Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Crime e Castigo


2878 encontrados | exibindo 1021 a 1036
69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 |


Gerson 20/04/2023

Um niilista entra num bar e conhece um bêbado...
Quando li pela primeira vez Crime e Castigo, no segundo semestre de 2019, eu não gostei da experiência. Pensava: "Como Raskólnikov pode ser depressivo e agir como agiu?".

Minha avaliação não poderia estar mais errada. Além de desconhecer o contexto da época (principalmente em relação a quais eram os pricipais debates nos círculos intelectuais russos), eu ainda por cima fiz a análise incorreta. Raskólnikov não era depressivo (não no sentido de possuir tal transtorno mental). Ele era soberbo, orgulhoso, irritadiço, sombrio, melancólico, às vezes (e só às vezes) magnânimo e sobretudo um niilista extremado. O personagem foi criado pelo autor em tom de alerta: "Se a Rússia abandonar a Monarquia, a Ortodoxia e a Eslavofilia é nisso que nós nos tornaremos".

Escrito após ser condenado a trabalhos forçados na sibéria, Dostoiévski defende o conservadorismo cristão e prega contra os excessos. E de qualquer lado do espectro ideológico. A saída ao capitalismo ocidental não é aceitável, abraçar o socialismo também não e se entregar ao niilismo seria ir em direção a perdição.

Nesse contexto, Crime e Castigo pôde ser melhor apreciado, apesar de eu concordar, pelo menos parcialmente, com os críticos de que há um exagero de mau gosto na construção de determinados personagens, tal qual Sônia, a prostituta crente.

No mais, eu diria que a edição da Martin Claret é bem fraca e estou convicto de que devem existir outras melhores disponíveis no mercado.
comentários(0)comente



Ina 20/04/2023

Miséria humana?
A obra me surpreendeu de forma tão positiva que não esperava.

Sempre tive receio de lê-la por ser um clássico russo pois esperava uma leitura difícil e extremamente cansativa.
Felizmente a trama me prendeu de uma forma
que eu aproveitava todo o meu tempo vago pra ler.

Dostoiévski escreve com tanta maestria que faz com que o leitor fique interessado em como ficará a mente do protoagonista após do crime e também com o que irá acontecer depois?


QUE OBRA SENSACIONAL
comentários(0)comente



osaif 20/04/2023

Obra prima
Meudues eu acabei de terminar de ler e a edicao que eu tenho é vol 1 e vol 2, só terminei o vol1 e nao tenho o vol2 mas eu vou caçar esse livro onde qr que seja, pq sério QUE FINAL BOMMMMM é um final aberto que termina e te deixa cm RAIVA pq nesse exato mkmento minha unica reacao é "IMPOSSIVEL QJE ACABA ASSIM" e estou completamente necessitada de ler o resto, simplesmnte que livro ótimo perfeito, super imersivo, personagens extremamente bens escritos, a historia é completamente bem escrita, no começo é meio cansativo, até acontecer oq acontece né, mas dps é uma coisa pior q a outra, um efeito dominó simplesmnte magnífico!!! Pfv se vc tá começando a ler ou quer ler, leia !! vale extremamente a pena, dps que passa do começo chatinho esse livro vira completamente outra coisa. Pra ter uma ideia eu demorei tp, meses pra ler até a pagina 100, pq eu ficava enrolando muito, mas dps, eu li as outras 200 e pouco em semanas, serio q livro incrivel
comentários(0)comente



Tiago 16/04/2023

Um clássico romance psicológico
Obra mais famosa do escritor russo Fiódor Dostoiévski, Crime e Castigo é uma mistura de romance psicológico com romance filosófico.

No livro, acompanhamos Raskólnikov, um jovem estudante que compartilha suas ideias, angústias e delírios antes e depois de cometer um crime. Ao mesmo tempo em que mergulhamos na mente do personagem principal, somos guiados por reflexões profundas sobre temas candentes na sociedade e no momento em que a obra foi escrita e que continuam atuais.

"Para que viver? O que ele tinha em vista? O que almejar? Viver para existir? Mas se ele preferia mil vezes dar a existência por uma ideia, por uma esperança, até por uma fantasia! Existir sempre foi pouco para ele; sempre quis mais".
comentários(0)comente



Evandro199 16/04/2023

Crime E Castigo
Um grande clássico da literatura mundial, um livro costumeiramente presente nas listas dos melhores e uma viagem ao desespero da culpa.

Raskolnolov toma uma decisão embasada em uma teoria própria comete um ato, ato esse que mudar toda a sua vida. Esse é o pano de fundo de uma jornada a uma mente atormentada, em seus sofrimentos e tentativas de encontrar soluções e sentido para o que foi feito.

O livro tem uma veia filosófica, reflexiva, por vezes parágrafos inteiros tratam de abstrações e ideias, tornando a leitura mais densa porém ainda assim muito interessante.

Dostoyevsky sem sombra de dúvidas é um gênio, suas personagens são complexas como pessoas são na vida real e muitas vezes ao achar que entendemos algo dos seus motivos eles nos surpreendem de uma maneira que transcende a leitura o nos faz refletir sobre o nosso redor.

O livro é pesado e denso, mas com certeza vale o esforço e depois da leitura fica a sensação de que se entende um pouquinho a sobre esse animal estranho que é o homem.

Recomendo fortemente.
Bruna 14/05/2023minha estante
Muito interessante, vou deixar na minha lista ???




Izabella Catrinck 16/04/2023

Crime?
Alguns clássicos definitivamente são de leitura obrigatória.
Não foi uma leitura fácil, talvez tenha que reler pra absorver 100% do livro, mas vale a pena.
É incrível como é explorado toda a degradação, miséria, pobreza, infelicidade, vaidade e psicologia de cada personagem.
Você consegue sentir os delírios de Raskolnikov, a miséria de Sonia mas também a cumplicidade de Razumikhin e o amor de Dounia.
O ambiente é muito bem construído assim como toda a história.
O crime foi um experimento do artigo e no fim é repugnante o fato dele nao ter se arrependido, de entregou mais pelo orgulho ferido de ter falhado do que por qualquer outra coisa. Ele entende a existência do indivíduo como insignificante, ainda mais da velha que prejudicava outras pessoas da mesma classe que ele, então não viu seu feito como um crime.
A confissão fecha o livro com chave de ouro, recomendo muito!!!
comentários(0)comente



Mi_ 16/04/2023

Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski.
Rússia, 1866.

Dostoiévski foi um gênio, para mim, é muito interessante como ele consegue descrever a miséria humana ? em todos os sentidos-, bem como o estado mental, físico e psicológico dos seus personagens.
É incrível como o autor desassocia a pobreza da miséria, pois segundo Dostoiévski: o pobre preserva os seus sentimentos em relação a si e ao outro, mas o miserável é varrido e escorraçado para dentro da lata de lixo. Por favor, não sejamos hipócritas, pois se pararmos para pensar, de fato o é.
Os pensamentos ambíguos, embaralhados e sem muita coesão de Raskólnikov, mexeram muito comigo e me fizeram refletir se ele não foi apenas uma vítima da miséria do seu tempo.
O fato é, que apesar de tudo e ao contrário de muitas pessoas, não consegui torcer pelo assassino e a minha torcida era que ele pagasse pelo crime.
Senti repulsa e dor pelo sofrimento da família.
Impossível sair de uma leitura de Dostoiévski e não pensar na dignidade humana.
Afinal, a doença acompanha o crime?
comentários(0)comente



Ckotlriww 14/04/2023

Excelente...
Livro muito bom. O livro trata de vários temas: filosofia, psicologia, ética, etc...
Gostei da construção dos personagens, para mim, os personagens principais da obra foram muito bem descritos, as características e também a índole deles.
O Ambiente também é bem construído, Como o cubículo do personagem principal, também outras partes da cidade em que se passa a trama, tudo bem detalhado.
Às vezes, algumas partes do livro não fluíram muito bem, mas no geral, não é um livro cansativo de se ler, só tem de ter um pouco de concentração, para entender alguns diálogos.

.
zCsmiler xll 16/04/2023minha estante
Bela resenha ?




Khall 13/04/2023

Necessário para quem?.
Vou fazer está resenha da mais pura perspectiva de um leitor amante de histórias, para outros leitor. Resumidamente se você não gostas de leitura clássica, e não gosto de se "arriscar" em uma leitura clássica, não leia este livro. Ele é chato.
Se vc gosta de leitura clássica, assim como EU, você pode ler este livro, mas pra você ele também é chato.
Lembrando que eu disse chato, e não ruim.
Vamos lá..
A história é longa, não tem grandes reviravoltas, é maçante em momentos, possuí diálogos longos que não ajudam no desenvolvimento da história. A leitura é arrastada em vários momentos. Os personagens com exceção do principal, não possuem um grande desenvolvimento. Sendo que alguns deles poderiam perfeitamente desaparecer da história que ninguém sentiria falta.
Não tiro aqui a importância de Crime e Castigo para a literatura, eu tiro aqui a importância dele para a "evolução do leitor" (como alguns dizem), para os leitores. Sabe aquela máxima: "Você não é um leitor, se não leu blá blá blá blá. " Então, isso é uma mentira.
Então, se você não gosta de livros clássicos não leia este livro, e se você gosta você pode arriscar. Mas lhe garanto, que você não vai se lembrar dele no próximo dia, e muito menos vai se lembrar da metade de sua história.
GotikaOMG 13/04/2023minha estante
Kkkk que canetada precisa


Karolen.Pereira 24/04/2023minha estante
Ainda bem que encontrei alguém com a mesma perspectiva que eu ?




juju queen 13/04/2023

Crime e castigo
QUE LIVRO MARAVILHOSO???? fiquei surpresa por ter gostado tanto porque um livro tão extenso e antigo como esse acaba não sendo muito atrativo pra alguém da minha idade, mas no fim eu fiquei muito interessada pela narrativa e totalmente presa pela escrita de Dostoiévski. sem dúvidas vou ler outros livros dele. crime e castigo entrou na minha lista de livros favoritos. mto bom
comentários(0)comente



Isabella.Arrais 12/04/2023

Dostoiévski e sua genialidade!
Que livro espetacular.
Acompanhamos o estudante Raskólnikov em sua vida bem difícil em São Petersburgo (falta-lhe o básico) abandonar seus estudos pela falta de dinheiro. Com essa escassez e algumas ideias ele resolve cometer um crime.
Essa obra é muito boa, bons diálogos, boa escrita, bons temas a se discutir e personagens incríveis. Crime e castigo entrou para a lista dos melhores livros que já li. Recomendo!
comentários(0)comente



Erica.ltz 11/04/2023

ótimo livro!
É um clássico da literatura,todos deveriam ler esse livro alguma vez na vida,mas apesar da leitura mais complexa, você se prende na história e na angústia do personagem...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana Carolina 08/04/2023

Eu só não gostei tanto por achar que tudo aconteceu tão rápido. Acredito que eu ia gostar mais da versão original! Mas a história deixa você refletindo bastante sobre vários assuntos! Envolve psicologia criminal.
Thiago.antuness 10/04/2023minha estante
Acho que irei ler.


Thiago.antuness 10/04/2023minha estante
Me empresta?


Ana Carolina 10/04/2023minha estante
Sim, tu vai gostar




Geysa 08/04/2023

A leitura é densa, mas vale a pena. A história nos causa diversas sensações, o autor retrata de certa maneira aspectos das emoções e da alma humana.
Um homem comente um crime bárbaro, vive sua angústia e encontra a possibilidade de ser outro homem diferente.
comentários(0)comente



2878 encontrados | exibindo 1021 a 1036
69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR