@Estantedelivrosdamylla 19/01/2024
Complexo, intrigante e envolvente
Crime e castigo é um dos romances mais aclamados de Dostoievski, não atoa perdura durante todos esses anos como um clássico complexo e cheio de camadas. Meu primeiro contato com essa obra foi em 2020, porém em razão de sentimentos de aspectos pessoais eu não continuei a leitura, tendo parado em 40%. Este ano resolvi iniciar 2024 com essa obra, e finalmente me dar ao prazer de concluí-la.
Assim como eu já esperava, Crime e castigo não me decepcionou, pelo contrário, me desafiou e me prendeu.
Raskolnikov com seus dilemas mentais me fez aplaudir de pé a capacidade do autor em criar e desenvolver um personagem tão complexo e tão humanamente assutador.
Com essas características, o protagonista conseguiu me fazer queimar a cuca para tentar entender ao certo os seus dilemas, e foram diversas as vezes que me questionei se realmente o estava compreendendo.
Reconheço minha posição de mera leitora leiga e em razão disso fiz algumas pesquisas com artigos científicos acerca dessa obra e do personagem, e fico feliz por perceber que consegui, na maior parte do romance, interpretar os anseios e os significados dos personagens.
Quanto aos outros personagens, posso dizer que a significação dos seus nomes e o que eles representam para a figura do protagonista me deixaram surpresa e bem impressionada. Sônia e Dimitri foram os que mais me cativaram, a compaixão e a razão como contraponto ao egoísmo e loucura de Raskolnikov tiveram um enorme impacto na história e nos seus dilemas, assim como em transformar a narrativa em algo cativante.
Em diversos momentos me comoveu a miséria da Rússia czarista, mas não me impressionou, visto que tive a oportunidade de conhecer um pouco da história desse país. E assim, ver o tanto que a pobreza e exploração da cidade causa a desumanização das pessoas e as levam a alcançar o fundo do poço foi como observar também que é uma realidade ainda presente.
Por fim, posso dizer que foi incrível poder conhecer essa história e me desafiar dentre os dilemas de um homem totalmente transtornado, egocêntrico e destruído, mas que ainda assim possui uma humanidade dentro de si capaz da compaixão e da benevolência. Recomendo muitíssimo!
site: https://www.instagram.com/estantedelivrosdamylla/