O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee




Resenhas - O Sol é Para Todos


5205 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Malu Novaes 29/08/2024

Um livro lançado em 1960 que irá abordar todo o racismo, desigualdade e injustiça de uma sociedade dos anos 30 do século XX. Por mais que haja uma distância de anos de onde estamos hoje dessa trama, é muito possível que perceba a atualidade dessa história.

Vemos todos esses problemas, que hoje vivenciamos, sendo a cada dia mais intensificados nessa comunidade estadunidense. E mesmo assim, através dos olhos juvenis da protagonista e narradora a gente consegue encontrar uma esperança para que trabalhemos numa futura mudança na sociedade.

Com toda a descrição feita por Harper Lee fui transborda por todas as dificuldades e sentimentos das pessoas que viviam as consequências da depressão que ocorrida na época.

Durante o livro, percebe-se que a hipocrisia e injúria racial existentes nas pessoas acabam afetando a todos, sejam as vítimas desse sistema desigual quanto as crianças (como a Scout) que se encontram indignadas ao notarem a perversidade e injustiça no mundo.

?Em primeiro lugar Scout ? ele disse -, se aprender um truque simples, vai se relacionar melhor com todo tipo de gente. Você só consegue entender uma pessoa de verdade quando vê as coisas do ponto de vista dela -É? - Precisa se colocar no lugar dela e dar umas voltas.?
comentários(0)comente



Guilherme.Oliveira 28/08/2024

Canetada da Harper
O livro é simplesmente maravilhoso, doloroso de se ler em alguns momentos. Mas necessário. A escritora traz a sensibilidade de ser narrado por uma criança. Mas ao mesmo tempo trata de assuntos serissimos. Dentre eles o racismo. Recomendo a todos. ????????
comentários(0)comente



BSMORAIS 28/08/2024

O sol é para todos
Uma história sobre raça e classe, inocência e justiça, hipocrisia e heroísmo, tradição e transformação
comentários(0)comente



Valéria 28/08/2024

Extraordinariamente complexo e fácil ao mesmo tempo
Esse é simplesmente uma obra prima.

Ele consegue ser complexo e fácil ao mesmo tempo, tratando de assuntos difíceis pelos olhos de uma criança (de como eu viu os acontecimentos quando criança).

A narrativa acontece em um pequeno condado do Alabama no EUA. A narrativa gira em torno do julgamento de um senhor negro, o qual foi falsamente acusado de estupro. Assim a vida de toda família Finch muda quando o distinto e honrado Sr. Finch vê-se como advogado de defesa do jovem negro.

Seus filhos, Scout (nossa narradora) e seu irmão Jem sentem o impacto dos atos do pai, por mais nobres que sejam, em sua vida. Brigas no colégio, comentários maldosos dos adultos? tudo muda e as crianças não entendem o porquê, já que elas são educadas para entender que todos somos iguais!

Nesse meio tempo, eles vivem sua infância de forma feliz, apesar da ausência da mãe que morreu anos antes. Vem-se envolvidos em vários acontecimentos dos mais inusitados, onde o principal é a curiosidade sobre um vizinho que está recluso há anos (Boo). Este vizinho não é visto por ninguém desde quando era jovem, muitos anos atrás e lendas sobre ele são comentadas na vizinhança. Mas eles conseguem de forma muito sútil e peculiar se comunicar com ele e não percebem?

Por fim o julgamento acontece, o jovem foi condenado mesmo sendo inocente, pois não havia precedente de um branco perder para um negro. Pessoas morrem e várias vidas foram afetas por esse desfecho.

Durante toda a narrativa o livro nos traz muitas reflexões. Vemos como algo que foi escrito na década de 1950 infelizmente consegue ser atual ainda nos dias de hoje. Refletimos como as crianças são puras e nos adultos as maculamos com aquilo que acreditamos ser o certo. Vemos que fazer o certo muitas vezes é ir contra o senso comum, vemos o quanto a ignorância afeta a todos aos nosso redor e que a educação pode nos ajudar em vários sentidos. Temos a oportunidade de ficarmos indignados com as injustiças praticadas! São muitos assuntos complexos que nos são trazidos de forma leve e nos fazem refletir o mal que o preconceito, o racismo, a injustiça e a desigualdade causa nas nossas vidas!

Por fim, como última lição vemos que o socorro pode vir de onde menos imaginávamos, que amizades podem ser construídas de várias formas e que temos a obrigação de proteger os mais fracos!

Por favor leiam essa obra!
comentários(0)comente



Clara 28/08/2024

Que livro incrível
Esse livro é um dos maiores clássicos dos Estados Unidos e isso não é atoa
Quando comecei não estava com muitas expectativas, mas conforme fui lendo o livro foi me envolvendo até que eu não conseguia parar de ler
Simplesmente maravilhoso
comentários(0)comente



Cintia 26/08/2024

A vida pelos olhos de Scout
Eu gostei bastante do livro que, apesar de trazer reflexões bem pesadas, é uma leitura leve, pois a narrativa é a partir da perceptiva de uma criança de sete anos: Jean Louise, a queridíssima Scout.
A história gira em torno da vida coitadiana de uma cidade do Alabama (em meados da segunda guerra mundial), o pai de Scout, Atticus, a pessoa mais sensata de todo o livro, é um advogado que precisa fazer a defesa de um rapaz que foi acusado inocentemente. A questão racial, de igualdade e de pobreza são os pontos centrais dessa narrativa.

Por fim, depois da leitura (e sobre meu pensamento de vida mesmo), chego a conclusão que, o sol realmente é para todos, o que não é para todos é uma boa sombra fresca...
comentários(0)comente



Bia 26/08/2024

Para mim, um bom clássico nunca envelhece !! Pode passar tempo que for mas nunca vai deixar de ser " atual ". Ao ler O Sol é para Todos e olhar numa visão pura e inocente em uma criança podemos perceber como as crianças podem levar aqueles momentos para a vida. Mas na minha visão, o enredo em si roda no tema do preconceito onde há críticas de um mundo racista que negros e brancos não vivem juntos, onde os negros são " criminosos " por não fazer nada apesar de provar a sua inocência, o mundo ainda o cooderna. Quando eu lia sentia uma pontada no coração principalmente na segunda parte do livro que começa a aprofundar mais sobre o preconceito !!!
comentários(0)comente



DAbora277 25/08/2024

?Nunca sabemos como realmente vivem as pessoas?
Comecei a ler esse livro em inglês há anos atrás e não consegui engajar de jeito nenhum. Talvez a escrita, a dificuldade da língua. E posterguei mto tempo pra ler de novo em português. O tipo de livro que ao mesmo tempo tem assuntos complicado e tristes, dá um quentinho no coração, o final principalmente. A visão de uma criança, ingênua, sem entender a real situação do mundo cruel ao seu redor faz uma grande diferença na leitura. Ver o quanto pai se esforça pelo melhor dos filhos apesar da situação familiar e das questões sociais da época é reconfortante.
comentários(0)comente



Amanda3913 25/08/2024

Classico importante
Um clássico que por ser antigo, tem algumas problematicas. De qualquer forma, traz a perspectiva da pureza das crianças frente à desigualdade social e problemas complexos.
comentários(0)comente



Biblioteca de Athena 25/08/2024

Seven - Taylor Swift (Essa música é tão esse livro!)
Peguei esse livro numa feira literária que meu colégio me levou, de início eu não dei tanta importância, apenas peguei ele pensando que ele era o livro favorito da minha cantora favorita e peguei pra ler. QUE LIVRO! Recomendo super a leitura, por que seja um clássico, a escrita dele é bem fluída e se não fosse por questões envolvendo meu tempo, eu teria terminado mais rápido.
comentários(0)comente



Livia 25/08/2024

Coração calmo ?
Esse livro me faz querer ser uma pessoa melhor.. Atticus Finch me passa uma sensação de que tudo vai ficar bem!
comentários(0)comente



Leticia2513 25/08/2024

Muitas reflexões atemporais
"? Essas pessoas certamente têm o direito de pensar assim, e têm todo o direito de ter sua opinião respeitada - considerou Atticus.- Mas antes de ser obrigado a viver com os outros, tenho de conviver comigo mesmo. A única coisa que não deve se curvar ao julgamento da maioria é a consciência de uma pessoa."

Ao mesmo tempo que sentimos raiva com os acontecimentos, podemos nos sentir acolhidos pela sabedoria de Atticus. Esse livro mexe com a gente, e ensina tanto.
comentários(0)comente



Jefslau 25/08/2024

Não foi um dos melhores
Não é um livro chato, mas também não me prendeu tanto. Um livro cheio de lições de moral. Ver um pai sozinho em uma sociedade preconceituosa, e ainda sim, ensinar seus filhos valores incríveis.
comentários(0)comente



Marcelo217 24/08/2024

O sol é mesmo para todos?
Esse é mais um dos livros que protelei a leitura, mas finalmente surgiu a oportunidade certa para ler e confesso que com a leitura feita as minhas expectativas foram positivas, mas não foram atendidas da forma que imaginei.

O livro trata sobre um recorte temporal que ocorre em Maycomb, condado do Alabama, por volta dos anos 30 do século XX. Através do ponto de vista de Scout, filha de um advogado da cidade, a história é transmitida pela sua ótica, onde certos acontecimentos são descritos de forma simples e direta. O racismo em uma sociedade conservadora é o tema que mais se sobressai na narrativa. O conflito ocorre quando um negro é acusado de um possível abuso sexual por uma família branca. O advogado põe em risco seu sobrenome, sua reputação profissional e a segurança de sua família pra defendê-lo. A narrativa com temática sensível consegue desenvolver essas relações delicadas e complexas de forma bem sucedida, mas a execução peca na construção da trama.

Em relação ao conteúdo, o autor traz uma série de práticas feitas em família que constroem a dignidade da família Finch. O embate vindo desse contraste com a sociedade conservadora da época faz o relato comovente e interessante de acompanhar através do olhar narrativo inocente. Questões relacionadas à conduta, consciência e coragem são os pilares que sustentam o grande dilema da história.

Quanto à escrita, o dilema principal é disposto de forma irregular e isolada. Em uma narrativa simples sob a perspectiva de uma criança acompanhada de seu irmão mais velho, a ambientação da história é dispersa (se foi intencional, faz muitos aspectos da história serem irrelevantes e desnecessários) e o cotidiano toma conta de grande parte do início do livro. As descrições, principalmente as espaciais, são confusas, não são uniformes e fazem o relato peculiar, porém não harmonioso e em alguns momentos, (mesmo com a linguagem simples) difícil de compreender.

A relação familiar, a conduta moral dos indivíduos da época, bem como a sua integridade são temas que são desenvolvidos desde o início para que o tema principal seja abordado. Apesar de convincente, o clímax do livro, ao meu ver, acontece muito cedo, deixando o restante da extensão do livro morna, os acontecimentos previsíveis e o desenvolvimento destes, abruptos e mal elaborados.

É fácil perceber que esse livro não é um simples clássico datado. A mensagem contida é necessária, inclusive em contextos atuais. Com uma literatura de denúncia discreta em uma proposta decolonial, "O sol é para todos" demarca um período específico da história onde a justiça para o negro não existia, mas o anseio por uma igualdade dos direitos do indivíduo em sociedade é um dos pontos mais relevantes de se apontar na escrita de Harper Lee. Apesar de trazer temas sensíveis e complicados para se compartilhar com crianças de forma tão natural (livro com crianças, mas não para crianças) dentro da narrativa, a ambientação histórica e suas reflexões fazem a leitura valer a pena.
comentários(0)comente



Fernando.Hasil 24/08/2024

Um clássico americano
Livro com uma história dos anos 30 nos EUA, a visão de uma criança sobre um triste caso de racismo e injustiças, e que quase 100 anos depois ainda é, infelizmente, uma realidade bem atual.
comentários(0)comente



5205 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR