Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Crime e Castigo


2878 encontrados | exibindo 586 a 601
40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 |


Mariyyy 20/01/2024

Muito bom o livro, recomendo muitíssimo, no começo pode parecer que não é um romance mas no final...
comentários(0)comente



Siqmari 20/01/2024

O livro gira totalmente em volta do quão cinza pode ser as motivações de um assassinato e se o assassino é "bom ou ruim", e eu coloco em aspas porque o autor não parece ver o mundo tão preto no branco como esses conceitos de índole são. O desenvolvimento da percepção do ppersonagem perante o que ele faz nos coloca em posição de ponderar se teríamos as mesmas atitudes.

Os fatos e os personagens desempenham papéis essenciais para que o autor do crime encontrasse em si mesmo um caminho para fora do próprio infortúnio - apesar de alguns diálogos não serem tão essenciais assim, o que me levou a tirar meia estrela -, dando vida para a cidade de Petersburgo. Todas as crueldades, os vícios, as caridades, uniões e solidões tiram sua ideia de distância por ser "só uma cidade russa" e te transportam para lá como se você próprio morasse em uma daquelas pensões.

Dostoievski faz um trabalho espetacular moldando as vontades que movem as personagens, nenhuma ideia surge grande e é realizada, todas são plantadas nas mentes dos envolvidos e vao brotando, criando raízes, até darem os frutos a serem comidos.
comentários(0)comente



Sandrinha 19/01/2024

"O criminoso, no momento em que pratica o seu crime, é sempre um doente"
Crime e Castigo é o primeiro livro que leio de Fiódor Dostoiévski. Publicado em 1866, é considerado um clássico da literatura russa e universal.

Excelente! Um drama narrado de maneira impecável.
São tantos personagens que aparecem no decorrer da narrativa, que fica difícil memorizar seus nomes e principalmente os apelidos, porque existem vários para cada um.
Os personagens que mais me chamaram a atenção foi Dúnia, irmã de Roskolnikov e Sônia. Principalmente Sônia, o personagem feminino mais bem desenvolvido de Fiódor, com sua fé inabalável, suporta todo o preconceito, a miséria que vive.

Dostoiévski tinha uma mente brilhante. Explora o desgaste emocional e o sofrimento mental de Raskólnikov, um homem à beira da loucura, após ter cometido um duplo homicídio.  Vamos acompanhar suas aflições, tristeza, delírios, os tormentos que passara até a sua rendição.

O interessante de Crime e Castigo é que o foco principal não é o crime cometido e sim o castigo que o protagonista receberá pelo que fez. A proposta de Dostoiévski é que devemos conhecer Roskólnikov, sua maneira de pensar, agir para descobrirmos o motivo que o levou a cometer os crimes.

Dostoiévski é mestre em descrever o lado sombrio e melancólico do ser humano, buscando assim romper barreiras do consciente e ultrapassar os limites da normalidade. E nós, o que seríamos capazes de fazer para escondermos nossos pensamentos obscuros?
Maxwell.LeAo 14/02/2024minha estante
Excelente resenha :D




@Estantedelivrosdamylla 19/01/2024

Complexo, intrigante e envolvente
Crime e castigo é um dos romances mais aclamados de Dostoievski, não atoa perdura durante todos esses anos como um clássico complexo e cheio de camadas. Meu primeiro contato com essa obra foi em 2020, porém em razão de sentimentos de aspectos pessoais eu não continuei a leitura, tendo parado em 40%. Este ano resolvi iniciar 2024 com essa obra, e finalmente me dar ao prazer de concluí-la.

Assim como eu já esperava, Crime e castigo não me decepcionou, pelo contrário, me desafiou e me prendeu.
Raskolnikov com seus dilemas mentais me fez aplaudir de pé a capacidade do autor em criar e desenvolver um personagem tão complexo e tão humanamente assutador.
Com essas características, o protagonista conseguiu me fazer queimar a cuca para tentar entender ao certo os seus dilemas, e foram diversas as vezes que me questionei se realmente o estava compreendendo.

Reconheço minha posição de mera leitora leiga e em razão disso fiz algumas pesquisas com artigos científicos acerca dessa obra e do personagem, e fico feliz por perceber que consegui, na maior parte do romance, interpretar os anseios e os significados dos personagens.

Quanto aos outros personagens, posso dizer que a significação dos seus nomes e o que eles representam para a figura do protagonista me deixaram surpresa e bem impressionada. Sônia e Dimitri foram os que mais me cativaram, a compaixão e a razão como contraponto ao egoísmo e loucura de Raskolnikov tiveram um enorme impacto na história e nos seus dilemas, assim como em transformar a narrativa em algo cativante.

Em diversos momentos me comoveu a miséria da Rússia czarista, mas não me impressionou, visto que tive a oportunidade de conhecer um pouco da história desse país. E assim, ver o tanto que a pobreza e exploração da cidade causa a desumanização das pessoas e as levam a alcançar o fundo do poço foi como observar também que é uma realidade ainda presente.

Por fim, posso dizer que foi incrível poder conhecer essa história e me desafiar dentre os dilemas de um homem totalmente transtornado, egocêntrico e destruído, mas que ainda assim possui uma humanidade dentro de si capaz da compaixão e da benevolência. Recomendo muitíssimo!

site: https://www.instagram.com/estantedelivrosdamylla/
comentários(0)comente



Na ju 18/01/2024

Talvez eu ainda seja muito leiga pra ler esse livro, e talvez eu não tenha entendido a proposta que o escritor quis passar, mas é um livro que te bota pra pensar sobre um pouco de tudo
comentários(0)comente



Luisa 18/01/2024

Me perdi em alguns momentos, mas incrivelmente bem construído e com uma narrativa que prende, com personagens complexos que nem sempre a gente vai entender, mas o ser humano é difícil de entender mesmo, então faz sentido com a realidade.
comentários(0)comente



soufernanda 18/01/2024

Mente em frangalhos
Percebo atualmente uma crescente aversão pelos clássicos da literatura, em função da grande necessidade que a sociedade contemporânea parece sentir de contestar tudo e todos. No entanto, gostem ou não, aqueles que se recusarem a ler obras como Crime e Castigo jamais saberão o que é literatura de qualidade!

Este foi meu primeiro contato com Dostoiévski e eu estou simplesmente extasiada! A obra é construída com diálogos coerentes, personagens marcantes (inseridos na obra em momentos cruciais, cada um deles contribuindo, a seu modo, para a construção e desenvolvimento do enredo), construções psicológicas precisas e complexas de cada um deles, dentre os quais destaca-se, obviamente, o protagonista Raskólnikov, homem de caráter e personalidade duplicadas, trazendo ao corpo da obra, através de suas reflexões e dilemas, discussões acerca dos conceitos de moral, justiça, ego, depravação, religiosidade, amor e sacrifício.

Crime e Castigo é a jornada de Raskólnikov para tornar-se humano. Nunca havia lido nada parecido...
comentários(0)comente



Soda Káustica 17/01/2024

Prequel de Avenida Brasil?
A plot desse livro e o jeito que ele é escrito passa uma vibe de novela que eu não consigo nem descrever direito. Amei, tem tudo que faz eu ter vontade ler não parar de ler um livro (se o Ródia não ficasse com febre todo dia nada disso teria acontecido)
comentários(0)comente



Vanessa 16/01/2024

Achei a história um pouco confusa, os nomes dos personagens me confundia muito, foi interessante mas não me empolgou
comentários(0)comente



mrlancolia 16/01/2024

Que livro incrível! A escrita excelente, o enredo que prende e um livro reflexivo... Não esperava menos de Dostoiévski.
comentários(0)comente



LitteratureFan 16/01/2024

O livro em si é uma experiência única. Raskolnikov é bem cínico em alguns momentos, principalmente na parte do epílogo, não necessariamente é uma coisa ruim, acho que ele é o personagem perfeito para ser o protagonista. Realmente em certos momentos ele nos faz questionar sobre sua sanidade, por vezes eu me perguntava "Por que ele está fazendo isso? Qual o sentindo disso?". Raskolnikov é complexo e consegue representar bem a psique humana, seus conflitos internos, sua paranoia, seu medo e sua raiva conseguem ser transferidos para o leitor durante a história, pelo menos funcionou para mim, em certos momentos fiquei muito aflita por ele e me perguntei o que faria no seu lugar.

Dostoevsky sem dúvidas é ótimo em explorar o que há de mais humano em seus personagens.
comentários(0)comente



Dirlene Piagio 16/01/2024

Surpreendente!
Não lembro bem quando comecei a ler esta obra prima russa. Foi no início de 2023, mas sei que foi uma leitura tão difícil que abandonei-a por muitas vezes. Tornou-se um martírio, e só continuei a ler por conta do desafio de não julgar um livro antes de terminar. Foi por volta da terceira parte do livro que não consegui mais parar... Tive que me controlar para ler poucas páginas por dia, pois não tenho outro livro comigo depois desse aqui na casa de minha mãe. O livro é incrível e cheio de debates filosóficos e de redenção. Aqui, é possível perceber o poder da redenção presente no amor. Ah, esse amor pode até ressuscitar os mortos, quer seja a morte em espírito ou física. Leitura mais que recomendada, mesmo que o leitor encontre um pouco de dificuldade no começo.
comentários(0)comente



Vinícius 15/01/2024

MESTRE RUSSO
?Em minha vida, só li Dostoiévski.?
(Nelson Rodrigues)
?
?Se eu pudesse voltar dez anos atrás, ao dia em que comecei a ler Crime e castigo, juro que teria ido a uma praia e besuntado o meu corpo de Rayto del Sol. Tomado sol até pegar uma insolação. Bebido vodca Kovak com Leite Moça dentro de um abacaxi oco. Qualquer coisa, menos ter lido aquele livro. Ele acabou comigo. Pra sempre.?
(Fernanda Young - ?As pessoas dos livros?)
?
Quando soube que iria ingressar no Doutorado no final de 2022, decidi suprir uma lacuna grande na minha experiência como leitor: nunca tinha lido Dostoiévski. Por isso, resolvi me impor o desafio de ler uma de suas obras?

Escolhi ?Crime e castigo? e não me arrependi. Passei um pouco mais de um ano com Raskólnikov (lia um pouquinho do livro sempre antes de dormir) e fui alternando a leitura do romance de Dostoiévski com outros livros, por conta das demandas da rotina.

Passei a entender com mais clareza a ficção de Nelson Rodrigues por conta do mestre russo. E passei a compreender como o ser humano é de uma complexidade infinita e que poucos o fizeram como Fiódor Dostoiévski?

Leiam o russo, crianças! Vale cada página!!!
#dostoiévski #livro #libro #book #crimeecastigo #literaturarussa #russianliterature
comentários(0)comente



S0mekind0fstranger 15/01/2024

Crime e Castigo conta a história de Raskólnikov, um jovem estudante/ex-estudante que está na linha da pobreza e decide cometer um assassinato para conseguir dinheiro utilizando como justificativa uma teoria que defende do porque o assassinato que cometeu não é tão errado, porém após o crime o seu corpo e mente regem de uma forma que ele não esperava e seu corpo e sua mente adoecem.
O livro trata de muitas questões sociais e psicológicas as quais são importantes serem discutidas.

(Tive uma certa dificuldade com os nomes e apelidos, as vezes me perdi um pouco por isso, mas no fim me localizei e tudo fez todo sentido.)
comentários(0)comente



CecAlia.Neris 14/01/2024

Obra fantástica!!
Eu não esperava encontrar neste livro tão perfeita obra, é um livro que te prende desde o começo, põe sua cabeça nas nuvens, tamanha é a descrição psicológica dos personagens, que é impossível o leitor ficar indiferente. Além disso, dentro da obra o autor põe em discussão temas atemporais, como moral e ética. O final do livro é espetacular e te deixa com aquele gostinho de "quero mais" ahah.
comentários(0)comente



2878 encontrados | exibindo 586 a 601
40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR