Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Crime e Castigo


2878 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Giovanna 19/06/2024

Sinta o grosso
🤬 #$%!& não tem palavras o suficiente pra explicar a genialidade deste livro, deveria ser uma literatura obrigatória pra todos!!!!
comentários(0)comente



Nicole60 19/06/2024

Não há esperanças...
Esse livro é simplesmente incrível, com linguagem relativamente simples e fácil entendimento
É extremamente melancólico, nos sentimos a desesperança do protagonista o tempo todo, e quando há algum tipo de esperança, logo essa é interrompida. Ele pegou para si todos os próprio males.

Música que me lembrou o livro:
Tomorrow for us - Rosetta Stone
comentários(0)comente



Diegão 19/06/2024

Extraordinário
Um dos melhores que li do dostoievski, muito bom sobre os temas abordados e o encerramento do também incrível personagem raskolnikov. Fala muito sobre o sentimento de culpa e principalmente, castigos.
comentários(0)comente



Atolada 18/06/2024

Não sei bem como estou me sentindo. Impressionante como essa história longa e cheia de monólogos consegue te prender! Talvez sejam as várias reviravoltas? ou o fato de ficarmos tentando adivinhar o desfecho e ainda assim não conseguirmos. Ou seria ainda por que nos faz refletir em como torcemos pelo assassino e porque é que torcemos? Ou por que é que esperamos um desfecho positivo pra ele?
É um livro pesado, você se entristece com tantas desgraças, mas ainda assim, fica avido por ler cada página.
3 meses eu passei lendo esse livro? o que é que vou fazer agora? ?
comentários(0)comente



Bia 18/06/2024

Fiquei muito confusa com os nomes e agora que entendi com confiança quem é quem o livro acabou.
/risos
A história é muito bem escrita e super atual, inclusive enquanto lia imaginava uma adaptação no centro do rio RJ ao invés da Russia e tudo poderia ter corrido do mesmo jeito também (tirando as menções ao frio russo)
Não recomendo ler como a sua primeira obra de literatura russa, você vai confundir todo mundo ok ?
Só recomendo se você estiver familiarizado com os esquemas de nomes na russia
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mano Beto 17/06/2024

Crime é não ler este livro!
"Eles quiseram falar mas não conseguiram. As lágrimas estavam em seus olhos. Os dois era pálidos e magros; mas nesses rostos doentes e pálidos já raiava a aurora de um futuro renovado, pleno de ressurreição e vida nova. O amor os ressuscitara, o coração de um continha fontes infinitas de vida para o coração do outro."

Não é a toa que é um dos grandes romances da história da literatura. Me senti lendo uma novela (não do gênero literário, mas de TV mesmo) e isto não é nenhum demérito não, pelo contrário! Além da trama central que o título sugere, o livro conta com vários núcleos que também são tão bons quanto o principal, assemelhando com uma boa novela (que tem a trama central e os núcleos secundários bons).

Dostoiévski descreve não só o estado humano (os momentos finais de Svidrigáilov é um absurdo), mas a movimentação de Petersburgo, tornando assim tudo vivo e real. Real até demais infelizmente, pois muitas coisas da sociedade, e principalmente de comportamento ainda continuam até hoje.

Tenho como meta (não prometo rs) ler todos os livros de Dostoiévski. Já li a novela Um pequeno herói e o próximo será Memórias do Subsolo.

Literatura das boas tá!
comentários(0)comente



MarilA.Filz 16/06/2024

Raskólnikov ou, simplesmente Rodia nos faz passar por um processo árduo para chegar no inevitável (o próprio título nos leva a isso). Embora nossa consciência saiba disso, em muito momentos do livro, absurdamente torcemos por ele. Da mesma forma que o personagem é duplo, transpassando pelo orgulho e pela culpa, nós também estendemos esse sentimento, pois a obra passa por diversos problemas sociais como diferença de classes, alcoolismo, assédio moral, sexual, avareza. Livro maravilhoso e o epílogo traz um fechamento que não podia ser melhor.
comentários(0)comente



Annah12 16/06/2024

Fiódor M. Dostoiévski
Publicado em 1866, Crime e Castigo é uma das obras mais aclamadas de Fiódor Dostoiévski, consolidando-se como um marco na literatura russa e mundial. Este romance explora os recessos mais profundos da mente humana através da trajetória de Rodion Raskólnikov, um estudante de direito que se vê arrastado para o abismo do crime e do tormento psicológico.
A trama gira em torno de Raskólnikov, que, em um ato desesperado, comete um assassinato, acreditando estar acima das leis morais comuns e destinado a realizar grandes feitos como Napoleão. No entanto, após o crime, ele é consumido por um remorso avassalador, o que o coloca em um doloroso tormento angunstiante e em deterioração mental.
A obra questiona as noções de justiça e moralidade, explorando se atos imorais podem ser justificados por fins considerados nobres. Raskólnikov tenta validar seu crime com teorias filosóficas, mas a realidade de suas ações o confronta implacavelmente e o afeta mentalmente.
A ambientação do romance passa-se em Petersburgo no século XIX, e expõe as condições da pobreza extrema da época, mostrando como a desesperança pode levar ao extremo da criminalidade. Dostoiévski mostra um relato vívido da miséria e de seus efeitos corrosivos, juntamente com suas próprias vivências no lugar, trazendo para a leitura, parte de sua história e de como as leis eram aplicadas na época.
A obra é considerada uma relíquia da literatura por sua profundidade psicológica e pela exploração nas questões existenciais da vida. Crime e Castigo influenciou gerações de escritores, filósofos e psicólogos, e continua a ser uma leitura essencial para o entendimento da natureza humana. Dostoiévski nos faz refletir sobre a moralidade, a justiça, a culpa e a redenção das pessoas, tornando esta obra uma leitura imprescindível para todos aqueles que desejam sempre entender um pouco mais sobre o instável pleno uso das faculdades mentais de cada indivíduo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marina 15/06/2024

Crime e castigo
"A dialética cedera lugar à vida"

Acho que muitas pessoas já falaram sobre esse livro nos últimos mais de 150 anos em que ele continua sendo relevante, de forma melhor que eu poderia, mas só esse impacto já fala muito sobre a importância dele.
comentários(0)comente



Luiza2020 15/06/2024

Por ser uma literatura é um pouquinho cansativo, mas sem dúvidas é a literatura que mais me prendeu. O final é muito fofo ??
comentários(0)comente



Ratinha de Biblioteca 14/06/2024

Nada a dizer: é um clássico!
Havia lido esta história em versões adaptadas, nunca li o original, o que é o mesmo que olhar para a sombra de algo, não sua imagem real.
Trata-se de um suspense, drama psicológico e familiar, mas, acima de tudo, é um clássico, que só por isso já vale a leitura.
comentários(0)comente



2878 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR