Ciência da Lógica

Ciência da Lógica G. W. F. Hegel




Resenhas - Ciência da Lógica


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Erick 15/11/2016

Lógica do real
O que Hegel faz é muito simples. Os filósofos é que complicam. Ele olha pra realidade e tenta compreendê-la racionalmente. Ele não investiga nenhuma questão nova, que outro pensador já não houvesse formulado. Tais como:
Como a religião exerce um fascínio tão grande pelos homens; como a política tenta dar conta de toda a nossa complexa organização social; e como a filosofia tenta responder racionalmente as questões mais fundamentais da nossa existência?
Quais são os elementos essenciais que fundamentam esse real?
Nessa Ciência da Lógica Hegel se ocupará apenas desta última que se refere ao fundamento das coisas e a essência da realidade.
Hegel entende que o que une o conceito de realidade é a categoria de relação, ou seja, na sua lógica do real todas as coisas estão em relação umas às outras na unidade delas mesmas. Essa relação entre uma coisa e outra se da pela negatividade. No entanto, essa negação não significa um esquecimento do negado, mas sua superação na conservação. Quando uma coisa se supera, não quer dizer que ela se esquece, mas que se desdobra no seu ser outro através de sua negação
Ao mesmo tempo que as coisas são unas elas possuem uma negação, o outro delas. Como quando passamos da infância à adolescência, o adolescente nega a criança que havia em si e, na superação disso na vida vida adulta, uma negação da adolescência. Esse caminho de passagem de um ao outro, de negação pra negação, é o próprio movimento dialético que caracteriza a realidade.
O primeiro elemento da realidade que ele analisa é o elemento mais abstrato, quer dizer, destituído de negação. Esse elemento é o ser, pois tudo o que existe na realidade precisa ter um ser, deve poder se perguntar "o que é? " de uma coisa que existe.
Através da compreensão das negações desse ser inicial, determinando a ordem da negatividade que estrutura a lógica do real, chegamos a conhecer o que são as coisas em sua essência necessária.
Através do desenvolvimento de sua investigação das figuras lógicas, como o ser, o nada, o devir, a essência, aparência, existência, o conceito e a ideia, Hegel estabelece o movimento dialético como método da exposição de como as coisas são na Natureza e na sociedade. A História nada mais é que o desdobramento dialético da filosofia natural, sendo os acontecimentos históricos necessários sob o ponto de vista lógico.
A lógica hegeliana, dessa forma, não é apenas um método especulativo, mas a expressão ideal das coisas naturais e históricas como reias.
Davi.Rezende 31/07/2018minha estante
De quem é o texto? Complicado assunto rs


Erick 07/08/2018minha estante
A lógica é do Hegel, a resenha é minha rsrs




2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR