Mundo da Vavah 17/08/2020
Talvez quase tudo que você conheça ou imagine sobre piratas é proveniente deste clássico maravilhoso e se você ainda não conhece a história de Jim Hawkins e seus amigos, você precisa colocar essa leitura em suas prioridades.
ㅤ
Um velho pirata, um pouco misterioso e porque não dizer nebuloso chega à hospedaria da mãe de Jim e em uma determinada fatalidade, morre no local e ali mesmo deixa junto aos seus pertences um mapa de uma ilha com um tesouro. Em busca de dinheiro, Jim reúne com a ajuda de algumas cabeças inteligentes da cidade uma embarcação rumo a tal ilha. O que não imaginavam é que nessa tripulação se esconderia o temível pirata perna de pau, Long John Silver e sua infantaria.
ㅤ
A partir de então acompanhamos e porque não dizer viajamos por cenários extremamente bem construídos, desde as "maravilhosas" instalações do barco Hispaniola até os ambientes da ilha, um local de imagem obscura, com um imenso matagal, uma caverna e uma pântano. Ambientes que servem como pano de fundo para as lutas entre os dois grupos, as inúmeras aventuras do pequeno, porém adulto Jim, as lutas, bombardeios, festas de piratas, regadas a bebidas e gritaria.
ㅤ
Juntamente a todo esse cenário, conhecemos um pouco melhor cada personagem, o destemido, corajoso e heroico Jim, às vezes um pouco inexperiente mas característica essa que é compensada com a ajuda do inteligentíssimo Dr Livesey e do maluquinho juiz Trelawney, podemos citar também as ajudas um tanto quanto estranhas do capitão Smollet. E claro, um dos melhores personagens (pelo menos para mim), o temeroso John Silver, o maior e melhor dos piratas já criados na literatura, com um passado sombrio, mas fugindo das características costumeiras de piratas, é um homem modestamente rico, estudado, politico e estrategista, que não mede esforços para conseguir o que deseja ou simplesmente para livrar sua cabeça de qualquer perigo.
ㅤ
Uma viagem no tempo e para a melhor ilha que você possa imaginar conhecer.