Crime e castigo

Crime e castigo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Crime e Castigo


2878 encontrados | exibindo 646 a 661
44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 |


tioassis 27/12/2023

O primeiro de muitos!
Crime e Castigo foi tanto a minha primeira compra quanto a primeira obra que comecei a ler, e representa o meu bilhete de entrada para o mundo literário. Já tinha altas expectativas do livro, apesar de conhecer bem pouco sobre. E meu deus! Eu não me arrependo de nenhum segundo dessa minha decisão de finalmente engatar na leitura!

A escrita de Dostoevsky não é algo difícil de entender (uma das coisas que eu mais temia, já que sou péssimo em Linguagens) e com certeza a história é bem cativante. Parece que quanto mais eu lia, mais eu sentia vontade de virar a página só para ver o que acontecia depois. Do começo ao fim, senti uma imersão extrema e em certos pontos a trama me fazia sentir felicidade, tristeza, raiva, medo, pavor, tensão, tudo e mais um pouco! Outro ponto é o jeito que o Dostoevsky pega personagens já apresentados há um tempo e os joga na narrativa novamente; algo que nunca falhou em me surpreender (até agora estou admirado, e olha que acabei o livro!)

Vi pessoas comentando o quão longo eram alguns capítulos e isso os fazia perder o interesse na leitura, mas admito que senti o oposto dessa ideia. Muito pelo contrário, acho que as grandes histórias de Marmieládov, a carta de Pulkhéria para o seu filho, entre outros cenários, cumprem o seu papel de não só incrementar a obra, como de dar mais profundidade a cada personagem do livro.

Com certeza, Dostoevsky marcou muito a minha vida e já posso considerá-lo um dos meus escritores favoritos! Livro extremamente recomendado para aqueles que não só gostam de literatura clássica/russa, mas desejam começar a se aventurar por esse mundo!

Tempo levado para ler (aproximadamente): 13 dias (Sou um leitor vagaroso...)
Nota final: 5/5 (Com certeza meu livro de conforto!)
comentários(0)comente



starshollowbooks 27/12/2023

As discussões abordadas na narrativa acerca da moral e sua decadência, o direito e a justiça, a dicotomia entre o bem e o mal, a culpa e a libertação, ultrapassam as linhas literárias e temporais.

Em "Crime e Castigo", Raskolnikov é uma expoente desses embates. A justificativa de seus atos alcançam não apenas a paixão por seus ideais, como a condição extrema a qual Raskolnikov estava habituado.

Impossível também não aludir as influências tidas por Dostoiévski através do seu exílio na Sibéria que se fazem presentes ao longo da narrativa.

Atual e necessário. Dizem que os clássicos são clássicos por alguma razão.

"Mas aqui já começa outra história, a história da renovação gradual de um homem, a história do seu paulatino renascimento, da passagem progressiva de um mundo a outro, do conhecimento de uma realidade nova, até então totalmente desconhecida."

"A dialética dera lugar à vida, e na consciência devia elaborar-se algo inteiramente diferente."
comentários(0)comente



Isadora 27/12/2023

Complexo
Crime e Castigo é um livro que me marcou muito, porque eu comecei a lê-lo de maneira despretensiosa. Ao começar a leitura eu não compreendia a magnitude dessa obra, eu a tratava apenas como "mais um livro". Tanto que na primeira tentativa que eu tive de ler, foi algo que, para mim, se tornou extremamante frustrante, porque de fato eu não conpreendia o que a obra queria passar. Porém, ao voltar a leitura, recentemente, eu finalmente compreendi o que o livro proporciona, o que ele te entrega.

Esse livro exige que você se entregue a ele, que você compreenda de fato o que realmente ele esta tentando te passar. Ao lê-lo é necessária uma atenção redobrada às falas dos personagens e aos acontecimentos, tudo carece de uma enorme minuciosidade.

Durante toda a obra, são abordadas diversas discussões, em que cada personagem vivência ou relata sobre os temas. O livro é encarado como um grande estudo sobre a mente humana, sobre a mente de um assassino. A contradição é algo que é presente no nosso cotidiano, e que na obra se torna algo evidente. O livro parte de diversas discussões, fazendo com que o leitor tome um devido posicionamento, crie convicções...

