THALES76 23/06/2022Leitores de ficção cientifica, aprocheguem-se! Livro com diversos contos que o autor escreveu ao longo de sua vida, muitos desses contos já constam em outros livros de Asimov. Esse foi um ponto negativo pra mim, pois já tinha lido outro livro de contos do mesmo, e nessa leitura acabei por esbarrar com histórias já conhecidas.
As 3 leis da robótica, é a ideia que tem permeado o livro. O que me impressionou foi em como Asimov consegue desenvolver tantos debates intelectuais e dilemas tão complexos, em volta desses 3 pilares, chegando a mais de 460 páginas de puro brilhantismo.
Muitos contos foram maçantes, outros fui lendo dezenas de páginas e não senti o mínimo de exaustão. Preciso destacar aqui o conto do homem bicentenário (que virou filme), onde tive a incomoda sensação de vazio. A partir da ótica de Andrew – o robo que queria ser gente – fui acompanhando a morte de todas pessoas que o robo outrora já amou, e o coitado teve que viver com essa dor para sempre, amaldiçoado pela vida eterna. Nesse sentido, isso gerou uma imensa amargura no meu coração, parecendo com que se tivesse retraído todo, sentimento esse de pura empatia, acredito que Andrew deveria estar sentido o mesmo.
Foi a história que mais me comoveu, e fez perceber que a vida é um piscar de olhos, sendo tudo muito fugaz. Agora depois de lê-lo, tenho uma vontade vigorosa de dar mais valor ao afeto, ao amor A VIDA EM SI!