O Conto de Zoe

O Conto de Zoe John Scalzi




Resenhas - Zoe's Tale


43 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Hakiryo 17/11/2024

Zoe
Eu lembro que quando terminei a primeira trilogia, e descobri a existência de uma outra, fiquei muito empolgado, mesmo sem saber quanto tempo levaria para chegar ao Brasil. Me animei bastante quando comprei a segunda trilogia.
Sobre o livro, tenho algumas ressalvas a livros em 1ª pessoas, mas esse é gostoso. Tem partes que é adolescente demais pra mim e quase me perdeu... Mas olhei a história até esse livro e insistindo o li.
Gostei de como as coisas se desenrolam no fim. A linguagem neutra deu nos nervos várias vezes. Tentar ler dinamicamente tendo dislexia é um desafio e tento. Não muda nada na história ter ela ou não. Mas travava o avanço muitas vezes.
comentários(0)comente



Wesley.Junges 29/10/2024

O livro é muito bom principalmente pelo fato de vermos outro ponto de vista da história anterior e conseguir sanar muitas perguntas que ficaram.
comentários(0)comente



Hevelyn 18/10/2024

O início do livro é meio desinteressante, mas depois de 50 paginas você fica tão vidrada no livro, que nem vê as folhas passarem! Gostei muito de ter mais Hickory e Dickory nessa saga, me engasguei de rir com essa dupla, e conhecer mais um pouquinho da zoe foi muito bom! não me interessei muito pelos assuntos de relacionamento dela, mas o desenvolvimento da história pela visão dela me surpreendeu muito, ansiosa pro próximo!!
comentários(0)comente



William354 09/10/2024

A filha de duas famílias e Deusa dos Obins.
Como grande admirador e fã de John Scalzi, é triste dizer que achei O Conto de Zoe uma decepção. Por toda a expectativa que naturalmente é criada levando em conta que este é “O Quarto Livro da Série da Guerra do Velho” (informação estampada na capa, inclusive, sendo uma justa ostentação), esse livro obviamente tem seu valor mas sem dúvida é menos empolgante que os demais.

Uma passagem narrada pela Zoe no primeiro ato do livro me chamou muito a atenção: "A maior parte desse tempo eu passei assistindo às partidas de queimada, ouvindo música, batendo papo com meus novos amigos, e gravando as boladas do Enzo. No entrando, no meio disso tudo, consegui sim tirar um tempo pra aprender sobre o mundo onde passaríamos o restante das nossas vidas."

Essa passagem resume bem a maior parte do livro, em especial o início e o meio dele. Ele perde muito, muito tempo mesmo com dramas adolescentes totalmente desinteressantes e de vez em quando, arruma algum tempo para falar sobre o que realmente importa, sobre o que aprendemos a gostar desse universo. Além da perda de tempo com temas adolescentes bobos, muito do que é revisitado é só repeteco, mesmo. As mesmas informações que já tínhamos com uma ou outra observação e/ou sentimento de Zoe.

Como já sabemos de antemão o que vai acontecer, quase não há impacto na história, e a participação de personagens secundários e terciários não empolga, o mesmo vale pra alguns pequenos plots aqui e ali. É compreensível que tenhamos que acompanhar esses pormenores para que possamos conhecer de fato Zoe e seu íntimo, afinal, em parte nós somos moldados pelo que nos cerca, mas fica aquela clara sensação de que para conhece-la, você precisa pagar um “pedágio” muito grande. É como se a maior parte do livro fosse composta por aquelas cenas deletadas de filmes que você entende o porquê de terem sido deletadas quando você as assiste.

Após o término da leitura, de saldo positivo fica o desenvolvimento de Zoe, conhecemos bem mais dela e da fauna de Roanoke que é um pouco mais explorada. Mas o que salva mesmo o livro são algumas sequências na reta final envolvendo os Obins, o Conclave e uma 3° raça alienígena. Se tem uma coisa que dá pra afirmar sobre essa saga é que os finais do Scalzi nunca decepcionam. São trechos novos da história, que não havíamos visto, quase como informações de “bastidores”, e que culminam no crescimento e amadurecimento de Zoe que mostra ser uma personagem muito forte, talhada pela representatividade e responsabilidade que teve desde pequena.
comentários(0)comente



George Luiz 07/10/2024

Zoe é a filha de um grande cientista, ele criou uma máquina de consciência para uma raça alienígena, os Obins. Agora Zoe é venerada quase como uma deusa viva. Neste impasse ela deve ajudar seus pais na liderança de uma nova colônia, Roasnoke, em um planeta distante. Um marco para que várias e diferentes colonos se juntem para mostrar à União Colonial que a raça humana pode habitar e prosperar nos novos mundos. O que Zoe não sabe é que sua casa, amigos e família são os alvos de uma aliança interplanetária, O Conclave, e, também são os alvos das Defesas Coloniais, que, cada qual, a seu modo, têm como intuito de dar o início e o fim de um conflito político que envolve mais de 400 raças alienígenas. Com isso, Zoe reflete sobre o que é e quem ela é para si mesma e para os Obins. Uma humana usada como peça de um contrato ou uma deusa viva para uma raça alienígena inteira. Em meio aos seus dilemas internos, ela deve cuidar de se defender e proteger àqueles que mais ama dos perigos que vêm da galáxia.
comentários(0)comente



FlaviosParanhos 27/09/2024

Gostei muito.
O CONTO DE ZOE Eis aqui o quarto livro da saga, Guerra do Velho. Tive algumas dificuldades na leitura, mas não por culpa do livro. Eu li a trilogia da guerra do velho há muito tempo. Lembrava só do final do último livro e de acontecimentos aleatórios, então voltar para esse universo assim do nada foi uma guerra sensorial tremenda. Lembranças voltando, se misturando até com outros livros de outras sagas. Mas pq isso? Pq apesar de ser o quarto livro, esse livro se passa ao mesmo tempo que o terceiro. Ou melhor, sob a perspectiva de outro personagem, a Zoe. E o que achei do livro? Sensacional, cheguei a chorar em certa parte, fico abismado como um autor, homem, hétero, escreveu tão bem e intensamente uma adolescente. Coloquem todos os livros para adolescentes que venho lendo de Star Wars no chinelo. Chega até a dar vergonha alheia. É impressionante a diferença de alguém que escreve pq gosta e não por encomenda. Mas tudo me agradou? Não, o uso da linguagem neutra tira toda a imersão, é uma corruptela do português, não é algo orgânico à língua, mas sim imposição de movimentos norte-americanos enfiados em um idioma onde isso não encaixa, muitas vezes parecia um diálogo do Mussum dos Trapalhões. Irritante e nada orgânico. Porém, esse livro me agradou e muito. Scalzi é sensacional.
comentários(0)comente



Rauecker 13/08/2024

O conto de Zoe
Nada novo sob o sol. Nada mesmo, e até parece cômico. Mas não é.

O conto de Zoe inicia onde o terceiro livro ?a última colônia? inicia, e termina no mesmo ponto também, portanto, acredito que se pegar para ler um depois do outro pode ser uma experiência não tão boa quanto a minha. Que aliás, foi ótima! Rever os acontecimentos do livro 3 da perspectiva da Zoe foi excelente e eu até pensei que Scalzi faria dela a sua nova protagonista para essa trilogia (coisa que não confirmei sendo verdadeira no início do livro 5).

Zoe é muito parecida com John, engraçada, sarcástica e inteligente, porém, com um ar muito mais jovial e alguns problemas adolescentes mesmo, chega a ser o livro mais tranquilo da série até então por conta disso. Isso em momento algum é um ponto negativo em minha visão.

É estranho dizer que é basicamente um livro repetido e ainda assim ser excelente, mas é o que é. Não temos nenhuma descoberta significativa para a trama e também não somos surpreendidos nenhuma vez (já que sabemos o que aconteceu em ?A última colônia?) Scalzi faz sua obra magistral com emoções e sentimentos, e claro preenche algumas lacunas deixadas no livro 3.

Adorei, vou terminar a segunda trilogia com certeza e esse livro 4 serviu muito para ?abrir o apetite? e correr para a conclusão.

Menção honrosa ao autor que consegue entregar tudo em uma batalha sem nem mesmo escrever uma palavra sobre ela!

Citação preferida:

?Ao longo de sua vida inteira, isso que você é exigiu coisas de você. Agora é hora de exigir de volta.?
comentários(0)comente



Juliana 04/08/2024

O Conto de Zoe
Se precisar gosto de ver uma mesma história sobre outra perspectiva. Esse livro preenche todas as lacunas de A Última Colônia
comentários(0)comente



Andreza 11/07/2024

Um livro meio tedioso. Uns adolescentes chatos, que não me interessaram em nada. E ler a história de novo mas com outra visão me entediou mesmo. Mas gostei do começo, depois foi ficando meio insuportável.
comentários(0)comente



Pedro P. R. 04/07/2024

O Conto de Zoe é o quarto volume da série A Guerra do Velho e o primeiro da segunda trilogia escrita por John Scalzi e publicada pela editora Aleph.
Esse é um livro bem curioso e que traz um tipo diferente de leitura. O Conto de Zoe conta a mesma historia que A Última Colônia, terceiro volume de A Guerra do Velho, só que a historia é toda contada pelo ponto de vista da personagem Zoe.
Exatamente por ser assim, esse livro perde um pouco do impacto de alguns acontecimentos, afinal, já sabemos praticamente tudo que vai acontecer, mais ainda assim é interessante ver certos pontos que não sabíamos pois não tínhamos acesso a eles pelo ponto de vista do protagonista de A Última Colônia.
O arco final do livro talvez seja a melhor parte desse livro, principalmente por ela completar e explicar de uma forma melhor o final de A Última Colônia.
Ansioso agora para ler o próximo volume da série.
comentários(0)comente



Pedro P. R. 04/07/2024

O Conto de Zoe é o quarto volume da série A Guerra do Velho e o primeiro da segunda trilogia escrita por John Scalzi e publicada pela editora Aleph.
Esse é um livro bem curioso e que traz um tipo diferente de leitura. O Conto de Zoe conta a mesma historia que A Última Colônia, terceiro volume de A Guerra do Velho, só que a historia é toda contada pelo ponto de vista da personagem Zoe.
Exatamente por ser assim, esse livro perde um pouco do impacto de alguns acontecimentos, afinal, já sabemos praticamente tudo que vai acontecer, mais ainda assim é interessante ver certos pontos que não sabíamos pois não tínhamos acesso a eles pelo ponto de vista do protagonista de A Última Colônia.
O arco final do livro talvez seja a melhor parte desse livro, principalmente por ela completar e explicar de uma forma melhor o final de A Última Colônia.
Ansioso agora para ler o próximo volume da série.
comentários(0)comente



Thayna Cursino 30/06/2024

Me surpreendi com esse livro, gostei mais do que o esperado. Quando descobri que a história seria pelo ponto de vista da Zoe, fiquei com receio, pois como ela é uma adolescente pensei que poderia não me conectar com a história, mas não foi o caso. Gostei de acompanhar a Zoe e suas relações, principalmente com os Obins, que são tão devotos a ela.
Como já faz um tempo que li A última colônia, não ficou repetitivo para mim, pois já tinha esquecido de alguns acontecimentos da história. Estou empolgada para continuar a série.
comentários(0)comente



Daniela 27/05/2024

Sendo a mesma história, só que contada pelo ponto de vista da Zoe, há vários momentos em que a história se torna repetitiva, por já ter visto aquilo.
No entanto, há acontecimentos novos, situações que aconteceram com a Zoe e os amigos e que mais ninguém soube. Esses momentos foram ótimos, repletos de ação e emoção.
Então, foi bom poder conhecer a história do ponto de vista de uma jovem quase comum, só que com uma raça inteira sob o seu comando.
Teria preferido, no entanto, que não fosse um livro completo, mas que no livro anterior o autor tivesse aberto espaço para a narração da Zoe.
A parte final foi incrível, quando a Zoe tem que pedir ajuda aos Obins para obter ajuda dos Consu.
comentários(0)comente



Pedro 02/05/2024

Voltar pro universo da Guerra do Velho 4 ou 5 anos depois de ler A Última Colônia foi uma experiência.... diferente. Confesso que não me lembrava quase nada do último livro e, por isso, tive até dificuldade de perceber que esse livro acontecia simultaneamente. Mas, mesmo assim, Scalzi conseguiu me prender do início ao fim com sua narrativa inigualável. Esse foi o universo que me introduziu à ficção científica, lá em 2018, e é um prazer voltar a ele
comentários(0)comente



Renata 28/04/2024

Muito bom
Gostei de ler as aventuras sobre o ponto de vista da Zoe. Achei q ficaria repetitivo, mas não foi o q aconteceu. O final me derramou algumas lágrimas.
comentários(0)comente



43 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR