Lidiane.StAfany 17/11/2019minha estanteGillian Flynn, autora do livro Objetos Cortantes, nos apresenta uma narrativa intensa. O livro é contado por Camille, uma repórter do jornal Daily Post, de Chicago, que recentemente havia saído de um hospital psiquiátrico por tendência a automutilação (que começou na adolescência, antes de sua irmã mais nova, Marian, que estava sempre doente morrer).
Camille é forçada a voltar ao seu passado, a pequena Wind Gap, no Missouri, para investigar o assassinato de uma menina, Ann, e o desaparecimento de outra, Natalie, que posteriormente fora encontrada morta, da mesma maneira que Ann, sem seus dentes. O que a leva ficar na casa de sua mãe, Adora, junto de seu padrasto e sua meia irmã, Amma, com os quais não tinha quase que nenhum contato.
Aos poucos Camille esclarece segredos de sua família, podendo considerá-los sim, cortantes. Ela deixa com que Adora a medique, assim como faz com Amma e fazia com Marian. Amma criara uma resistência a medicação, Marian acabou não resistindo, e Camille permitiu a medicação para ter provas contra a mãe. Adora tinha MPP, Munchausen Por Procuração, que faz com que o responsável, quase sempre a mãe, deixe a criança doente para conseguir atenção para si mesma. Adora fora presa pelos assassinatos de Ann, Natalie e Marian, por ter conteúdos criminais em sua casa, que comprovassem o assassinato das garotas. O tribunal decide que Camille fique com a custódia de Amma, que volta com ela para Chicago.
No dia doze de outubro, Lily, uma amiga que Amma fizera em Chicago desaparece, 4 horas depois, seu corpo é encontrado morto, com seis dentes arrancados.
?Tirei o conteúdo da casa de bonecas cômodo a cômodo.? ?O piso do quarto de minha mãe. As belas placas de marfim. Feitas de dentes humanos?. Amma, que por muito tempo permitiu que Adora a adoecesse, na verdade controlava a mãe deixando-a adoecê-la, em troca exigia amor e lealdade, nenhuma outra garotinha era aceita, pelas mesmas razões ela assassinou Lily, porque suspeitava de que Camille não gostasse dela.
Amma permaneceu trancada até seu décimo oitavo aniversário. No dia de sua prisão, Camille desmorona totalmente, e Curry, seu editor chefe e amigo, junto de sua esposa, Eillen, levam-na para sua casa após uma nova tentativa de corte, e todos os objetos cortantes foram trancados. ?Estou aprendendo a ser cuidada. Aprendendo a ter pais?.
Objetos Cortantes é uma leitura perturbadora e que a todo momento nos revela como o ser humano, no livro, especialmente mulheres, podem ser amedrontadoras e controladoras. ?Algumas vezes se você deixa as pessoas fazerem coisas com você, na verdade você está fazendo a elas?. Em uma cidade com vocação para a desgraça, Wind Gap, nos é apresentada como um centro de estupros e uso de drogas, onde jovens que não possuem outras coisas para fazer se distraem maltratando outros, o que reflete grande parte da sociedade que vivemos.