Dentre diversos temas, um que realmente me chamou atenção foi sobre a culpa. Na minha visão, o pior castigo dado ao ser humano é a culpa, porque a culpa te corrói por dentro, é algo que não há fuga, porque ela parte de si. O sentimento de culpa trás um desassossego interminável, e te leva a situações extremas. Mesmo alegando ter a consciência limpa, o protagonista é tomado por inquietação incessante durante todo o livro, sendo absorvido por uma grande melancolia. Eu encaro toda essa dor como a culpa.
comentários(0)comente



Cristiane190 26/12/2023

Mestre dos sentimentos
Nunca havia lido nenhum autor russo, sendo essa minha primeira leitura de Dostoiévski. Li sem ter nenhum ideia prévia sobre o livro, não sabendo nem mesmo o tema da obra. Porém, preciso ressaltar o quanto o autor é capaz de construir na nossa mente não apenas ambientes, mas sentimentos associados aos locais por onde se desenrola a trama. Particularmente adoro livros que possuem apenas um personagem como narrador e me senti por vezes vivendo as angústias de raskolnikov, porém as vezes censurando-o, detestando-o? O livro me trouxe asco, mas também me trouxe algo de paixão. Recomendo! O autor sabe mexer e construir em nós emoções. Trata-se em suma de um livro sobre um crime cometido por razões bastante questionáveis, que nos faz pensar sobre a dicotomia entre o certo e o errado.
comentários(0)comente



Ana Cecilia 26/12/2023

Definitivamente lerei mais livros do autor, gostei bastante da escrita, me prendeu e mesmo com os nomes difíceis consegui entrar na história.
Não sei bem o que me fez gostar do livro já que esqueci o que pensei durante a leitura, mas tem reflexões interessantes e é uma história caótica o suficiente pra ser bom de se ler.
Até terminar não tinha tirado o livro da cabeça, quando menos esperava estava pensando nele.
comentários(0)comente



Gustalves 26/12/2023

Apesar de ter demorado muito, é uma leitura muito necessária. O livro passa por inúmeras temáticas sociais e psicológicas, e finaliza de uma forma muito tocante. Recomendo muito!
comentários(0)comente



Catarina.Assuncao 25/12/2023

Clássico que precisa ser lido
Muito ao contrário do que imaginava, que seria um livro difícil e complicado de se ler, ?Crime e Castigo? apresenta uma linguagem que me fez imergir na história e ficar absorta naquela atmosfera. A narrativa gira entorno do protagonista Raskólnikov que se encontrava desorientado e acaba por cometer um homicídio de uma velha agiota. Após o episódio do assassinato, o livro irá percorrer a angústia, os conflitos, os pensamentos insanos, arrependimentos e questionamentos do protagonista. Além disso, várias outras dinâmicas se fazem presente na história, trazendo narrativas sobre outros personagens e pensamentos que o autor escreve sobre a vida. O ponto curioso sobre o crime ocorrido e que na verdade pode ser visto como um grande motivador para o ato criminoso de Raskólnikov é sua teoria de que no mundo há pessoas extraordinárias e pessoas ordinárias, sendo as primeiras aquelas que podem ignorar a moral. O protagonista em certo ponto acredita fazer parte desse primeiro grupo. Contudo, é incrível acompanhar um personagem que por um lado se apresenta narcisista e confiante, enquanto em outro é amedrontado e fraco. Assim, o livro se apresenta como um clássico muito rico para compreender os conflitos psicológicos que estão presentes na psique humana, além de trazer reflexões sobre a vida, o cotidiano e as relações humanas. É um livro extenso que demandará tempo e atenção, mas que com certeza vale muito a pena a leitura. Com certeza irei reler!
comentários(0)comente



zamoro.sarah 25/12/2023

Crime e Castigo.
? Então, ao te entregares ao castigo, não estarás lavando já metade de seus crimes? ?

Primeiramente, eu não tenho palavras pra dizer o quão essa obra maravilhosa de Dostoiévski me impactou durante a leitura. Altos e baixos que conseguiam me manter sempre com uma pulga atrás da orelha pra poder descobrir o final da história.

Os personagens em si, muito bem escritos por sinal, agregaram visões diferentes a todo o decorrer da trama. Dúnia, com seu carinho e zelo pelo irmão, e Pulkhiera, com seu amor eterno pelo filho, são umas das facas de dois gumes a mais se destacar em toda história. E por quê? Raskholnikov mostra desde o início sua frustração em não ser capaz de dar um vida que faça jus a toda a bondade presente na vida de sua mãe e de sua irmã, a qual a última teve que se submeter à vil personalidade de Svidrigailov e a rígida figura de Marfa Pietrovna.

Com o Crime, Raskholnikov se vê preso a uma condição mental onde "alma" e "razão" se conflitam em um plano psicólogo que aflige o protagonista durante grande parte da trama. Este se vê subjugado por tudo e todos, mesmo esses não sabendo da verdade a qual o afligia.

Temos que no fim, sua redenção se mostra presente nos braços de Sônia, ao perceber que sua aflição seria amenizada ao aceitar seu destino que uma hora ou outra, iria o encontrar.

Então, aqui redijo a minha conclusão dessa trajetória de leitura.
comentários(0)comente



Naara.Brum 23/12/2023

Quase esqueci de colocar esse livro aqui. Achei bem interessante, sentia a agonia do assassino ? no fim, foi tudo por nada.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



anna.b 22/12/2023

Só leiam
Ok, senti a necessidade de fazer uma resenha desse livro... E, cara, que livro! Meu primeiro contato com o autor foi em Noites Brancas, que eu amei bastante, mas Crime e Castigo é de um nível absurdo!!! Ele além de ser um clássico, é traduzido do russo, então eu tinha um certo receio de ser uma história arrastada, sabe? Principalmente porque a Princips é uma editora com livros mais simples, por isso achei que a tradução não seria tão boa... Mas, felizmente, paguei com a língua!! Crime e Castigo, diferentemente de Noites Brancas, não é arrastado nem muito denso, é bem direto, na verdade. Não sei nem o que dizer dessa obra prima, a não ser enfatizar (novamente) o quão maravilhoso e perfeito esse livro é! Consegui me conectar de uma forma bastante humana com o Ródia, digo isso na questão de como sua sanidade foi virando loucura, a qual considero o seu castigo. Que trama muito bem escrita! Agora quero ler as outras obras do Fiódor!! E confesso que minhas expectativas estão altas
comentários(0)comente



mdpotavio 22/12/2023

Obra Prima
Livro excelente, acredito que seja um ótimo primeiro contato com o autor. A princípio, os nomes e unidades (medida, monetária e etc) podem causar estranhamento, especialmente os nomes, uma vez que possuem diversas derivações. Li pela edição da editora 34 e o trabalho que eles tiveram com a edição é primoroso, as notas de rodapé ajudam MUITO na leitura, além de agregar bastante.
Sem dúvidas, um dos melhores livros que eu já li em toda a minha vida. Ansioso por mais leituras do autor.
comentários(0)comente



Maria.Cecilia 22/12/2023

Instigante!
Pessoas extraordinárias podem cometer crimes sem receber punição?

Como saber quem são essas pessoas extraordinárias?



Essa é a premissa da obra Crime e Castigo do renomado autor russo Fiódor Dostoiévski.



O protagonista, Raskólnikov, é um jovem estudante, que largou os estudos por não ter dinheiro para pagá-los. Mora em um pequeno quarto e não tem perspectiva de vida. Resolve, então tomar uma decisão: matar uma velhota agiota. E assim, com um machado a mata e também sua irmã mais nova.



Tomado por um sentimento estranho, passa a ficar doente e com febre refletindo sobre o seu crime e prevendo o castigo.



Outras pessoas passeiam pelas páginas do livro, como sua mãe, sua irmã e seu melhor amigo. Há um homem bêbado e sua família desvalida que passam a contar com sua generosidade, e a filha desse homem, Sonia, passa a fazer parte de seu coração.



E a pergunta reverbera, enquanto a polícia tenta descobrir o assassino:



Pessoas extraordinárias merecem punição por seus crimes?



Será que Raskólnikov seria um novo Napoleão?



Eu sou Cecilia Lorca, professora aposentada e escritora apaixonada!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



2878 encontrados | exibindo 646 a 661
44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 |