spoiler visualizarRodrigo.Guimaraes 30/04/2024
Mais que um livro...
Primeiramente, para aqueles que não gostam de decorar nome de personagens esse livro será um pouco complicado, mas, por favor, resista a este problema, vale muito a pena.
Mais que um livro, uma obra clássica para colocar em sua biblioteca e relê-la sempre que possível, pois trará uma experiência a cada releitura.
"Crime e Castigo" trata-se de uma experiência profunda com o sofrimento humano, com seus anseios, e principalmente com o problema do mal. Dostoiévski consegue descrever muito bem através das personagens, cenários e contextos, como a humanidade lida com aquilo que se entende como transgressão de uma lei, ou ainda mais profundo, coloca a pergunta: "o que é uma 'Lei' ?"
Particularmente, eu tenho uma certa lembrança da cena onde o Raskolnikov estava caminhando, em um dos seus delírios, nas ruas de São Pesterbugo, e simplesmente, aparece alguém do nada, fala: "ASSASSINO", a essa altura ninguém sabia do crime somente ele e sua consciência, infelizmente eu não consigo passar o sentimento que o autor consegue, mas é incrível o terror psicológico que essa cena passa.
É nítido que o autor busca a todo momento, uma reflexão aprofundada sobre como nós reagiriam os na pele de Raskolnikov, que matou uma velhinha usurária a fim de financiar os seus estudos. Mas, ao mesmo tempo, sinto que ele transmite atraves do personagem principal a necessidade que o criminoso tem em se redimir, isso está no interior do ser humano, por mais que não se arrependa, ELE SABE QUE PECOU, SABE QUE TRANSGREDIU, sua consciência o acusa.
Por isso, a justiça e a misericórdia são dois lados de uma mesma moeda, a redenção passa pela justiça e todo o coração sabe disso.
Enfim, esta obra me ensinou que sempre existe um caminho a seguir mesmo com nossos erros e acertos, é necessário buscar sempre uma ressurreição, uma verdadeira e profunda Ressurreição.