viihast 01/03/2024
"(...) a vida é a vida e ninguém morre."
A primeira vez que tive contato com esse livro foi durante uma palestra em um Centro Espírita/Umbandista no dia de finados de 2023. O palestrante antes de começar a leitura das cartas de psicografias, explanou brevemente sobre a história de Volquimar, uma das vítimas do incêndio do edifício Joelma em São Paulo, mas o ponto chave da palestra era uma de suas psicografias realizada por intervenção de Chico Xavier, e desde esse dia, "Somos Seis" está na minha listinha de leitura para esse ano de 2024.
A história de Volquimar foi, sem dúvidas, a que mais me chamou atenção, talvez por ser o motivo que me fez ler esse livro? Talvez de fato seja, mas lendo sua parte no livro apenas confirmou minha empolgação no livro.
Após o término da parte de Volquimar, senti o livro tomando um outro rumo, como se tivesse lendo um outro livro, tive a vontade de abandonar a leitura, mas como já disse aqui em outras resenhas, raramente abandono uma leitura, independente se está me desagradando ou não.
O tempo todo, um outro livro é citado, "Jovens no Além", então suponho que "Somos Seis" seja uma continuação.
Mas valeu a pena continuar, o livro é um compilado de psicografias de jovens realizadas pelo Chico Xavier, e em cada uma podemos retirar inúmeras reflexões e ensinamentos que ficam em nossos pensamentos por uns bons dias ou semanas.
Me remeteu muito a sensação que tive quando li "Ninguém Morreu" e "Estamos Vivo", um misto de saudade e tranquilidade por saber que a vida continua e ninguém, de fato, morre.
É um ótimo livro para se indicar para aqueles pais e/ou familiares que perderam seus filhos e/ou entes queridos muito jovens.
"A Terra é uma escola imensa, em que todos somos matriculados para as lições do amor que, na essência, é a Herança de Deus para nós todos."
"Somos todos irmãos, repetimos. Por que não reconhecer isso, antes que se nos finde o curso de aprendizado no educandário humano, curso que se expressa em cada uma de nossas existências e das quais sempre saímos deficitários, quanto às notas de aproveitamento e de elevações que nos compete alcançar?!"
"Tudo é importante, na seara do bem."
"Trabalhar servindo e servindo quanto nos seja possível, a todos abençoando em nome de Deus, porque todos somos de Deus."
"Eu penso, você pensa, os nossos pensam. E Deus pensará por nós o que seja melhor."
"Não deixe que lágrimas daqui ou dali venham a fazer fossas no caminho a passar. Deus é quem manda em tudo e nós dois estaremos na torcida do pensamento em prece."
"Não podemos fazer um irmão paralítico andar de repente, imitando Jesus, mas podemos auxiliá-lo a seguir pra frente sobre rodas. Não conseguimos multiplicar os pães de cinco para cinco mil, qual Jesus, diante da multidão; entretanto, se quisermos poderemos repartir um pão em dois para suprir as necessidades de um companheiro."
"Caridade é o lugar em que estamos com Deus."
"Entreguemo-nos a Deus, confiando sempre no melhor."
"Hoje melhor que ontem. Amanhã melhor que hoje. E vamos andando. As andanças não fazem o coração esquecer."
"A Divina Providência oferece a cobertura necessária. Nunca se sintam incompreendidos ou vítimas de alguém que haja se desinteressado de nossa vida ou de nosso afeto. Quando alguém se afasta do clima de amor a que foi chamado, entrando em posição contrária à expectativa daqueles que lhes desejam o bem, é considerado nas Leis Divinas por doente e Deus determina que os débitos de carinho desse alguém para com os outros sejam devidamente remunerados."
"(...) um fio de amor nos liga uns aos outros, em todas as fases da vida quando o amor nos rege a existência."
"É servindo que seremos servidos. É amparando aos outros que os outros nos trarão o amparo preciso."
"A morte é uma porta aberta a fim de que a gente escape da Terra, mas geralmente, a pessoa deixa o campo de trabalho e de luta em que vivia assim como está em si mesma. Poucos se livram das impressões primeiras com rapidez e facilidade. Morrer em si será fácil, mas deixar de ser nós mesmos é muito difícil."
"(...) não se preocupem com o lado material de nossas vivências no mundo.
Tenho a idéia de que por aí passamos à maneira de viajores, utilizando veículos diversos para atingir o término da romagem. O recanto de paz em que a saudade se converte em oração permanente é venerável, em verdade, mas não deixa de ser o carro final em que se viajou para a estação de regresso da excursão empreendida. Não nos aflijamos tanto com o veículo e sim conosco, de modo a transportarmos em nós os valores imperecíveis da alma que nos entretecem a verdadeira felicidade."
"Aceitemos o nosso dever de construir um coração novo para a Humanidade. E nessa Engenharia do Espírito, Jesus é o Arquiteto Sábio e Justo. É preciso saber ouvi-lo para conseguirmos partilhar do privilégio de cooperar no levantamento do Mundo Melhor."
"Continuemos com firmeza nas tarefas do bem aos outros para recebermos o nosso bem maior."
"(...) a vida é a vida e ninguém morre."
"(...) tenhamos fé para vencer, fé em Deus e em nós mesmos."
"Procurem doar o que puderem pros vivos de nosso mundo. O que puderem: flores, velas, preces ou até mesmo 'lágrimas'. Façam o que quiserem, mas auxiliem a alguém naqueles nomes de que se recordam. Um pão para quem está de panela vaga, uma peça de roupa usada para quem já não aguenta alfinete e remendo."
"Terra é isso aí: luta e mais luta a fim de que a gente aprenda a vencer para o bem."
"É justamente com os outros que recebemos o socorro maior. Lembre-se da nossa oração de São Francisco: é dando que se recebe. Junto de nossos irmãos da família humana é que podemos entrar nesse câmbio bendito. Auxiliar e sermos auxiliados. Querer bem aos outros para sermos queridos."
"Jesus nos quer felizes e trabalhando para sermos mais úteis, sempre mais úteis."
"Todos temos provas e inquietações para burilamento. Não fazemos a promoção da dor, como se a dor devesse ser aplaudida por indução ao aniquilamento; no entanto, agradecemos a presença da dor, em nossas vidas, simbolizando educadora que nos corrige os impulsos. Sem ela, seria realmente difícil a compreensão que nos patrocine a aquisição de luz para a Vida Maior."
"As tarefas são nossas. Os anjos nos auxiliam, mas não nos substituem. O Senhor é o Senhor, de cuja Bondade Infinita recebemos tudo em nosso favor, mas recolhemos da misericórdia d?Ele o privilégio de ser o apoio mútuo, no domínio de nossas relações no dia-a-dia de nossa existência."
"O corpo é um barco sumamente precioso que nos exige na Terra a maior das atenções para estar viajando e agindo com segurança ou ancorado com a bênção de Deus para o fortalecimento preciso."
"(...) a vida é também Deus em nós."
"Amor é paz que se dá para receber, luz que se acende em alguém, para que a luz desse alguém nos clareie os caminhos."
"A oração é um fio de intercâmbio entre nós, ante a Providência Divina."
"Os que sofreram nos claustros, os que desapareceram em louvor da fé, os que trabalharam para socorrer as criaturas que lutam na Terra, os que amaram um ideal superior, em nome de Deus, são aqui mais vivos. Todos vivemos, porque todos somos filhos de Deus e espíritos imortais; no entanto, os que se doaram pelos outros, os que se trocaram pela felicidade e pela paz dos seus semelhantes, aqui encontram mais vida, somando vida e amor a si mesmos, na medida do amor e da vida que distribuíram com os outros."
"Não tenham receio pelo amanhã. O verdadeiro seguro - o seguro que nunca falha - é o trabalho que Deus nos concede. Trabalhando no bem, tudo teremos de bom."
"Deus nos auxilie a todos na sustentação de nossa fé na imortalidade da alma, porque essa fé na continuidade da vida além da morte do corpo, é o sustentáculo em que nos escoramos para vencer nas provas e tarefas que trazemos ao mundo."