To Kill A Mockingbird

To Kill A Mockingbird Harper Lee




Resenhas - O Sol é Para Todos


5205 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |


Julia6422 01/07/2024

"Os advogados, suponho, um dia foram crianças"
O livro se passa na época da segregação racial nos Estados Unidos, na visão de Scout, uma criança. O contraste entre assuntos sérios da segregação e injustiça racial da época e as aventuras de Scout e seu grupo mostra pelo olhar inocente de uma criança, assuntos complexos de uma forma divertida e simples com uma escrita leve que te prende até a última página.
comentários(0)comente



vaesc 30/06/2024

"O enredo gira em torno da família Finch que tem como base o patriarca - Atticus Finch. Viúvo, ele cuida das duas crianças Jem e Scout com a ajuda de uma empregada negra (e sim, a raça dela é importante pelo contexto que explicarei logo menos).

Atticus é um advogado (um dos poucos da pequena cidade) e é chamado pelo Juiz para defender um caso que ninguém aceitava.

Um negro - Tom - foi acusado de estuprar uma menina branca. O caso deixou a cidade em polvorosa e Tom, ainda que não tivesse nem sentado ao banco dos réus, já havia sido condenado na boca do povo."
comentários(0)comente



Cínthia samm 30/06/2024

"Acho que só existe um tipo de gente: gente"
Ambientada no sul dos EUA, o livro tem como pano de fundo a beleza rural, as travessuras de dois irmãos e um pai, advogado, que realmente quer ser justo, apesar da sociedade racista e preconceituosa em que está inserido.
Leitura linda, sensível e necessária.
comentários(0)comente



Andressa 29/06/2024

Memorável
Tenho uma mania de ler livros sem saber de nada sobre a história, gosto de quando me indicam o livro e simplesmente falam ?leia?. Isso dá uma sensação de mistério, de nao saber o que esperar, muitas vezes de surpreendo e poucas me desaponto. Esse livro mais que me surpreendeu. Comecei a ler como quem nao queria nada, só pra passar o tempo. Demorei a entender o ponto de vista inocente de Scout, pra mim ia ser só mais um livro de criança. Porem na metade do livro, quando começa a falar do caso que o Atticus estava trabalhando, meus amigos, que livro. Cada lição pra vida que esse livro dá. Todo mundo deveria ler uma vez na vida. Lições de amizade, família, convivência, humanidade e o mínimo de caráter que uma pessoa deveria ter. Amei. E deixo vcs com essa passagem: ?Coragem é fazer uma coisa mesmo estando derrotado antes de começar ? prosseguiu Atticus. ? E mesmo assim ir até o fim, apesar de tudo. Você raramente vai vencer, mas às vezes vai conseguir.?
comentários(0)comente



AlziraPerdigao 29/06/2024

Pelo olhar de uma criança!
Esse livro não estava na minha lista de leitura, mas tive acesso a ele e o coloquei na frente dos outros pra poder devolver logo. Não me arrependi. A leitura foi muito fluida e ele realmente merece ser um dos romances mais premiados da história atual.
A história é contada pelos olhos de Scout, irmã de Jem e filha do Aticcus. Tudo começa com as brincadeiras entre Scout, Jem e seu amigo de férias de verão, Dill. Muitas dessas brincadeiras voltadas para uma casa que eles consideravam "mal assombrada", onde morava um solitário senhor, de que eles tinham medo e não sabiam a história do porquê ele nunca sair de casa. Quando Scout começa a frequentar a escola, sabemos um pouco de como funciona a sociedade de Maycomb, cidade pequena em que eles moravam, que pertencia ao Alabama. Ali vimos que criança tal era daquele jeito, porque sua família era aquela e ele estava fadado a aquilo e isso seguia por muitas famílias e mostrava como aquela sociedade era arraigada a preconceitos e castas sociais que consideravam imutáveis. A escola tbm não era um lugar agradável, de aprendizado e transformação social, mas sim de punição e preconceito, bem adequado ao que era a escola numa cidade provinciana, da época em que se passou a história.
Atticus, seu pai, era um advogado justo, honesto e muito fiel a seus valores, que traz na defesa de um negro inocente, acusado de estupro, a trama principal da história, que desnuda aos olhos da criança o preconceito e como esse racismo incrustado nessa sociedade injusta e hipócrita pode acabar com a vida de pessoas de bem, que tem por único "crime" a cor que carregam na pele.
Destaco como uma personagem que ganhou meu coração, Calpurnia, a empregada negra de Atticus, que com muitos valores, bondade e pulso firme o ajudou a criar Scout e Jem, visto que eram órfãos de mãe. Super recomendo a leitura! Esse livro contado de maneira inocente e simples, por ser pelo linguajar e conhecimento de uma criança, é realmente maravilhoso, nos ensinando muito e fazendo refletir que aquela sociedade tradicional, hipócrita, preconceituosa e injusta ainda está presente nos dias de hoje e que nem tudo que parece ser é como se mostra, temos que dar chance de conhecer realmente as pessoas como elas são, para poder julgá-las, pois só cada um sabe a cruz que carrega.
comentários(0)comente



Ariane243 28/06/2024

Confesso que comecei esse livro com uma expectativa que não teve quase nada a ver com a real história. Talvez por não ter o costume de ler livros que retratam assuntos tão importantes na perspectiva de uma criança, foi uma leitura meio massiva em alguns momentos por não trazer o que eu achava que era a premissa, mas mesmo assim, é uma história muito boa e cativante. O que mais me encantou nela é que mesmo com toda a inocência, as crianças são sim capazes de entender assuntos complexos e obviamente, não nascem preconceituosas, tudo depende do contexto no qual estão inseridas e como são ensinadas ao longo do seu desenvolvimento.
comentários(0)comente



sallina 27/06/2024

A ingenuidade encontra a sabedoria
Narrado por uma criança, o livro começa um pouco devagar, apresentando muitos personagens ao mesmo tempo sem realmente introduzí-los, mas no decorrer das páginas o ritmo flui e vamos nos tornando parte do trio de amigos de Maycomb, uma cidade pequena do interior.

A escrita é impecável e te envolve. Scout conta seus dias na escola e suas aventuras, te fazendo viver nos pés descalços de uma criança aventureira, inteligente e cheia de curiosidade.

Seu pai, Atticus, a quem admiro e ouço como a um avô que transmite sua sabedoria, é um advogado e mantém seus ideais humanitários firmes, sempre tentando ensinar seus filhos sobre bondade e sobre a natureza humana. No tribunal e na cidade ele passa a defender um negro de acusações e, na época, é apedrejado por muitos, porém sem nunca perder a compostura ele usa disso para educar Scout e Jem, seu irmão.

O livro nos relembra sobre a ingenuidade, a justiça, a injustiça, o preconceito, os papéis sociais e muito mais. Nos deparamos com uma discussão sobre a verdadeira coragem em manter-se fiel a si mesmo apesar de tudo, com o debate sobre o ódio e com a trajetória de uma criança tentando entender a sociedade e despertando para si mesma.

Vale muito a leitura, apreciem com a curiosidade de uma criança.
comentários(0)comente



Luis Fernando 27/06/2024

Este é um livro que ao mesmo tempo que é simples, é também complexo. Escrito há mais de 50 anos, "O Sol é para todos" é extremamente atual. As perguntas e discussões pouco pretensiosas de Scout são a alma do livro.
A leitura foi totalmente distante do quê imaginei, e isso foi muito bom. Esperava militância e recebi delicadeza, o que é necessário para tratar de temas tão intrínsecos.
Por fim, vejo o quê Atticus disse na década de 1950 se realizando na atualidade, e o sofrimento que a humanidade infligiu em etnias e minorias, que são maiorias, voltar em dobro.
comentários(0)comente



pamferrebz 26/06/2024

A maioria das pessoas são boas quando, enfim, as conhecemos
Depois de toda enrolação para finalmente terminar, gostei muito desse livro.

É muito legal ele ser contado da visão de uma criança, porque de certo modo, se torna um livro mais fácil de ler. Você acompanha o amadurecimento dos irmãos Scout e Jem - principalmente de Jem, suas peripécias e a visão que eles têm diante da sociedade em que vivem. Achei o final bem surpreendente e tenso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lee 26/06/2024

O Sol é Para Todos - O Clássico
?Em primeiro lugar, Scout ? ele disse ?, se aprender um truque simples, vai se relacionar melhor com todo o tipo de gente. Você só consegue entender uma pessoa de verdade quando vê as coisas do ponto de vista dela. Precisa se colocar no lugar dela e dar umas voltas.?

Ahh, que livro sensível, importante e dolorosamente bonito! Afirmo que todos deveriam ter a oportunidade de ler essa obra que aborda o racismo com tanto tato.
Nele, conhecemos a história de Scout, irmã de Jem, que são filhos de Atticus. Dill, amigo deles, também tem um papel importante.
Na história, Atticus é um advogado branco que vai defender um negro acusado de violência sexual por brancos, e em uma época em que a segregação racial tomava conta do Alabama, aquilo era algo que chocava a cidade de Maycomb, trazendo inúmeras mudanças para a família do advogado e do acusado.
A escrita de Harper Lee transparece a inocência dos olhos da criança Scout e mostra a todo momento como o preconceito era e ainda é muito presente. Reforçando durante toda a narrativa que só existe um tipo de gente: gente!
O final é, de forma triste, muito real :(
Por fim, espero que hajam mais pessoas como Atticus, que respeitam e buscam a verdade nivelada independente de cor, raça e gênero! ?
comentários(0)comente



Gi amorim 26/06/2024

Romance?
O livro foi eleito o melhor romance do século XX e no entanto não vi romance algum. É um livro divido em três subtramas onde o que prevalece é a paternidade e a irmandade. Um livro bom, com algumas histórias interessantes mas levemente previsível e um tanto quanto raso em algumas partes.
comentários(0)comente



Carolina332 26/06/2024

Desenvolvimento ruim da história
Não gostei. Não gostei do desenvolvimento da história, fala sobre muitas coisas atuais mas me deu a sensação de girar em torno de uma infância e a história não se desenvolve muito além de alguns eventos pontuais. Poucos capítulos me deram uma emoção e vontade de continuar.
comentários(0)comente



Elide 25/06/2024

Uma história clássica de uma família branca no Sul dos Estados Unidos. Assim como outras histórias da época, a exemplo de "Tomates Verdes Fritos", a narrativa cotidiana de uma pequena e familiar cidade envolve a tensão racial entre a comunidade branca e negra. No entanto, apesar de ser um livro frequentemente mencionado pela questão racial, ela é um plano de fundo para as personagens principais.

Com um toque de white savior, Scout, juntamente com seu irmão e pai, vive aventuras e narra seu cotidiano de uma maneira envolvente e cativante.
comentários(0)comente



Rafa 25/06/2024

Racismo, inocência e exemplo de coração justo
Foi um livro que eu demorei muito para concluir, mas valeu a pena a leitura! Nela acompanhamos como o racismo é cruel e pode acabar com a vida de uma pessoa! Este clássico da literatura foi muito bem escrito e retrata bem o coração do ser humano, tanto para o bem quanto para o mal. Foi bom acompanhar a inocência das crianças e o coração maravilhoso do pai delas como um exemplo a ser seguido. Uma leitura muito importante!
comentários(0)comente



5205 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |