Gustavo | @guh_santtoos 05/07/2021To Kill a MockingbirdScout é uma garota de apenas 10 anos. Muito inteligente e questionadora. A garota é filha de Atticus Finch, um advogado que defende o réu e sofre com o preconceito da população, por buscar provar a inocência de um negro, diante de provas claras, mas que são desconsideradas principalmente pela cor da pele do acusado. A menina acompanha de perto todos os desdobramentos desse caso que vai impactar diretamente na vida de sua família, mas sem deixar abalar ou perder os princípios que seu pai sempre ensinou aos filhos.
Escrito por uma mulher branca, Harper Lee acabou de tornando uma das autoras mais influentes do séc. Sendo que até hoje seu livro vende milhões de cópias pelo mundo, e continua sendo um clássico, tanto para os leitores, quanto para estudantes.
A pureza de Scout acaba chamando a atenção. Vi isso acontecer recentemente com o livro ?O menino do pijama listrado? e meio que acaba sendo idênticos, por conta do preconceito presente em ambas as obras.
A autora explica que o preconceito e o mal são doenças sociais das quais os olhos inocentes das crianças quase sempre estão livres até serem ensinadas.
A história em si é boa, a leitura consegue ser de fácil entendimento, mas é algo muito simplório. E se tratando de um livro aclamadissimo, eu esperava muito mais. O começo é meio devagar e acaba cansando, só acaba ficando envolvente quando aproximamos do julgamento.
E tem algumas coisas que vão incomodar, pode até ser a minoria, mas vão incomodar. Os personagens negros não tem uma profundidade merecida. E mais da metade dos personagens são todos brancos e racistas. E temos o maior dos problemas. A autora meio que transforma os personagens brancos em heróis apenas por defenderem o povo negro, sendo que isso acaba sendo o mínimo que deveriam fazer. Você pode até me dizer ?Mas naquela época também né, Gustavo? tudo bem, eu até entendo que naquela época as pessoas eram mais ruins (pra não dizer outra coisa) mas tratar isso como um endeusamento, ainda mais atualmente? ?
? Acabei dando 3 estrelas por conta da escrita, e do julgamento mesmo que te deixa envolvido, mas de resto... ?
?? Mesmo não tendo achado lá essas coisas, ainda recomendo o livro, até para tirarem suas próprias conclusões.