O Conto de Zoe

O Conto de Zoe John Scalzi




Resenhas - Zoe's Tale


43 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


bardo 02/11/2023

O hiato que ocorreu entre a publicação do terceiro volume da série e esse aqui no Brasil provavelmente causará um certo estranhamento para quem leu A Última Colônia na época de sua publicação, sensação que leitores que agora conhecem a saga não sentirão. A questão é que os dois trazem narrativas complementares contando a mesma história com pontos de vista diferentes. São livros que devem ser lidos se não seguidos, pelo menos com não muito tempo entre eles.
Feita essa ressalva cabe dizer que esse quase a parece um livro de Sci-Fi Young Adult já que sua protagonista é uma adolescente e boa parte do núcleo principal é composto por personagens mais jovens. É uma curiosa mudança de foco em uma história onde seus protagonistas até o momento tem sido personagens mais velhos.
Impressiona a capacidade de Scalzi de com um texto leve, às vezes quase bobo, tratar de temáticas bastantes complexas e profundas. Se nos outros livros temos uma dimensão mais política e social aqui o foco se volta para relações mais íntimas e de identidade. Somos apresentados ao desenvolvimento da protagonista mesclando o desenvolvimento normal de uma adolescente e sua curiosa condição de elo entre duas espécies,
Conforme nos aproximamos do fim da trama o autor habilmente aborda uma série de temas que dado o ritmo vertiginoso da ação podem passar desapercebidos, mas relações abusivas, objetificação do outro, propósito e sacrifício, entre outros temas são abordados.
Como os demais este é mais um capítulo interessante nessa saga que parece simples e despretensiosa mas aborda temas complexos e traça para uma eventual ocupação espacial e relacionamento inter espécies um panorama bem plausível.
Brujo 03/11/2023minha estante
Preciso começar a ler essa série pra ontem !

Ótima resenha!!!


bardo 03/11/2023minha estante
Precisa sim viu? Scalzi escreve sem firulas, mas propõe uma coisas bem interessantes.


bardo 03/11/2023minha estante
Precisa sim viu? Scalzi escreve sem firulas, mas propõe umas coisas bem interessantes.




Will 15/07/2019

Mudanças e perspectivas
Estava relutante de ler a história de Zoe por três motivos:
1 - ficaria órfão de Jane e John;
2 - história de uma adolescente;
3 - mesma história.

Tirando o primeiro ponto, o resto foi melhor que esperei. Trouxe preenchimentos de lacunas, como o caso dos "lobisomens" e principalmente o encontro de General Gau e Zoe e, falando em General Gau, que personagem, queria uma história só dele não só e cativante como também inteligente.
Acredito que Scalzi cresceu muito nesse livro, até esse ponto além da saga do Guerra do Velho ele escreve Android's Dreams (que não li ainda) e pude ver a mudança de enredo, tendo mais dinâmica, apesar de não ter nenhuma cena de guerra.

Zoe conseguiu me deixar empolgado, emocionado e até com raiva, Zoe mostrou que é filha sim de Jane e John, em situações na qual ela tomou a frente e assumiu as responsabilidades. Além dela, fiquei muito intrigado com os Obins que foi apresentado ainda mais conteúdo e história dos mesmos.

Por fim, se os próximos livros seguir o que Scalzi disse de deixar John e companhia descansar, fico intrigado mas ao mesmo tempo empolgado para ver as consequências do fim da saga dos personagens que tanto me importei.

Leia Zoe e fique deixe a saga completa.
Que venha a saga dentro da saga.
Pablo Macedo 26/10/2020minha estante
Parceiro, por acaso você tem o pdf?


leticia.miquilini 01/05/2023minha estante
Amigo, você pode me dar um spoiler porfavor?
A Jane e o John morrem nesse livro??




davidplmatias 28/09/2018

Scalzi provou nesse volume da saga que aprendeu a lidar com emoções e dramas. Quase esse fã de Scifi derramou lágrimas no decorrer desse livro. Um ótimo complemento ao terceiro livro, servindo de espelho e preenchendo lacunas na prosa anterior. Maestral! Estou ansioso pelo quinto. Tradução feita por fã!
Wanessa135 12/07/2020minha estante
Onde você conseguiu achar a tradução?


