Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Crime e Castigo


2878 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Guilherme2704 04/08/2024

Clássico
Nunca pensei que encontraria tantos mundos em um só livro. Filosofia, Criminologia, Direito e o principal: Romance. Essa edição não é das mais fáceis de ler, até por isso demorei um tempo, mas o tanto que refleti sobre as coisas lidas não dá pra quantificar. Meu primeiro livro da literatura russa tinha que ser especial, tinha que ser ele.
comentários(0)comente



Gonçalves 04/08/2024

Angustiante
Difícil falar sobre esse livro, me parece que o autor tentou de diversas formas tratar de muitos assuntos sérios, e incrivelmente sem pecar em nenhum deles, nos é mostrado o conflito de um jovem pobre, desesperançoso em relação ao seu presente e ao seu futuro, tendo recentemente que abandonar seus estudos que custeara com a ajuda da família, o jovem em paranoia enxerga (ou assim ele acha) uma oportunidade de conseguir um bom montante de dinheiro, suficiente para se manter por algum tempo e talvez voltar aos estudos. Porém ao longo da historia, nos é apresentado diversos temas a serem tratados, como a pobreza, desigualdade, preconceito e culpa (ou a falta dela). Em resumo um livro que não me interessou logo no inicio, porém tenho minha teoria de que temos de esperar mais ou menos até a páginas 100 e/ou 200 de um livro para decidirmos se aquela história devemos ou não dar continuidade, e com este não foi diferente, após aproximadamente esse monte de páginas eu finalmente me senti preso a história, tinha que ler e descobrir o mais rápido o possível o desenrolar e o desfecho dessa história.

Vale também nos lembrarmos que não importa o quanto conheçamos alguém, nunca conheceremos 100%.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lucas.lima.ml 04/08/2024

Bem, essa foi a melhor obra literária que li até o momento, e creio que dificilmente será superada.

A profundida com que Dostoievski expõe os conflitos e sentimentos humanos é algo que impressiona.

Para uma melhor compreensão, recomendo as aulas do Prof. José Monir Nasser e do Prof. Rodrigo Gurgel.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Josiani3 01/08/2024

A mentalidade do criminoso
Achei incrível a exposição crua e realista da hipocrisia social abordada pelo livro. Dostoiévski faz isso de forma magistral, levando o leitor para dentro da mente de um criminoso que poderia ser visto como fruto de uma sociedade miserável, mas que, na verdade, é alguém com um certo niilismo, que se julga acima do bem e do mal.

“Crime e Castigo” continua a ser uma obra-prima atemporal que nos força a confrontar as profundezas da psicologia humana e a questionar nossas próprias concepções de moralidade e justiça. Através de Raskolnikov, Dostoiévski nos lembra que, independentemente de quão extraordinários possamos nos considerar, não podemos escapar das consequências de nossos atos.

Se quiser uma análise mais aprofundada (terão spoliers) da parte psicológica e filosófica, que achei mais interessante da obra, vou deixar o link do meu blog.

site: https://www.josianifreitas.com/2024/08/01/crime-e-castigo-de-fiodor-dostoievski-analise-psicologica/


Niandra 01/08/2024

Melhor livro que li na minha vida até o presente momento
Imagino que todos os assustos possíveis que poderiam ser retirados desse livro já foram devidamente retirados ao longo de mais de 100 anos da sua data de publicação, sinto a necessidade apenas de dizer que é uma história bonita d+ sobre redenção e perdão e que a variedade de emoções que senti lendo esse livro simplesmente não cabe em palavras.
comentários(0)comente



Mascarponealado 29/07/2024

Minhas impressões
Iniciei a leitura sem saber exatamente o que esperar, sabia apenas que era um clássico da literatura universal; e meu amigo que livro, tornou-se de longe o meu favorito, complexo e vibrante, tratando de temas tão profundos..., nunca um livro me tocou tão profundamente, nunca um livro havia conversado tão intimamente comigo, e sinceramente não sei que haverá outro que o faça. Fui "atingindo" por, em parte, estar em um momento muito complicado da minha vida, mas duvido que alguém possa ler e não se admirar ou admitir que ele é de fato um clássico universal.
comentários(0)comente



Marianelvf 29/07/2024

Tocante até o fundo da alma
Esse é um daqueles livros que a gente gruda na alma e nunca mais respira sem lembrar da dor e da loucura de Raskhonin, completamente maluco alucinado.

Egoista ou lucido?

Chorei no final e acho uma experiência esse livro.
Mariiah.Salvatore 29/07/2024minha estante
amooo essee




Dunkstl 28/07/2024

A busca por um sofrido perdão.
Sempre fui rodeado pelos exaltadores de Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski, não só aqui na internet, mas até mesmo meu próprio pai citava o quanto sua leitura era profunda e como a mesma poderia ser desafiadora, não com surpresa então que afirmo que tudo isso é verdade, mas essa leitura chega a ser muito mais.
Rodion Românovitch Raskólnikov é um jovem ex-estudante, residido em um pequeno cubículo na capital administrativa da Rússia, São Petesburgo, (Pelo menos na época que Dostoiévski escreveu) frustado pela mágoa melancólica de uma vida na miséria, o jovem decide, dentro de seus próprios princípios morais, cometer o assassinato de uma idosa e sua sobrinha, essa última sem intenção.
A prosa de Dostoiévski é praticamente perfeita, como já disse, profunda e sem nenhuma passagem desnecessária, hora ou outra, parece que o autor até mesmo nos lê. Todas as relações entre personagens e seus feitios são sempre necessárias e humanas, repletas de um simbolismo melancólico que os russos adoram explorar.
Não contemplamos aqui um simples romance, mas sim a mais profunda e melancólica jornada de um homem tomado a enfrentar o próprio crime, é uma jornada entre o arrependimento e as virtudes morais em busca enfim do próprio perdão.
Melhor livro que eu já li, não vejo a hora de explorar melhor a grandiosidade de Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski em sua grande magnificência.
comentários(0)comente



Mariana 28/07/2024

Crime, castigo e perdão?
Crime, castigo e perdão?

Esta foi mais uma LC que fui convidada e não pude resistir! Em se tratando deste livro fascinante, seu autor extraordinário, não poderia ter sido menos do que estupenda!

A edição com ilustrações na capa e contra-capa, da Martin Claret, é divina, detalhista e precisa! Acho que não poderia ser melhor retratado o enredo do livro; há também uma cronologia biográfica do Dostoiévski, que nos faz entender muitas coisas, desde de seus antepassados, sua prisão e sua morte.

Esse romance clássico é aclamado pela crítica e por leitores do mundo inteiro, é uma unanimidade a opinião de todos sobre essa obra ser magnânima, e aos que não aprovaram, nem os contarei!

Crime e Castigo, tem vários vieses abordados ao longo de suas páginas: social, político, moral, econômico, religioso e nos leva a pensar, calcular, analisar e assombrar-nos com a mente humana e suas capacidades de transformações em meio ao caos e incertezas. Acredito que a intencionalidade do autor foi certeira! Não foi apenas mais um livro de um escritor em exílio, que deixou transpassar suas dores e desesperanças, trazendo uma narrativa fantasiosa e fanática, mas uma afronta ao governo, a sociedade hipócrita (não muito diferente de hoje em dia), também fragmentos de si, suas crenças e transformações, belas homenagens aos seus, e um tesouro, que não por ser um livro, mas por sacudir o intelecto e o emocional de quem o possuí e se permitia perambular pelo quarto de Rodka, pela delegacia, pelas casas, pelos amigos, bares e tantas outras preciosidades encontradas nos textos.

Rodion Românovitch Raskólnikov, é o nosso astro principal dessa sagaz estória, ocorrida no século XIX na cidade de São Petesburgo, capital do Império Russo. Rodka, é um ex- estudante de Direito, de família pobre e que se vê afundando na extrema pobreza sem encontrar uma saída digna para uma mudança de vida. Por vezes ajudado por sua mãe e sua irmã, Rodka vai conhecendo suas agruras mais profundas e delírios insanos o rodeiam fazendo -lo crer em um mundo dividido entre pessoas "extraordinárias" que poderiam fazer toda a sorte de coisas que lhe aprouvesse e as pessoas "ordinárias", que por sua vez deveriam andar submetidos às leis.

Acreditando ser uma pessoa "extraordinária", ele escreve um artigo para um jornal defendendo sua teoria e age em prol dela. O Crime vem e o Castigo também. Para alguém que era extraordinário isso era permitido e normal, segunda sua crença e apoiado por outros insanos, mas daí a queda que o precede é tão fatídica que quase não sobra-lhe esperanças, até que Sônia entra em cena, uma jovem rara, mas que devido a pobreza extrema prostitui-se, porém, guarda o bom coração e estende sua mão para Rodka, a partir daí muitas coisas vão ocorrendo, algumas tragédias anunciadas efetivam-se dando um tom altruísta ao Rodka e ao mesmo tempo fazendo-o mergulhar ainda mais na culpa. Haverá perdão ou apenas castigo?

Há muito mais a se dizer sobre essa obra estupefata, mas preciso pontuar que os nomes dos personagens foi um problema para mim, a parte desafiadora foi essa, a leitura é fluida, dentro da temática e gênero. Temo não conseguir emitir o que há de mais precioso nela, mas concluo dizendo que os personagens são incríveis, complexos, paradoxos e mexem com o profundo de nossa mente e alma, nos fazem questionar, amar e odiar. O final foi uma surpresa agradabilíssima, Dostoiévski é sem dúvidas um mestre da literatura e soube interpor a realidade e a ficção de tal modo que nos gera dúvidas sobre o que é o que. Recomendação total para que se leia com calma e muita paciência, para absorver as entrelinhas do Dostô!
Tcharles.Amarante 28/07/2024minha estante
Muito boa resenha minha amiga, parabens ????


Mariana 28/07/2024minha estante
Obrigada meu amigo ?. É uma leitura e tanto, não dá pra falar tudo senão vira um testamento


Fabio 30/07/2024minha estante
Resenha, mais bem escrita não há!???
Parabéns minha amiga por essa bela resenha, altamente sensorial, que nos remete as melhores partes dessa obra prima e nos faz relembrar tudo aquilo que mais nos impressionou durante quase um mês de LC!
Mari, adoro essa sua escrita mais técnica mesclada as suas impressões pessoais, com pitadas reflexivas.
Eu sou seu fã, e essa resenha com certeza, entrou no rol de minhas resenhas favoritas ????


Mariana 30/07/2024minha estante
Fabio meu amigo do coração ??, você me deixa sem palavras real! Obrigada pelo carinho e pela paciência e principalmente pela sua bondade ??? Sabe que eu sou sua fã ?, quero ver a sua para eu ficar pasmada ???




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



2878 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |