FlorbelaAli 16/02/2024
Florbela, Poeta da saudade e do sofrer
?Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo para me ver,
E que nunca na vida me encontrou!?
- Eu... (pag 127)
Ler Florbela é ser envolvido num grande abraço sentimental, onde um braço é a melancolia severa, o outro são ?lágrimas ocultas? em versos, e o calor desse abraço é o amor sofrido da poeta.
Não há como negar que em todas as suas poesias há uma carga emocional fortíssima, gosto muito da poesia de Florbela e em como ela consegue expressar com tanta intensidade o seu sofrer, a sua saudade e seu inegável destino da morte. São poesias pesadas, tristes mas com uma beleza muito sútil que traz um equilíbrio tão único e visceral.
Sempre li muito do Volume 2 dessa edição, e lá para mim, estão os melhores trabalhos dela. Aqui no Volume 1, admito que os dois primeiros livros ? Trocando Olhares e O Livro D'ele ? são muito repetitivos e até quase ingênuos (muito Luar e muito Roxinol), mas em compensação, o terceiro, Livro Das Mágoas, é grandioso, me fez chorar e me ver em muitos versos.
Gosto muito da Espanca, foi uma poeta muito importante na minha vida e na minha construção como leitor amante da literatura, ela sempre terá um espaço muito especial no meu coração, que é igualmente coberto de sofrer e apaixonado pela beleza poética da vã melancolia.
* Não recomendo e recomendo ler Florbela Espanca com o coração despedaçado, a tendência é sofrer e Sentir muito.