O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee




Resenhas - O Sol é Para Todos


5205 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


RTbastos 30/07/2024

O Sol é para todos...
Uma leitura incrivelmente agradável de se fazer, mesmo sendo fã de romance policial, me aventurei nesse livro e encerro a leitura com uma grata experiência.

A mente e a forma como a personagem principal narra a história é espetacular, o que torna mais especial ainda é quando se considera a idade da mesma.

Ótima leitura e muito recomendada!
comentários(0)comente



LynLyn0 30/07/2024

Interessante
Vou precisar ver outras análises sobre o livro, acho que talvez não tenha atendido as expectativas que eu tinha. Foi uma leitura mais cansativa do que esperava, mesmo assim gostei de ter lido, foi interessante.
comentários(0)comente



Giulianamodenesi 30/07/2024

A inocência da infância
Um livro triste e lindo ao mesmo tempo. Mostra a sensibilidade da percepção de uma criança diante de situações de injustiça e preconceito. Com certeza um dos melhores livros que ja li
comentários(0)comente



Juliana.Menezes 29/07/2024

O sol é para todos
O livro é considerado um dos romances americanos mais importantes do século XX e surpreende pela atualidade do tema: racismo. O livro traz a perspectiva de Scout, uma menina de 8 anos, filha de um advogado responsável pela defesa de um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca.
comentários(0)comente



Caroline1476 28/07/2024

O melhor
Me destruiu e me reconstruiu na mesma medida. Lindo, emocionante e atemporal, trazendo um pensamento lúdico e de questões que ainda slenfrentamos atualmente.
comentários(0)comente



Sandra1019 28/07/2024

Realmente um clássico para ser lido e ter na estante. Uma história leve com assunto profundos quanto a igualdade e dignidade dos direitos universais. O preconceito da raça, a presunção, orgulho e egoísmo da sociedade no livro aborda de maneira que podemos nos transportar para o livro e sentir e vivenciar como a sociedade daquele época vivênciava.
comentários(0)comente



Cheng3 28/07/2024

Uma decepção em forma de clássico
Se eu tivesse que resumir esse livro em uma palavra, seria decepção. Li por ser um clássico aclamado, especialmente por tratar de racismo nos anos 50/60. Comecei a leitura cheia de expectativas, esperando que algo significativo acontecesse logo, mas fiquei esperando por um bom tempo.

A parte realmente importante só acontece nas últimas páginas, e o julgamento, que eu achava que seria o grande destaque, nem é tratado com tanta relevância. Apesar de criticar o racismo, o livro não aprofunda no tema. A história é mais sobre a vida de uma garotinha brincando com seu irmão, e o enredo gira em torno do mistério sobre o vizinho deles, que acaba sendo o ponto mais importante da trama.

Tenho que reconhecer que, para a época, foi algo realmente revolucionário. Mas, para uma leitura com as expectativas que são colocadas sobre esse livro, apesar de bem escrito e fácil de ler, pode acabar te decepcionando, como aconteceu comigo.
comentários(0)comente



Zazaxk 27/07/2024

Além das questões raciais.
Então, eu li "O sol é para todos". Não sabia nada a respeito da obra, apenas ouvi por aí que era um livro focado na temática do racismo norte-americano. E que surpresa boa a minha quando me deparei com um livro que vai além disso.
A primeira parte do livro quase não toca explicitamente no tópico racial, mas vai abordar um condado recheado de problemas, hierarquias familiares, pobreza, machismo e por aí vai. Harper Lee vai ser muito cirúrgica em cutucar algumas feridas da época, e expor a hipocrisia do pensamento da época.
A segunda parte vai firme na questão do racismo. De longe minha parte favorita.
Só não dou uma nota maior porque a primeira parte me foi bem entediante, e não consegui engajar muito bem com os personagens.
comentários(0)comente



@eusoudanivieira 27/07/2024

O sol (nem sempre) é para todos
Eu sempre fui apaixonada por livros que têm o dom de nos transportar para um outro tempo e lugar, e recentemente, mergulhei em um clássico que fez exatamente isso:

o sol é para todos da harper lee.

o livro é uma joia rara da literatura, que não só nos envolve com sua narrativa rica e detalhada, mas também nos faz refletir profundamente sobre temas universais e atemporais.

a história se passa na pequena cidade de maycomb, no alabama, durante a grande depressão, e é narrada pela jovem scout finch, uma garota curiosa e de espírito livre.

ao longo dela, acompanharemos scout e seu irmão, jem, enquanto eles vivenciam uma série de eventos que moldam sua compreensão do mundo e das pessoas ao seu redor.

a figura central dessa jornada é seu pai, atticus finch, um advogado íntegro e moralmente exemplar, que está defendendo um homem negro acusado injustamente de um crime grave.

o que tornou, para mim, essa leitura tão cativante foi a construção dos personagens com tanta profundidade e humanidade:

scout é uma protagonista inesquecível com sua visão de mundo, ao mesmo tempo, ingênua e penetrante.

jem é um garoto muito sagaz, leal e observador.

atticus, por sua vez, personifica a luta pela justiça e igualdade, desafiando as normas sociais de sua época com coragem e dignidade.

a narrativa aborda temas complexos: o racismo, a injustiça social, a perda da inocência e faz isso de forma tão delicada e envolvente que você não consegue largar o livro.

cada personagem, cada diálogo e cada cenário são descritos com uma riqueza de detalhes que faz você se sentir dentro da história, testemunhando os acontecimentos ao lado de Scout.

essa leitura vai mexer com seus 'divertidamentes' e te fazer questionar suas próprias percepções sobre certo e errado, o justo e injusto; vai fixar a importância da empatia e da compreensão em um mundo tantas vezes dividido e cheio de preconceitos.

recomendo a leitura de todo meu coração!

se você ainda não leu, faça esse carinho a si mesmo

prometo que não vai se arrepender.
comentários(0)comente



LAia29 27/07/2024

Só existe um tipo de gente: gente.
O sol é para todos é um livro muito atual, não é atoa que se tornou um dos clássicos da literatura, confesso que demorei para engatar no livro devido ao início ser muito arrastado e monótono, porém o amadurecimento/desenvolvimento dos personagem principais ao longo do livro é empolgante, ver toda a estória do ponto de vista da Scout nos ensina que as crianças não nascem más e cheias de preconceitos, isso lhes é ensinado. E oque falar do Atticus? Sem dúvidas se tornou um dos meus personagens favoritos da vida, um exemplo de pai, homem, ser humano.. vou levar essa leitura para a vida.
comentários(0)comente



Charilson 26/07/2024

Sensacional.
Este livro é fenomenal. O livro é narrado no ponto de vista de Scout, uma menina que à principio tem 6 anos e vai crescendo no decorrer da história.

Scout é filha de um homem branco que luta incansávelmente pra tentar defender um homem negro da acusação de um crime que ele não cometeu, em meio de uma sociedade extremamente racista e descriminativa em que os negros são tratados como escórias, será palavra dele contra a de um branco. Isso já basta pra ter uma noção do quão este livro é maravilhoso.
Ao longo do livro nós vemos o amadurecimento da nossa menininha "Scout" junto do seu irmão mais velho "Jem", vemos como a sua forma de pensar vem mudando ao longo dos anos e como ela começa a encarar a vida e o mundo a sua volta, mesmo sendo tão nova ela foi capaz de perceber que as pessoas só defendem aquilo que é certo pra eles, e não o que é justo e nota que as pessoas criticam os outros pelas mesmas coisas que elas próprias fazem só que de uma forma diferente. Enfim, junto com os personagens do livro, a história me passou uma grande lição de vida.

E Atticus (pai de Scout) foi um verdadeiro exemplo de um homem íntegro.
comentários(0)comente



CamReadsBooks 26/07/2024

Faz todo sentido ssse livro ser um clássico!
O livro trata de assuntos pesados, que ficam com você mesmo depois da leitura acabar. A história ser contada pelos olhos de uma menina faz com que a narrativa seja ao mesmo tempo mais leve e mais tensa (pelo menos foi assim no meu caso): leve porque claramente é um personagem bastante livre de muitos julgamentos que os adultos teriam (ainda mais na época da história); tensa porque eu sempre temia por ela, pelo irmão Jem e pelo pai Atticus.

Aliás, poucos são os personagens que eu queria levar no bolso e proteger pro resto da vida, e Atticus com certeza se tornou um deles. Que personagem maravilhoso!!!

Chorei muito com o final, mas provavelmente por alívio!
comentários(0)comente



Elaine Cristina 26/07/2024

Intolerância e Preconceito Social!
O Sol é para todos mostra na narrativa de uma adorável criança, Scout, problemas como o racismo, intolerância, preconceito social entre tantos outros. Scout mora com seu pai Atticus Finch, seu irmão mais velho e uma governanta, na cidade de Maycomb, no interior do Alabama, no início do século XX. Um livro bem ambientado, detalhando a cidade, os personagens e a brilhante atuação de Atticus Finch, que já vinha na contramão do seu tempo, defendendo quem era oprimido. Um clássico que todos deveriam ler, com questões extremamente relevantes e importantes reflexões.
comentários(0)comente



Natalia2094 26/07/2024

Envolvente
Você se sente meio criança lendo por conta da narrativa, da perspectiva da menina. Temática nem um pouco leve, mas extremamente gostoso de ler o livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



5205 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR