Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Crime e Castigo


2878 encontrados | exibindo 616 a 631
42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 |


NatAlia1573 07/01/2024

Um mergulho em uma mente conturbada
Li a primeira metade do livro na edição lançada pela editora abril em 2010 e achei a história interessante, mas complexa (não me adaptei a tradução) Depois, comprei a edição com texto adaptado por engano, mas sinceramente, não me arrependo da compra.

Aqui somos apresentados à Raskólnikov (ou Ródia), um jovem que teve que abandonar a universidade de Direito, pois está vivendo uma grande pindaíba que não o permite bancar seus estudos.

Desde o princípio somos imersos na mente do protagonista que planeja um ?crime? para permitir que ele alcance um bem maior. Por isso, há muitas discussões e monólogos sobre a natureza dos crimes e sobre a moralidade humana.

O crime ocorre logo no início do livro e no resto do tempo acompanhamos Raskólnikov pensando sobre o que fez. É interessante ver a dualidade do personagem alternando em momentos que não parece arrependido e em outros que deseja apenas se entregar e acabar com toda essa confusão. O fim do livro é condizente com o esperado, pois como dito no título, há um castigo.

Recomendo a leitura a todos, mas deixo um alerta. Algumas traduções, em especial aquelas que buscam trazer palavra por palavra da obra original, costumam ser mais complexas e acredito que nem todos irão querer se aventurar. Uma dica que pode ser útil é buscar uma edição na qual o texto seja adaptado ou que a tradução, seja um pouco mais fluída. Posteriormente, se acharem a história e suas reflexões interessantes o suficiente, busquem ler as edições com a tradução mais fiel ao texto original (por exemplo, a edição da Martin Claret traduzida por Oleg Almeida).
comentários(0)comente



isabel179 07/01/2024

Aventura Emocional...
A sensação é de literalmente mergulhar no mundo sombrio e complexo de Raskólnikov, o protagonista desse clássico da literatura russa. Dostoiévski nos leva por uma montanha-russa emocional enquanto acompanhamos um estudante que decide cometer um assassinato para provar sua teoria de superioridade moral. Adolescência... sempre cheia de ideias brilhantes, não é?

Raskólnikov é como um daqueles amigos que você quer abraçar e dar um puxão de orelha ao mesmo tempo. Ele é inteligente, mas com um senso de moralidade bem peculiar - acredita que alguns indivíduos excepcionais estão acima das leis comuns. Mas é claro que a vida dele vira de cabeça para baixo após o crime, e a culpa é tipo um hóspede indesejado que se recusa a sair.
O livro é cheio de personagens fascinantes, como Sônia, a jovem bondosa que tenta ajudar Raskólnikov a se redimir, e Porfíri Petrovitch, o detetive que poderia dar a Sherlock Holmes algumas dicas sobre como interrogar suspeitos.
Eu diria que é uma montanha de reflexões sobre moralidade, culpa, redenção e, é claro, sobre o que diabos se passa na mente humana. É uma daquelas obras que te deixam pensando por horas a fio, mesmo quando já terminou.
comentários(0)comente



Massasa 05/01/2024

Crime e castigo
Que leitura maravilhosa, tinha começado e parado nas 50 primeiras páginas, mas como me arrependo de ter parado. Depois que a história engata(depois dessas primeiras 50 páginas) se torna algo extraordinário, acredito que a complexidade da escrita (muito em parte pela tradução do russo) dá ao enredo uma camada a mais de complexidade.
Acho inclusive que na verdade o castigo já começa desde a consumação do crime, a angústia de Rodka quanto a situação da mãe e irmã, a situação de Sônia e o seu próprio futuro em partes, já são seu castigo. A prisão então seria na verdade a redenção e não a punição.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Rafael964 05/01/2024minha estante
N sei se leria, parece meio chato




Inessa.Barros 05/01/2024

Crime e Castigo é uma obra literária extremamente rica. Dostoiévski conseguiu explorar as diversas faces da natureza humana de maneira extraordinária a partir de seus personagens complexos e profundos. O autor consegue explorar a psicologia, a filosofia e sociologia de modo muitíssimo interessante, o que torna o livro denso e rico em detalhes. Por conta disso, a leitura nem sempre é fluída, uma vez que alguns diálogos são demasiadamente longos e a maneira como ele escreve, no geral, é rebuscada ? fora algumas expressões e palavras que não estão escritas em português. No geral, a obra conseguiu atender às altas expectativas que eu nutri ao iniciar a leitura, Dostoiévski foi, de fato, um gênio e excelente literato.
comentários(0)comente



tayIorpauIista 04/01/2024

Um dos melhores livros q já li na minha vida.
é incrível o jeito que o fiodor aborda as emoções humanas tão desprezadas pela sociedade.
comentários(0)comente



May 04/01/2024

Genial
Esse livro... eu sinto que teve tanta coisa abordada na história que eu não me sinto nem capaz de comentar. Foi bem difícil engatar na leitura, mas uma vez que isso acontece, a coisa flui de uma maneira muito boa.
Dostoievski foi definitivamente um gênio, e mal posso esperar pra ler outros trabalhos dele.
comentários(0)comente



Amanda 04/01/2024

Muito bom!
Historia envolvente, muita gente tem medo de ler achando a linguagem difícil mas pelo menos essa adaptação parece ser muito dinâmica, historia envolvente e VAI TE DEIXAR MUITO pensativo no final, afinal, oque é crime? Como punir da forma correta? Como se define um ?vilão??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Lilgk 04/01/2024minha estante
Como faço pra ler????


Viq 04/01/2024minha estante
Meu, eu ententei taaantaa vezes, mas achei tao detalhista que me incomodou e desisti ?


arslais 05/01/2024minha estante
Crime e castigo tende a causar um certo incômodo mesmo!? Li fazendo uma análise psicológica dele?Mas não vou negar que a gente se envolve muito.




bellaslivros 04/01/2024

Primeiro contato com o dostoievski
Encarar essa grande obra foi um desafio para mim, visto que estou lendo mais clássicos por agora e prentendi logo de cara ir na literatura russa.

Apesar de alguns momentos o livro ter se tornado denso, por vezes até desistimulante para mim, foi um desafio gratificante. Com certeza me desafiarei cada vez mais nos clássicos e principalmente em Dostoievski. Pois acompanhar a trajetória de Raskolnikov em sua densa luta entre seus princípios, me fez refletir sobre muitas coisas sobre mim mesma.

Apesar da trama central ser em Raskolnikov, a personagem que fica em meu coração é a sua irmã Dúnia, que durante a história se mostrou uma mulher espetacular.
comentários(0)comente



Isa.liborio 04/01/2024

Um livro sobre a dualidade humana. Todos nós temos o bem e o mal e precisamos lidar com ele. Alguns se arrependem, outros não. Alguns encontram redenção, outros se redimem na morte.
Nicolas523 04/01/2024minha estante
Muito boa sua análise, bem direta. ^^ Esse é o tipo de livro que demora pra sair da gente, não acha?


Isa.liborio 04/01/2024minha estante
Foi direta porque eu li há uns anos e só atualizei aqui hahahah. Mas, sim. Até hoje ele me vem à mente em algumas ocasiões




Carolina2972 04/01/2024

Crime e castigo
Achei a história um pouco estranha, eu imaginava algo diferente.
Confesso que não gostei como esperava.
Os nomes e apelidos são difíceis de lembrar e qs vezes eu confundia os personagens. Fora isso, não foi uma leitura difícil, só nao gostei mesmo.
comentários(0)comente



Fabiane131 04/01/2024

Sobre Crime e Castigo
Essa obra literária realmente cumpriu com todas as expectativas que eu tinha sobre Fiódor Dostoiévski. A leitura profunda e detalhada promete lhe mostrar os mais variados aspectos e cenários da vida, até então simples, do jovem Raskolnikov.
Além disso a obra detalha a dimensão e complexidade dos sentimentos dos personagens, resultando em uma leitura animada e reflexiva.
Por fim, deixo apenas minha simples recomendação do livro, com o desejo de poder esquecê-lo apenas para ter o prazer de apreciá-lo como se fosse a primeira vez.
comentários(0)comente



Marquinhos 04/01/2024

Único
Meus amigos, que livro maravilhoso, foi minha primeira experiência com romances russos, fiquei com medo de ser difícil de entender ou com muito arcaismo, porém a escrita é muito fluida e você fica horas lendo.
A escrita é muito boa e envolve você na leitura, como se você estivesse naquela Rússia Imperial Czarista do século XIX, você visse o crime do protagonista e agonizasse junto dele.
Maravilhoso
comentários(0)comente



kaurod 01/01/2024

Aiai, esse Rodion
Tudo que entendendo quando leio Rodion Românovitch Raskólnikov é: um pobre miserável e fodido da periferia de Petesburgo
comentários(0)comente



2878 encontrados | exibindo 616 a 631
42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR