O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee




Resenhas - O Sol é Para Todos


5205 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


karlakarolineguima 14/10/2021

Sensível
O livro nos mostra através da ótica de uma criança a dura realidade do racismo que se faz presente desde sempre em nossa sociedade.
Gabyz.z 14/10/2021minha estante
Maravilhoso


Geovana 14/10/2021minha estante
Gostei tanto de ler esse!




spoiler visualizar
Rebeka 20/07/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso, por muito tempo foi o meu preferido. Pretendo ler a continuação, "Vá e coloque um vigia", um dia. Espero que seja tão bom quanto esse :)


Gabrielle 21/07/2022minha estante
Que legal! Não sabia que tinha continuação. Vou procurar ?




Coelho1 18/01/2024

Esse livro é lindo.
O começo é bem parado, porque introduz a história pela visão da Scout, que é uma criança, e fica totalmente focado nas aventuras que ela tem com o irmão e o Dill.
A partir da parte dois, quando Atticus começa a defender o Tom, o livro fica muito mais interessante.
Ter contato com as dificuldades que as pessoas negras passavam na época é doloroso.
A falta de respeito que as pessoas brancas demonstram, apenas pela cor de pele de uma pessoa é terrível, horrendo.
Quando mostra as dificuldades que Atticus, e os filhos, tiveram que enfrentar apenas por estar defendendo uma pessoa negra foi real, como se você viesse cada pedaço da história.
O fato de ser narrado aos olhos ingênuos da Scout traz uma leitura mais "leve", porque ela não entende, totalmente, as diferenças raciais e os preconceitos da cidade, o que deixa tudo mais intrigante.
Eu realmente gostei muito da história, da escrita, dos personagens, da forma como o assunto foi abordado, te deixa reflexivo e te ensina que, mesmo que os outros virem as costas para você, você não virou as costas para si mesmo e para o que acredita. É muito mais importante ser um exemplo para a geração futura do que um orgulho para a geração passada.
Dusantos_00 19/01/2024minha estante
Uau, eu amei a forma q vc abordou o livro! Que incrível perceber oq vc percebeu lendo elee??


Coelho1 21/01/2024minha estante
Obrigada gatinha ?




Juliana 09/05/2021

Não me empolgou
Decidi ler pela fama, mas sinceramente não me prendeu nem me empolgou

" Coragem é fazer uma coisa mesmo estando derrotado antes de começar "
Michelle.Leonhardt 09/05/2021minha estante
Não acho que é para empolgar. Eu gostei bem normal. Mas... Para e época foi um livro bem empolgante. Hoje temos diferentes histórias com a mesma temática bem mais empolgantes.


Juliana 09/05/2021minha estante
Sim, acho que para um lido hj em dia é meio fraco, não me encantou




thaisasantiagoc 05/05/2021

Me sinto confusa sobre o que achei do livro
A leitura é fluida e gostosa, não é difícil de acompanhar, porém senti que em diversos momentos não tinha absolutamente nada acontecendo. Não sei, me pareceu uma mistura de diferentes histórias, em uma.
Não sei muito bem me expressar, mas houveram momentos em que fiquei muito presa, e em outros nem tanto.
Foi uma boa experiência, recomendo a leitura, mas não a faria novamente.
Juliana 06/05/2021minha estante
Eu tô na página 100 e ainda não aconteceu nada, tô sentindo o mesmo


thaisasantiagoc 07/05/2021minha estante
É exatamente isso! E o livro foi tão bem comentado, achei que estava lendo errado kkk




Maddu / @litera.poesia 05/05/2021

Simplicidade que cativa
O que falar deste livro? Como descrever uma história tão bem desenvolvida? Como expressar cada sentimento que foi posto a prova durante a leitura? É tudo isso que me veio a mente assim que fechei a última página deste livro.

Tendo como pano de fundo a segregação racial, que ocorreu por volta de 1930 nos Estados Unidos, o livro nos apresenta os já conhecidos preconceitos social e racial. Após seu pai, advogado da cidade, ser convocado para defender um homem negro de uma falsa acusação, vemos Scout e sua visão de esperança para a humanidade.

É com sua simplicidade para tratar de assuntos tão importantes que ganha todo o nosso coração. de fato, este livro é PARA TODOS.
augustobizaa 05/05/2021minha estante
A tradução do título é meio zoada já que o sol não foi para tom Robinson.
Tem uma sequência do livro: Va, coloque um vigia (eu nao li ainda)
Recomendo o livro A Cor Púrpura


Maddu / @litera.poesia 14/05/2021minha estante
É verdade. Vou colocar na listinha




Bebella 11/02/2021

Profundo e comovente
Um clássico dos anos 60, traz muitos assuntos em poucas páginas. Um leve romance para você se apaixonar, crianças apaixonadas por livros e ainda os mais pesados como estupro e racismo.

O Sol é Para Todos é narrado em primeira pessoa por uma criança, Scout, o que deixa o livro mais interessante ainda, descrevendo toda a narrativa em sua visão e me encantando cada vez mais.

A história é sobre os aprendizados de Scout. Ela e seu irmão Jem, sou criados de um modo bastante diferente, unicamente, pelo seu pai, Atticus Finch, ele os ensina a ler antes de entrarem para a escola (o que deixa a professora de Scour revoltada) e ensina a amarem a leitura desde sempre.

O verão, muito esperado por Jem e Scout, é a única época do ano em que seu novo amigo, Dill, fica na pequena cidade de Maycomb. Juntos eles se metem em problemas e se aventuram pelos segredos e temores de Maycomb.

Atticus, sempre muito respeitado por todos da cidade, começa a ser xingado por toda parte, o motivo? Como advogado público, ganhou um novo caso, mas a problemática é: ele terá que defender um negro nessa sociedade ainda muito racista.

O julgamento se inicia, Tom é acusado de estupro, porém, sem muitas provas concretas. Atticus tentará pela primeira vez fazer com quem um negro ganhe de um branco em um julgamento. Jem, Scout e Dill assisti tudo.

Leiam para descobrir sobre o resultado do júri. Vale muito a pena!!! Recomendo demais!
Thayssa 19/02/2021minha estante
Perfeitoooo??


Bebella 20/02/2021minha estante
já leu????




Felipe Almeida 31/08/2019

Não fosse o pré conceito, muitos abandonariam essa leitura
Esse livro não funcionou muito para mim. Li até meados da página 100, motivado pela "importância histórica" e pelos infinitos elogios recebidos, no entanto, tive q abandonar a leitura, pois, até o ponto onde li, tratava-se de uma história sobre as travessuras e brincadeiras de três crianças num bairro de uma cidade do interior americana. Até esse ponto não vi nada sobre o tema central, q era o julgamento de um homem negro em meio a um tribunal branco. Achei o começo meio desconexo e pensei até q tinha comprado o livro errado. Enfim, posso ter me precipitado, mas essas quase 100 páginas iniciais não me mostraram a que vieram e achei enfadonho. É um livro q vc tem q insistir pq com certeza já está influenciado pelo q leu e ouviu sobre ele.
Leitora Voraz 17/11/2019minha estante
Então Felipe, tive essa mesma ressalva. Somente na segunda parte entendi que nenhum personagem está ali por acaso. Por mais que pareçam divagações, ela (personagem) volta em cada ponta solta que ela (escritora) deixa em aberto. Não abandona não, é um livro que excelente. Tenho certeza que vai gostar do desenrolar da história ;)


Katia 07/12/2019minha estante
Vou ter que concordar com vc rsrsrsrs ...li até a página 182 porém parei pois estava achando uma confusão só... após três meses voltei a ler por pura pirraça kkkk enfim terminei e não achei essa coisa toda não ... imaginei que não tivesse gostado pq meu forte é romance ...enfim tbm li por influência ??




Luana 31/08/2020

Sensacional
Que sensibilidade, que história!!!
Acredito que os livros conversam conosco no tempo certo, e por isso as vezes não gostamos de uma leitura para anos depois amá-la.
Deem chance pra esse tesouro!!
Kaique.Novaes 31/08/2020minha estante
É realmente muito bom!!


Jai 31/08/2020minha estante
É muito incrível esse livro!!!




Manu 31/01/2021

Esse livro aborda um assunto importante, por ser relatado por uma criança me surpreendeu muito pq nunca li nada do tipo, fiquei triste com o fim da história do Tom, mas naquela época não era de se esperar outra coisa infelizmente... mas ainda tinha esperanças porém foi bom pois mostra a realidade e tristeza daqueles tempos.
Tayná Neves 01/02/2021minha estante
NECESSÁRIO!
SIMPLESMENTE MARAVILHOSO


Manu 01/02/2021minha estante
Demais!!!




Brenda.Cardoso 14/12/2020

Maravilhoso
Só não dou 5 estrelas porque metade do livro é enrolação e crianças brincando. Mas chega num ponto que a história fica interessantíssima e valeu muito a pena
Gabriella.Paracchi 14/12/2020minha estante
Quero muito ler, esse não é aquele livro que fala sobre o preconceito?? Se for, eu quero ler, dizem que é muito bom


Brenda.Cardoso 14/12/2020minha estante
É simm, o começo é bem demorado e desanima um pouco a leitura, mas vale a pena continuar lendo!




Jo 11/12/2020

apesar de ter gostado do livro, esperava mais. tinha uma ideia sobre ele e foi totalmente diferente. acredito que as pessoas vendam ele como diferente do que realmente é.

ps: scout td pra mim
ps2: atticus fado sensato!
Keli Ane 11/12/2020minha estante
ele tem uma leitura fluida?


Jo 16/12/2020minha estante
então, eu acho que sim apesar que o começo é meio lento e parado mas depois a coisa flui melhor




Isabella2642 01/04/2023

Achei a escrita da autora leve e gostei dos personagens(Jem, Scout e Atticus), foram por esses dois motivos que eu não desisti de ler. A sinopse me prometeu algo e me entregou uma coisa totalmente diferente. Achei que o foco seria a defesa do homem injustiçado por causa do racismo, mas isso foi um assunto muito pouco debatido. Em vários capítulos, só ficou narrando a rotina da Scout, o que fez a história ficar cansativa.

Deu pra perceber como as pessoas agiam antigamente em relação ao racismo e todos os outros assuntos retratados. No entanto, senti que, simplesmente, a autora em alguns momentos, passou pano em tudo que tinha acontecido; em outros deixou de lado temas que poderiam ser mais debatidos.

Amei o fato de ser narrado por uma criança. Mas eu senti, que ao mesmo tempo que isso expôs os problemas, tirou o peso deles. Talvez eu não tenha entendido o final, mas não gostei. Acho que se fosse narrada na visão de uma garota negra, que tem mais propriedade para falar sobre esse assunto, a história teria sido melhor. Talvez não tenha sido a intenção da autora, mas ficou parecendo que ela passava pano para os brancos e colocava os negros como se fossem os errados.

NOTA: 3 estrelas (Fiquei decepcionada com esse livro, eu esperava algo melhor. Houveram diversos assuntos que na minha visão foram tratados de forma errada e que tiraram o peso de outras questões. Lembrando, essa é só a minha opinião).
Luísa 01/04/2023minha estante
Eu te entendo! Panfletaram O sol é para todos como um livro que aborda racismo quando na verdade é um livro de memórias da autora, e como ela passou sua infância em um ambiente racista lógico que iria aparecer sobre o assunto em algum momento, mas eu não imaginei que iria ser daquela forma e nem imaginei que a narradora era branca!! Eu esperava algo totalmente diferente.


Isabella2642 01/04/2023minha estante
Concordo, se a autora e a edição tivessem deixado claro desde a sinopse que o livro era sobre o verão da Scout (que é baseado na infância que autora teve), talvez eu não tivesse ficado tão frustrada com esse livro.




Bárbara X. P. 10/07/2015

Harper Lee e seu livro amigo
Há livros que tocam bem no fundo do coração; há livros cinco estrelas, mas com orgulho, as maiores estrelas e mais luminosas; há livros que se tornam amigos, e quando se vão, lágrimas afloram; há livros que por si só são suficientes, não precisam de mais nada.
Quando eu ouvia falar ou via a capa de 'O Sol é Para Todos', não sei porque raios pensava que era uma narrativa pesada, com os preconceitos nus e crus nas páginas. Lógico que eu iria querer ler, um clássico, aprenderia mais, porque as apostilas de História da escola nunca bastam. Mas me surpreendi; não é um livro pesado, e nele eu aprendi mais do que simplesmente a História crua.
Scout, uma doce menininha, nos narra aqueles anos em que passou por mudanças e viu muito a sua volta mudar: seu irmão, Jem, ficando mais velho; Dill, seu amigo, tendo mais e mais ideias mirabolantes; seu pai, Atticus, trabalhando em um novo caso e, mesmo assim, não deixando seus filhos abandonados, e várias outras coisas. Mas, apesar disso, algo permanecia: o amor.
Em meio as traquinagens de Scout, Jem e Dill, eles vão desvendando mais e mais sobre seus vizinhos e o lugar onde vivem, a cidadezinha Maycomb. E seu pai envolve-se no caso que acaba se tornando pessoal, o do negro Tom Robinson acusado de estupro por dois brancos, uma moça e seu pai.
Já pensou em uma criança falando sobre estupro? Eu ficava me perguntando como é que ia ser. E me surpreendi.
E é assim, com as brincadeiras, um caso complicado, os parentes (que ninguém pode escolher), vizinhos e amigos que lições valiozas são aprendidas.
Quem não quereria ter um pai como Atticus? Eu, pelo menos, gostaria, então teria três pais: Deus, o meu próprio, e Atticus. Ele é admirável, conseguindo ensinar suas crianças muitas coisas; e, o que é muito importante, ele era um bom exemplo. Mostrava aos seus filhos que o que os falava, fazia, e o que não ensinava falando, mostrava na prática. Não é preciso enfrentar leões literais para ser corajoso; não é preciso ser ofensivo ou surrador para ser firme e diciplinar.
Eu também gostaria de ter um irmão como Jem e um amigo como Dill.
E Scout é uma graça. Ela sabia aproveitar a infância e aprender com os adultos e com o que via. A única vez em que julguei que ela tinha feito uma bobagem mesmo, tive que calar a boca.
Todos eles dariam ótimos amigos, até Calpurnia, a figura que era cozinheira e educadora também das crianças Finch.
Podemos aprender de todas as pessoas, até mesmo as que parecem ser más (e podem realmente ser).
Já estava acostumada em ler o livro. Nem me incomodava que, se eu respirasse um tanto profundamente, sentiria aquele cheiro de livro velho (sabe, a biblioteca é cheia desses, e muitas vezes são os melhores). Ai, ai, eu entrava na história. Uma viagem perfeita, divertida, risonha. Não teria importância se os dias ali eram amarelados pelos tempo, não. E agora que acabou, estou com saudade. Li a última frase e pensei: "Já?"
Mas não foi um "já?" porque o livro é incompleto, é um já porque o livro é completo e amigo. É um dos meus favoritos e amigos, e eu tenho vontade de chorar porque ele me cativou. Com certeza eu o relerei, e relerei novamente.
Li que parece que será lançado o 2, agora o manuscrito foi encontrado, e não recusarei sua leitura. Mas, para mim, 'O Sol é Para Todos' é, como sempre foi, suficiente por si só.
Escrevi essa resenha (não revelei muito, não se preocupe) porque gostaria que todos os leitores e os que se tornarão leitores um dia, passem pela experiência que esse clássico proporciona. Afinal, ele não é ótimo por acaso. ;)
Dyana Xavier 05/08/2016minha estante
Caramba filha... me deu vontade de ler com urgência... pelamor... te amo... bjs... ass: mamãe


Bárbara X. P. 05/08/2016minha estante
Leia sim, é muito bom! ?




rfalessandra 27/03/2022

OSÉPT ? O Sol é para todos ??
O livro aborda temas como o sistema jurídico, o racismo e a intolerância, mas também sobre a família. Amei a construção de Atticus e seus dois filhos, como sentiam que Calpurnia também era da família, mesmo que não de sangue. Chorei no fim, quando percebi que Boo Radley tinha a mentalidade de um menino. Esse livro é incrível, e ser narrado por uma criança Scout com oito anos, cheia de pureza é ainda mais extraordinário.
Jota 27/03/2022minha estante
Lembro que quase desisti no começo, tava meio empacado.
De repente tudo fez sentido e percebi que era um livro lindo.
Preciso reler.


rfalessandra 27/03/2022minha estante
Reler o livro vale a pena, sem dúvida




5205 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |