Artur Lima 04/03/2020É uma leitura obrigatória a todo cristão.Como são as coisas, há um tempo atrás já havia iniciado o livro do irmão André mas por algum motivo que não sei dizer o porque acabei abandonando, e um ano depois o peguei de novo. Só posso dizer que o azar foi todo meu, em ter perdido uma história tão rica, inspiradora e cheia de simplicidade.
A História do irmão André se inicia com um cruzamento com a história recente do final da segunda guerra, e início da guerra fria. É interessante sua narrativa pessoal da Guerra em que ele lutou, suas consequências e feridas.
Mas a leitura começa a ganhar um novo rumo quando o irmão André tem uma experiência profunda com Deus (que eu não vou dizer qual é). A partir daí é uma evolução até sua ida para o seminário e a descoberta de seu chamado a evangelizar os países da cortina de ferro (saldo da segunda guerra).
Sem salário ou uma grande igreja que o sustente, vemos Deus agindo em cada momento, provendo cada necessidade ainda que mínima. E nesta provisão Deus traz tudo que ele necessita, sem luxos, mas sem falta de nada.
“ Senhor quando estivestes aqui na terra abristes os olhos dos cegos, hoje peço-te que feche os olhos destes que podem ver”
O trecho acima é o único spolier que eu vou dar, é uma oração e foi feita mais de uma vez. E Deus atendeu a este pedido, o objetivo era simples levar Bíblias para um país onde era proibido (as vezes literalmente outras de maneira subentendida).
Há momentos tensos, e é engraçado como ele ( O irmão André ) lida com a tensão... no melhor estilo desavisado, é bem engraçado no meio da tensão, quase fuga o personagem diz “ Bom dia, quer café... está ótimo”
Cada história nos remete a uma viagem cultural, mostra um pouco dos costumes, da cultura dos países. Mostra um povo sedento por conhecer mais de Deus, ler a Bíblia, as custa da liberdade muitas vezes.
Há um fato narrado no livro onde o irmão André está sem nenhum interprete e precisa se comunicar com os irmãos locais, e como ele resolve isso? Através da Bíblia. É simplesmente inspirador.
Russia, Polonia, Hungria, Cuba, China entre outros vão entrando no roteiro e cada local tem suas peculiaridades, necessidades diferentes, povos com costumes diferentes, porém com uma coisa em comum. Sede de Deus e necessidade de Bíblias.
É uma leitura obrigatória a todo cristão.