O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee




Resenhas - O Sol é Para Todos


5205 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


jenny.longarzo 17/11/2024

Muito emocionante em todos os aspectos possíveis
Esse livro consegue, a partir do ponto de vista da pequena Scout, nos situar na realidade dos Estados Unidos de 1930, a qual apresentava um marcante racismo no sul, mesmo após a Guerra de Secessão. Esse cenário, muito bem descrito, foi constantemente questionado pela protagonista, que por ser criança, não entendia o preconceito e como ele influenciava no caso que seu pai ia defender no tribunal. Ao mesmo tempo, nos é apresentada a vida dos vizinhos e familiares de Scout, que ainda procura seu lugar no mundo e se vê muitas vezes confusa com a tradição, religião e o crescimento do ser humano. Enfim, esse livro é uma lição de vida, que propõe questionar as normas vigentes e difundir a empatia por todos. Vale a pena ler o livro, mas se prepara que ele é bem sensível em alguns pontos.
theoitoledo 17/11/2024minha estante
Com uma resenha dessas nem tem como não querer começar o livro IMEDIATAMENTE! Preciso leer




spoiler visualizar
Sarahmenee 20/01/2024minha estante
Passou de duas linhas, eu não leio (amei a resenha




Livros da Julie 14/07/2020

Eu fico com a pureza da resposta das crianças
-----
"eles me olhavam com a ingênua certeza de que com a familiaridade vem a compreensão."
-
"Você só consegue entender uma pessoa de verdade quando vê as coisas do ponto de vista dela."
-
"às vezes a Bíblia na mão de um determinado homem é pior do que uma garrafa de uísque na mão de [outro]"
-
"Tem gente que... se preocupa tanto com o outro mundo que não sabe viver nesse aqui"
-
"Nunca sabemos como realmente vivem as pessoas."
-
"As pessoas sensatas nunca se orgulham do próprio talento."
-
"às vezes temos que encarar as coisas da melhor maneira possível e saber como nos comportar quando as coisas vão mal..."
-
"antes de ser obrigado a viver com os outros, tenho de conviver comigo mesmo. A única coisa que não se deve curvar ao julgamento da maioria é a consciência de uma pessoa."
-
"Coragem é fazer uma coisa mesmo estando derrotado antes de começar.E mesmo assim ir até o fim, apesar de tudo. Você raramente vai vencer, mas às vezes vai conseguir."
-
"talvez precisássemos de uma força policial formada por crianças"
-
"às vezes precisamos mentir em determinadas circunstâncias, especialmente quando não podemos fazer nada."
-
"só existe um tipo de gente: gente."
-
"Se só existe um tipo de gente, por que as pessoas não se entendem? Se são todos iguais, por que se esforçam para desprezar uns aos outros?"
-
"A primeira coisa que a gente aprende quando trabalha na casa de um advogado é que não dá para ter certeza de nada."
-
"Cheguei à conclusão de que as pessoas eram estranhas. Por isso, mantinha distância e só pensava nelas quando era obrigada."
-----
O sol é para todos foi o livro escolhido para o mês de junho pelo clube de leitura #zapeandoclassicos, criado pela @zapeandoentrepaginas.

O livro acompanha a infância de Scout (Jean Louise) e Jem, filhos do advogado Atticus Finch, em Maycomb, uma pequena cidade do Alabama, nos Estados Unidos dos anos 30. A história começa de forma leve e despretensiosa, enquanto nos divertimos com os relatos das travessuras dos dois irmãos e Dill, o amigo que passava o verão na casa ao lado.

O dia a dia contado pela perspectiva de Scout, a caçula de 6 anos, encanta e prende a atenção. Mesmo pequena, ela já percebe que as pessoas têm uma forma toda própria de lidar com os problemas e que o sistema pode ser mais perverso do que imagina com a inocência dos seus primeiros anos. Na escola e na rua, pequenos acontecimentos deixam clara a divisão de classes e enfatizam os rótulos criados por uma comunidade em que todas as famílias se conheciam.

Aos poucos, Scout começa a se dar conta da repercussão gerada pelo seu pai ter assumido a defesa de Tom Robinson, rapaz negro acusado de estuprar Mayella Ewell, uma mulher branca. Os irmãos ouvem e sentem o preconceito arragaido dos indignados com a situação e acompanham de perto o desenrolar do julgamento.

A leitura é tão fluida e convidativa que é possível se sentir parte da família Finch. A compreensão dos acontecimentos pelos olhos de Scout dá leveza e humanidade às cenas. A forma com que Atticus usa cada pequena situação para educar seus filhos é de uma doçura e de uma grandeza memoráveis. Sua fala ao júri deveria ser gravada em bronze e memorizada por todos os homens da lei neste mundo.

O sol é para todos tem um modo tocante e comovente de deixar entrever a maldade em um cotidiano aparentemente tranquilo. Mas também é capaz de causar tamanha dor no peito que ela não mais sairá dali e será revivida a cada nova ou antiga injustiça até o fim dos tempos. Essa é simplesmente uma das histórias mais bonitas que já li.

site: https://www.instagram.com/p/CCoR2Y3DdmZ/
Aninha 14/07/2020minha estante
Excelente livro e bela resenha! Também é um dos meus livros preferidos! Um pai desses, bicho! Haha




Olivia 19/08/2021

Mais um pra lista dos que eu não pensava que ia gostar tanto
A sinopse que dão desse livro começa na página 100, isso pode deixar algumas pessoas ansiosas só que não foi o meu caso. O livro vai se desenvolvendo gradativamente,e tu vai tendo uma visão sincera dos personagens que são apresentados.
É um drama do ponto de vista de uma criança de 8 anos. tu acompanha o dia a dia dela, as brincadeiras dela, o processo de aprendizagem, a convivência dela com o pai, o irmão e os vizinhos.
Um livro sobre amor, sobre compreensão, sobre preconceito e racismo estrutural e sobretudo empatia....
Desejei ter a idade da Scoutt, a esperança do Jem e, pelo menos, um terço da empatia do Atticus...
Demorei a ler porquê imaginava que a escrita seria pesada e os assuntos seriam densos, e apesar dos assuntos aqui tratados serem serissímos tudo é entregue de maneira simples como o olhar de uma criança pro mundo. Livros protagonizados por crianças me trazem conforto.
Chorei nas ultimas páginas, como nos velhos tempos, pela dor de me despedir dos personagens e de saber que nunca mais vou ler com o mesmo ponto de vista, a mesma sensação. Com certeza vou querer reler um dia.
Natalia 19/08/2021minha estante
???




Thiago.antuness 24/12/2023

Leitura obrigatória para todo leitor.
Vou ser breve e vou dizer os pontos que mais me ganharam neste livro e que com certeza vão te encantar também.

A princípio é muito interessante ver a história ser narrada por uma criança e aos olhos dessa nós conseguimos perceber como a inocência e a descoberta sobre como a vida é injusta e como o preconceito é duro e cruel.

Scout é carismática e não tem como não amar esse personagem, Jem é muito bem desenvolvido e é certamente um personagem muito importante para a trama e por fim Atticus o pai tão amável, tão exemplar e que a cada capítulo é perceptível como o personagem é incrível e em meio a um turbilhão de coisas ele consegue proteger seus filhos e com horna sofre o que for para ser um exemplo para Scout e Jem.

O preconceito é triste, reprovável, cruel e inaceitável e neste livro de forma fluida, leve e contagiante conseguimos ver a inocência de Scout (criança) a injustiça com Tom(negro), a maldade de Bob Ewell(racista) e a justiça de Atticus(advogado de defesa).

Este livro está repleto de lições importantes e ele envelheceu muito bem, indico a leitura.
Ana Carolina 24/12/2023minha estante
Que resenha boa ??




esthe 13/12/2022

inocência e justiça
a melhor forma de descrever é dizer que o livro é completamente cru (e felizmente isso se iguala com a mente da scout).
a narração ser feita por uma criança (e menina) levanta questionamentos ao longo da história que nunca poderiam ser feitos por outras pessoas, e a harper lee fez um trabalho incrível mostrando o mundo sob esse ponto de vista.
é incrível ver o quanto a scout cresce durante a narração e o clímax do livro ao ponto de dar inúmeras lições em todos os personagens com os quais ela convive e, principalmente, no leitor.
o livro é denso e imersivo do começo ao fim e é preciso paciência pra pegar o ritmo nos primeiros capítulos, mas depois disso é IMPOSSÍVEL parar.
de longe um dos melhores que eu já li.
é inevitável não crescer junto com as crianças e não levar o que eles aprenderam e ensinaram sobre justiça, coragem, inocência e amizade pra vida.
lala 23/04/2023minha estante
esse é um dos livros que o charlie menciona aaaa




Isa 13/04/2020

Maravilhoso, atemporal!
Isa 13/04/2020minha estante
E pra melhorar, narrado da perspectiva de uma criança, o que eu gosto muito em livros.




leticia 29/08/2021

Só existe um tipo de gente: gente
Quando terminei de ler finalmente entendi porque falam que esse livro deveria ser lido por todos. A sensibilidade que a Scout lida com os assuntos tratados na época demonstra não só como uma mente inocente e bondosa vê o mundo mas como ela tem a ensinar todos nós sobre empatia, amizade e respeito. Uma leitura que de fato serviu de aprendizado e nunca vai ser esquecida.

"Você só consegue entender uma pessoa de verdade quando vê as coisas do ponto de vista dela"
leticia 29/08/2021minha estante
ps: mais um livro que roubei da biblioteca da minha escola e que eu provavelmente não vá devolver NUNCA???




Lua 29/12/2023

MUITO FODA!!!
CARACA. A CRITICA É MUITO BOA, A HISTÓRIA É INCRÍVEL, A ESCRITA É MUITO BOA!!!! Que livro fodão ????
Emocionei demais com esse
anabtost 30/12/2023minha estante
eu chorei no final.




spoiler visualizar
Téfy 04/12/2022minha estante
Um dos meus livros favoritos de 2022.




fairyhel0 04/12/2022

no começo eu desanimei bastante, não vi muito futuro na leitura e achei que tinha me deixado levar pelo tanto que já ouvi falar desse livro, mas me surpreendeu DEMAIS. a trama depois foi ficando super intensa e é lotado de ensinamentos. no começo me lembrou minimamente 'as aventuras de tom sawyer' mas é bem mais profundo e tem mais intensidade. dou quatro estrelas por ter sido uma leitura meio lenta no início e por algumas falas problemáticas que não entendi se o intuito era criticar ou se estava fazendo apologia ao que quer que estivesse sendo dito (claramente a maioria dessas falas foram críticas, mas algumas me confundiram), tirando isso me surpreendeu bastante e superou algumas de minhas expectativas!
Sara 04/12/2022minha estante
Acho que muitas falas problemáticos não chegam a ser críticas. Era só aceitável demais na época. Eu prefiro acreditar que, se o livro fosse escrito hoje, a autora não as incluiria. Porque ele é bastante progressista considerando quando foi escrito.
Quando me perguntam ?qual seu livro favorito?, é esse que me vem à cabeça primeiro.




Lulis 31/08/2021

Imprescindível
Conhecer mais sobre a sociedade como um todo e como devemos agir dentro dela é essencial, e esse livro mostra exatamente isso. Atticus é um homem diferente, que está a frente do seu tempo e com uma inteligência do nível que os outros não conseguem entendê-la. É desse jeito que ele cria seus filhos, que se tornam pessoas incríveis, que você vai passar a leitura admirado com o fato de que são apenas crianças (às vezes eu esquecia e me impressionava).
A discussão sobre racismo e preconceito nesse livro vai te fazer refletir bastante, e o fato dele ser advogado e estar dentro de um julgamento, receber críticas de toda sociedade e entrar num conflito ético, também vai te fazer repensar todas as auaa atitudes e sua visão de mundo.
Indicarei esse livro pra todos, PERFEITO!
Lulis 01/09/2021minha estante
suas*




Ana Luiza 30/03/2020

Entrou para os favoritos
Mais que indico! Um dos melhores livros que li em muito tempo. Lançado em 1960, mas com um tema absolutamente atemporal.
Livrarine 30/03/2020minha estante
Amooo. Um dos meus favoritos também /




João Paulo 06/09/2021

Apesar de ser uma história de época, traz um assunto muito atual. Que narrado por crianças deixa um tema tão dolorso como racismo mais leve. O que faz com que a leitura se torne rápida e envolvente. RECOMENDO!
Lucas.Sousa 10/09/2024minha estante
Nossa, eu pensei em fazer uma resenha da minha leitura, mas você disse exatamente tudo que eu diria! Kkkkk. É exatamente isso! Excelente esse livro!




Luiza2815 03/01/2024

????
Como estudante de Direito, minha parte favorita foi a do julgamento e as consequências dele, fiquei metade do livro esperando por esse momento. Mas o advogado desse livro não é só um exemplo de profissional mas um exemplo de pai também, então é muito interessante ver a rotina da família e da cidadezinha, tudo sendo narrado pelo ponto de vista da filha dele, ainda criança. Infelizmente o tema do livro, racismo, é extremamente atual mesmo o livro sendo publicado nos anos 60.
juliannasartorelli 03/01/2024minha estante
esse livro é tãooo bom




5205 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR