Michaely1 26/01/2024
Um romance fofo em contraste com outro casal intenso
"Shadows" é um curto livro escrito por Jennifer L. Armentrout e introduz toda a Saga Lux, que narra o desenvolvimento do romance entre Daemon e Kat. Com a proposta de trazer o romance de Dawson e Beth, a leitura é um strangers to lovers com um amor desenvolvido muito rapidamente e com problemáticas repetitivas, deixando a experiência cansativa, mas que se sustenta no romance fofo entre os dois e puxa um ótimo ganho para as sequências.
Dawson está em mais um dia tedioso na sua escola, quando conhece Bethany Williams, a garota nova que mexe com seu coração. Com uma atração inexplicável, ele sabe que tê-la para si é o maior risco que já correu em sua vida, mas ele está disposto a tudo para viver uma história com Beth, uma pintora que não apenas coloriu quadros, como, também, a vida dele. Em uma trama permeada por oposições ao romance dos dois, será que ambos poderão ficar juntos?
Confesso que preciso passar um pouco o pano para o livro, visto que eu li toda a série antes de lê-lo. Porém, mesmo com isso em mente, senti que todo o enredo foi um pouco fraco. As problemáticas em todo o livro são basicamente as mesmas e não somos apresentados a grandes ameaças ao longo da leitura (e seria interessante colocar um suspense).
Sobre os personagens, não consegui me conectar muito com eles, em parte porque a narrativa está em terceira pessoa e, também, porque a Beth e o Dawson são meio passivos demais. Os únicos momentos em que gostei do Dawson foi quando ele tomou alguma atitude para defender a Beth, mas ele também é um cara muito imprudente, o que traz muitos riscos às vidas dos dois, sem necessidade. A Beth, por outro lado, não toma atitude nunca. Ela é bem tapada e isso colaborou por eu não apreciá-la tanto.
O que sustentou MESMO o livro foi o romance, mas ainda achei ele um pouco fraquinho. Senti que faltou trazer mais tensão aos dois, mais química. Apesar deles terem uma sintonia muito fofa e aconchegante, não foi algo que fez meus olhos brilharem de emoção. Apesar disso, é um casal bonito, mas meio água com açúcar.
Acredito que a grande cena do livro seja o último capítulo, com a perspectiva centrada no Daemon. Esse irmão super protetor que conhecemos é tipo... 200x pior do que o arrogante que conhecemos em "Obsidiana" e revê-lo aqui me fez ter MUITA vontade de ler a série outra vez. Sobretudo, foi de uma emoção sem igual, deu para sentir todos os sentimentos dele e da Dee.
Resumindo, o livro é um romance meio água com açúcar e eu achei a leitura bem fraquinha, mas recomendo a leitura às pessoas que apreciam livros mais tranquilos, com um strangers to lovers que se desenvolve rapidamente e se ambienta num mundo paranormal. Também indico para quem quer começar a saga a partir daqui, acho que pode ser uma experiência interessante.