Trajano 29/12/2020
Imprevisível
Eu seria mentiroso em dizer que eu não li esse livro todo com o Google aberto do lado por causa dos inúmeros termos náuticos que eu não estou acostumado a ler, mas também seria mentiroso em dizer que eu de certa forma não me afeiçoei à história.
Embora, ao meu ver, muitas situações foram descritas de uma forma não muito confortável ou fácil de compreender (o que tornou o livro mais difícil de ler do que eu esperava), a história me cativou por suas surpresas e pela própria atmosfera de piratas com suas superstições, hábitos e ambições, o que é algo que eu já gosto bastante desde sempre.
Podemos perceber que várias coisas que são vistas nos filmes de Piratas do Caribe têm a influência deste livro, seja a própria "Marca Negra", o famoso Dave Jones, o papagaio Capitão Flint, que inspirou em muitas obras que envolvem pirataria a imagem do papagaio falante, o Pirata com a perna de pau, etc... Isto apenas demonstra o quão influente está história foi para a cultura pop relacionada às obras que envolvem piratas.
John Long Silver foi de longe o personagem mais interessante da história, embora vilão. É um dos personagens mais imprevisíveis que eu já li em toda a minha vida.