naniedias 27/01/2012Um Coração Cheio de Estrelas, de Alex Rovira e Francesc MirallesTempos de guerra são sempre tempos difíceis. Ser órfão é sempre difícil. Ser órfão em tempos de guerra, portanto, não poderia ser fácil - ou bom. E a maioria das crianças daquele orfanato viviam tristes. A maioria porque havia um que era feliz: Michel. Ele era sempre procurado pelos outros meninos - estava sempre muito feliz. Ninguém, exceto ele mesmo, entedia... mas é que ele tinha um tesouro: estava apaixonado por Erin.
E tudo ia bem até que Erin cai doente. A menina entra em coma e não há médico que dê a Michel esperança de que a garota volte a ter saúde.
No meio de seu desespero, ele encontra uma senhora que diz que sabe como curar a pessoa mais importante do mundo. Não é um remédio tradicional, mas é o único que funcionará com Erin:
"Você precisa achar em Selonsville nove pessoas que sejam um exemplo de nove tipos diferentes de amor [...] recortará uma estrela da roupa de cada uma delas sem que percebam [...] e eu tecerei com eles um coração cheio de estrelas."
E assim Michel parte atrás das estrelas que preencherão o coração que ele dará a Erin.
O que eu achei do livro:
Quando eu vi esse livro pela primeira vez, pelo skoob, e li a sinopse eu achei que seria um livro bonitinho, uma história bonitinha. Afinal de contas, adoro livros protagonizados por crianças.
Mas eu nunca poderia esperar o que encontrei.
Um livro lindo, mágico, encantador, doce! Uma história que é capaz de nos ensinar tudo aquilo que já deveríamos saber, mas acabamos negligenciando por motivos vários.
Assim que li a Introdução, já me dei conta de que essa não seria uma história qualquer. O autor escreveu uma introdução capaz de tocar até o mais sisudo dos leitores.
Com uma linguagem simples, esse pequeno livro leva o leitor ao mundo de Michel - um garotinho de 9 anos que deseja salvar o seu grande amor e, para isso, ele precisa aprender o que é o amor e conhecer um pouquinho mais dos diferentes tipo de amor!
"Cada um dá o que recebe.
Depois recebe o qeu dá.
Nada é mais simples.
Não há outra norma.
Nada se perde.
Tudo se transforma."
No final do livro, ainda somos brindados com citações de pessoas famosas - de Confucio a Agatha Christie - agrupadas nos diferentes tipos de amor citados durante o livro! Uma delícia de ler!
Honestamente, acho que nunca marquei tantas passagens em um só livro! É uma história absolutamente linda, que merece ser lida por todos!
Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 4
Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com