Pablo Macedo 26/10/2020minha estante
Por acaso teria o pdf?




Valner.Wasilewski 27/07/2022

Há poços de lágrimas nesse livro
É, uma coisa que eu não esperava. Derramar lágrimas com um capítulo do livro cuja história eu já sabia. Assim aconteceu, me debulhei em lágrimas. kkkk A história é construída de forma afável, realmente saindo de adolescentes clichês que amadurecem rápido. Afinal, uma vida a mercê da guerra não tem como levar uma adolescência normal. Se você gostou dos três últimos livros e mesmo que esse seja a mesma história do livro anterior, VALE MUITO A PENA LER!! Especialmente para compreender como que as coisas se resolveram em A Última Colônia.
leticia.miquilini 01/05/2023minha estante
Amigo, você pode me dar um spoiler porfavor?


leticia.miquilini 01/05/2023minha estante
A Jane e o John morrem nesse livro???




Jeferson 10/01/2024

Pouco avança na história da saga
O quarto livro da série Guerra do Velho conta basicamente a história do terceiro livro ( A Última Colônia), mas sob a perspectiva de Zoe. Por se tratar de uma história que já conhecemos, não senti que acrescenta muito à história da saga, outro ponto que não curti tanto,mas é ignorável, é que a história é sob uma perspectiva de uma adolescente. Os pontos fortes do livro são as partes onde é contada as origens dos Obins, motivações dos Consus e a minha parte favorita, os "lobisomens " do terceiro livro, que eu e vários leitores ( se acordo com o autor) gostamos muito mas pouco foi explorado no terceiro livro, os "lobisomens" retornam mas apesar de breve sua aparição, gostei bastante desse trecho do livro.
A história não avança em quase nada em relação ao livro anterior, pretendia dar uma nota 3, porém após ler os agradecimentos do autor, enxerguei certas coisas sob outra perspectiva.
Há linguagem neutra no livro, visto que os Obins são intersexuais, em algumas partes causa certa estranheza por ser algo incomum, mas nada que prejudique a leitura.
Kleitondk 13/01/2024minha estante
A parte da linguagem neutra pra mim atrapalhou demais a leitura, não que estragasse a história nem nada do tipo, mas cada vez que eu lia eu parava pois parecia que eu estava lendo uma palavra escrita de forma incorreta (e estava mesmo), e isso acabava atrapalhando a fluidez da leitura.

O que mais incomoda é que provavelmente isso foi decisão da editoria na hora da tradução e que não existia na obra original.




Marcelo1352 17/04/2024

Desnecessário, não ruim
Esse é o volume mais fraco até agora, isso não quer dizer que seja ruim é só desnecessário. Acompanhar a mesma história do volume 3 pelo ponto de vista de uma adolescente (sem nenhuma falha) é por vezes enfadonho. Existe muita competência do autor em criar cenas emotivas e em aprofundar alguns aspectos emocionais, porém como não há surpresas perdem o impacto.
A decisão da editora de usar linguagem neutra é bem equivocada, não agrega absolutamente nada e passa a impressão de ser forçada.
Robson 29/04/2024minha estante
Não consegui terminar esse, justamente por achar desnecessário




Will 20/01/2022

Toda história tem dois lados
E o que ficou de Deus Ex Machina no fim de A Última Colônia foi meio que resolvido aqui, embora não seja o ideal resolver em um livro a parte né...
Bem, aqui nós vemos o ponto de vista de Zoe e as suas preocupações adolescentes, mas mesmo que pareça ser simplista num primeiro momento, o aprofundamento cultural de outras raças, assim como um entendimento maior das estruturas de poder do universo, abrindo caminho para The Human Division, um título bem auto explicativo
Homero 10/04/2022minha estante
Fica muito ruim ler apenas os 3 primeiros livros? Fica muito inacabado?




Pablo Macedo 26/10/2020

Oi, segue abaixo o link com o livro e serie para pdf...
Zoe's Tale
http://www.mediafire.com/file/yusv2wenxmc6j51/John_Scalzi_-_%255BOld_Man%2527s_War_04%255D_-_Zoe%2527s_Tale.pdf/file

Toda a série Old Man's War
http://www.mediafire.com/file/jqbesc9sf6anbry/old_mans_war_%2528PDF%2529.rar/file

Trilogia Inicial em Português
http://www.mediafire.com/file/2n8rs5ymsnbouvx/Trilogia_Inicial_em_Portugu%25C3%25AAs.rar/file



site: http://www.mediafire.com/file/yusv2wenxmc6j51/John_Scalzi_-_%255BOld_Man%2527s_War_04%255D_-_Zoe%2527s_Tale.pdf/file
Pablo Macedo 26/10/2020minha estante
Sei que não esta na melhor forma :/ no futuro se eu tiver mais tempo eu atualizo o em formato PDF, porém o epub que está no material bruto (Oq tem todo o trabalho do scalzi) está melhor... porém é em epub




Ana Gouvêa 14/04/2024

Ahhhhh que gostosinho!
E depois que a gente lê os agradecimentos do autor, as coisas fazem ainda mais sentido! ?
comentários(0)comente



Hakiryo 17/11/2024

Zoe
Eu lembro que quando terminei a primeira trilogia, e descobri a existência de uma outra, fiquei muito empolgado, mesmo sem saber quanto tempo levaria para chegar ao Brasil. Me animei bastante quando comprei a segunda trilogia.
Sobre o livro, tenho algumas ressalvas a livros em 1ª pessoas, mas esse é gostoso. Tem partes que é adolescente demais pra mim e quase me perdeu... Mas olhei a história até esse livro e insistindo o li.
Gostei de como as coisas se desenrolam no fim. A linguagem neutra deu nos nervos várias vezes. Tentar ler dinamicamente tendo dislexia é um desafio e tento. Não muda nada na história ter ela ou não. Mas travava o avanço muitas vezes.
comentários(0)comente



Pedro P. R. 04/07/2024

O Conto de Zoe é o quarto volume da série A Guerra do Velho e o primeiro da segunda trilogia escrita por John Scalzi e publicada pela editora Aleph.
Esse é um livro bem curioso e que traz um tipo diferente de leitura. O Conto de Zoe conta a mesma historia que A Última Colônia, terceiro volume de A Guerra do Velho, só que a historia é toda contada pelo ponto de vista da personagem Zoe.
Exatamente por ser assim, esse livro perde um pouco do impacto de alguns acontecimentos, afinal, já sabemos praticamente tudo que vai acontecer, mais ainda assim é interessante ver certos pontos que não sabíamos pois não tínhamos acesso a eles pelo ponto de vista do protagonista de A Última Colônia.
O arco final do livro talvez seja a melhor parte desse livro, principalmente por ela completar e explicar de uma forma melhor o final de A Última Colônia.
Ansioso agora para ler o próximo volume da série.
comentários(0)comente



Thayna Cursino 30/06/2024

Me surpreendi com esse livro, gostei mais do que o esperado. Quando descobri que a história seria pelo ponto de vista da Zoe, fiquei com receio, pois como ela é uma adolescente pensei que poderia não me conectar com a história, mas não foi o caso. Gostei de acompanhar a Zoe e suas relações, principalmente com os Obins, que são tão devotos a ela.
Como já faz um tempo que li A última colônia, não ficou repetitivo para mim, pois já tinha esquecido de alguns acontecimentos da história. Estou empolgada para continuar a série.
comentários(0)comente



Renata 28/04/2024

Muito bom
Gostei de ler as aventuras sobre o ponto de vista da Zoe. Achei q ficaria repetitivo, mas não foi o q aconteceu. O final me derramou algumas lágrimas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Daniela 27/05/2024

Sendo a mesma história, só que contada pelo ponto de vista da Zoe, há vários momentos em que a história se torna repetitiva, por já ter visto aquilo.
No entanto, há acontecimentos novos, situações que aconteceram com a Zoe e os amigos e que mais ninguém soube. Esses momentos foram ótimos, repletos de ação e emoção.
Então, foi bom poder conhecer a história do ponto de vista de uma jovem quase comum, só que com uma raça inteira sob o seu comando.
Teria preferido, no entanto, que não fosse um livro completo, mas que no livro anterior o autor tivesse aberto espaço para a narração da Zoe.
A parte final foi incrível, quando a Zoe tem que pedir ajuda aos Obins para obter ajuda dos Consu.
comentários(0)comente



43 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR