Nicolle71 14/10/2024
Excelente
Inicialmente estava um pouco com medo do livro, pelo número de páginas, por ver tanta gente falando que é uma leitura complexa, por falarem da escrita do Dostoievski... Quando li cadernos do subterrâneo, tive certeza que esse deveria ser o próximo. E que ótima escolha.
O livro me prendeu do início ao fim. Não achei nenhuma parte entediante, chata, cansativa nem difícil. Tudo q eu não entendia muito bem estava lá no rodapé (as edições do clube ajudam demais). A escrita do Dosto é excelente, o texto flui, te prende.
Quanto mais eu lia, mais eu queria ler. Mais eu queria entender a mente de Rodia e quanto mais eu entendia, mais tudo fazia sentido. Eu me sentia ele vivendo tudo que ele estava vivendo e todo castigo do crime.
A minha personagem preferida sem dúvidas é a Sônia. A menina abdicou da sua pobre vida pra ajudar sua família, foi pra "rua", fez o que podia e não podia para dar alimento aos seus... conhece Rodia e se torna fiel a ele do começo ao fim. O amor dela o salvou, o transformou. Sem ela o que teria sido dele?!
Tem inveja, tem soberba, tem tristeza, tem pobreza, tem tantas facetas da humanidade nesse livro.
Eu super recomendo a leitura e com certeza, se eu pudesse esqueceria tudo só pra ter o prazer de ler novamente essa grande história.