Trilogia suja de Havana

Trilogia suja de Havana Pedro Juan Gutiérrez




Resenhas - Trilogia Suja de Havana


52 encontrados | exibindo 46 a 52
1 | 2 | 3 | 4


Vanessa 04/10/2009

Pegue uma Cuba dos anos 90, misture miséria, falta de dinheiro, irônia anárquica ao governo e sexo. Muito sexo por sinal. O resultado é um relato cruel e sujo, pesado de críticas e verdades sobre uma Havana esquecida e parada no tempo, presa a um circulo vicioso. E de vícios, Juan Gutierrez é imbatível. Desde cigarros, charutos,maconha,rum e sexo até poesia. Porque em cada relato, há sim, poesia escondida por detrás de cada palavra. De uma maneira sutil, ele consegue despertar a mais incomoda aversão em uma pessoa, claro, deixando que ela peça por mais e mais, como no sexo, coisa no qual, se considera um mestre.

Algo que somente ele é capaz de fazer num país como Cuba, num continente de saudosismo como a América.

(E com o perdão da palavra, um verdadeiro Henry Miller tropical com acesso a internet. Uma vez por semana e monitorada, claro. Afinal, é nosso homem em Havana)
Carla 27/03/2014minha estante
Olá Katrina,
Na verdade não acho que Pedro critique diretamente Cuba ou fale sobre a política e tal; Acho que ele apenas narra a verdade da Cuba dos anos 90, período mais agudo do processo de transição socialista no país.




Thais Nicolau 09/09/2009

CUBA, PAÍS DE CONTRATES
Iniciar a leitura de qualquer livro é como estar disposto a conhecer o mundo sobre uma bicicleta - é preciso estar disposto a embarcar na aventura.
Ler a obra de Pedro Juan Gutiérrez é conhecer Cuba distante das suas questões meramente políticas, é embarcar na natureza humana sem qualquer pudor de sexo ou religião.
Esta é a obra que nos apresenta o homem, Cuba, seus drinques, belezas e podres.
Recomendo !!!!
comentários(0)comente



Ronnie K. 30/03/2009

Livro sujo!
A verdade é essa: o contexto, o cenário, a ambientação, o clima social e político em que discorrem as narrativas desse livro são por demais interessantes. Diria mais: são sensacionais! É a época do Grande Êxodo cubano em direção aos EUA, após a derrocada do Socialismo pós-muro de Berlim, e o fim do apoio da extinta URSS. Vuslumbramos uma Havana destroçada pela pobreza, pela crise econômica, tentando sobreviver a qualquer custo em meio às ruinas (morais e materiais). Porém o tom não é pesado nem pessimista. A alegria natural desse povo se sobressai, a ginga, as danças, a sensualidade, o humor. De tanto sexo e excreções mostradas esse é um livro sujo, quase literalmente sujo! Os pequenos contos fatalmente têm seus ápices em descrições nada sutis de sexo explícito e todo tipo de perversões. Evidentemente que isso em si não constitui nenhum problema. Contudo o fato é que na maior parte das vezes essas inserções soam algo como forçado. E aqui começam os defeitos desse livro. Vejamos... O que é preferível: Um grande e belo estilo literário, em que prevaleça o brilho da forma em detrimento do conteúdo, ou o contrário, muito a se contar, uma fertilíssima imaginação, a serviço de um estilo pobre e simplista? Porque aqui se dá a segunda opção. Há muito o que se dizer, ou pelo menos uma imaginação muiuto boa (o que no fundo dá na mesma), há a apresentação de uma realidade que muitos sempre foram curiosos por conhecer (A Cuba fechada e idealista de Fidel, embora não há maiores comentários políticos nos contos), há muitos muitos tipos retratados. No entanto o estilo de Pedro Juan infelizmente não é dos melhores. Frases curtas, mal elaboradas. Os diálogos definitivamente não soam espontâneos! E isso incomoda bastante. Contudo, pela riqueza do material que dispõe, é um livro que merece ser lido.
tetê 18/07/2013minha estante
eu acho que as frases curtas deram um ótimo efeito no livro,nao acho que ficou mal construido, ficou ...rápido,mas muito bom, nao sei como explicar


Rosa Santana 18/01/2020minha estante
Concordo com vc, Tetê!
Gosto de frases curtas, elas dao fluidez à leitura!




MOTTA58 19/03/2009

VICERAL
UM LIVRO FANTÁSTICO PARA SE LER. NÃO HÁ FIRULAS, TODAS AS NARRATIVAS SÃO VERDADEIRAS E VICERAIS. PEDRO JUAN GUTIÉRREZ MOSTRA UMA CUBA SEM RODEIOS.
comentários(0)comente



Leonardo Robert 03/03/2009

Visceral pode mesmo ser ruim? Eu particularmente gosto bastante da temática. Acho que o conflito humanidade x animalidade é algo que a literatura traça quase sempre com superficialidade. Aliado a isso, PJ mostra uma Cuba devastada e a forma forçada que sua população subsiste resistindo em meio ao caos. Fantástico.
comentários(0)comente



52 encontrados | exibindo 46 a 52
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR