedra sobre pedra. Numa obra extremamente atual, mesmo tendo sido criada por volta de 1606. No livro temos o autor abordando preconceito racial, traição, amor e ciúme. Eu gostei demais da leitura, tendo em vista que foi uma das peças mais fluidas e envolventes dentre as obras do Bardo que conheci até aqui. Uma experiência fantástica que recomendo a cada um de vocês.
comentários(0)comente



irys8 06/07/2021

Romance Trágico.
- Nunca li nada tão angustiante!
Infelizmente, essa trama não pode ser considerada fictícia. Vivemos em um mundo manipulável...

Leitura fluída e que ensina demais.
Confesso que quero ler muito mais de Shakespeare agora.
comentários(0)comente



509 encontrados | exibindo 421 a 436
1 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34