Conto de escola

Conto de escola Machado de Assis




Resenhas - Conto de Escola


246 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17


Guilherme Lima Barbosa 23/03/2018

Conto de escola- Guilherme Lima 2ºM
A obra "Conto de escola", de Machado de Assis, conta a história de dois meninos, amigos, chamados Pilar e Raimundo que convivem com uma pessoa nada amigável, nada simpático que é nada mais, nada menos que o professor dos dois garotos, só que, além disso, ele também é pai de um deles, que no caso é o Raimundo.
Pilar não entende os assuntos com facilidade, já Raimundo é muito dedicado e apreende tudo, até porque tem um pai que cobra muito. Em um dia Pilar negociou com Raimundo uma moeda de prata em troca de aulas e colas do seu amigo. Porém, as coisas acabaram ruins quando o professor ranzinza descobriu e deu uma bronca daquelas nos dois alunos.
Gostei muito, a obra tem um humor satisfatório, bastante interativa.
Grace 27/03/2018minha estante
ok




monise 23/03/2018

Acredito que tudo são pontos de vista, de um lado existe um menino com medo da reclamação do pai e fazendo uma troca para ser ajudado, já do outro vemos um garoto dedurando por achar errado
Grace 06/04/2018minha estante
OK




Antonio Guilherme 23/03/2018

Conto de Escola
Durante a leitura desse conto, vamos adentrando no universo da educação tradicional que perdurou por muito tempo nos colégios brasileiros. Logo no início do conto, o personagem Pilar não está disposto a ir à escola, antes preferiria matar aulas. Entretanto, já havia feito isso, tendo o pai descoberto e dado-lhe uma surra com vara de marmeleiro. Ao lembrar da surra, nosso personagem conclui que o melhor é ir à escola.
Grace 27/03/2018minha estante
ok




Sanmara.Santos 23/03/2018

Conto de escola
Acredito que Machado de assis tinha a intenção de mostrar, que a infância é uma parte da vida onde se enxerga acontecimentos comuns e pequenos, como aventuras.Ele também não trabalha com metáforas. Tudo que diz é no sentido literal, de modo que o enredo se destaque.
Existe uma questão no texto que é a da ética. O menino se questiona sobre o que é certo na situação que se encontra. O correto é explicitamente conflitante com o correto na visão do menino que os dedura.
Grace 27/03/2018minha estante
ok




Thamires 23/03/2018

Conto de escola
O conto de escola , narra um fato que se passa em uma escola no Rio de janeiro , o personagem Pilar relembra um fato de sua infância: era chamado de Seu Pilar, e num sábado de manhã, na Rua da Princesa, decidia se iria brincar ou iria para a escola, ficava indeciso entre o morro ou o campo, por fim, lembrando da última ?sova? que ganhara do pai, decidiu ir para a escola. Pilar era um ótimo aluno , era o primeiro a entregar as atividades  Seu pai sonhava em vê-lo lendo, escrevendo, fazendo contas e sendo comerciante.
Seu amigo Raimundo tinha muitas dificuldades , pilar em seguida  em propondo que ele lhe ensine a lição de sintaxe que não conseguia entender.A moeda estava no bolso de Pilar, que sonhava com a beleza da ?pratinha?, até que foi interrompido pelo mestre que o chamou junto com Raimundo. Ao lado deles estava o delator: Curvelo. O fato de Pilar estar ensinando a lição para Raimundo em troca de uma ?pratinha? foi considerado como suborno pelo mestre, que a solicitou, porém Pilar jogou a moeda pela janela. Então o mestre castigou os meninos com doze ?bolos? diante de toda a turma, causando constrangimento e humilhação aos meninos.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.




spoiler visualizar
Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
Boa percepção! No conto vemos que a preocupação de Pilar não estava diretamente ligada aos estudos, sua dúvida consistia entre "brincar no campo de Sant´Anna ou no morro de São Diogo". Já Raimundo, como imensas dificuldades com Sintaxe da Língua Portuguesa e, ainda por cima, tendo o rígido pai como mestre. Fica a reflexão do papel da escola, um universo pouco explorado por Machado em sua infância, o mesmo estudou por um período curto em um ambiente escolar, já que precisou deixar a escola para ajudar sua humilde família.




Lucas Oliveira 22/03/2018

O conto de escola se resume a historia de Pilar, menino muito esperto e inteligente porem era muito folgado.
o conto muito bom e ainda tem a questão da ironia, corrupção e a delação.
Grace 04/04/2018minha estante
OK




Breno.Brito 22/03/2018

Conto de escola - Resenha
Apesar da história ser um pouco devagar, relata bem a vida de alguns atualmente que estudavam sobre pressão de tirar boas notas. Também relata como era as escolas antigamente em que os professores batiam nos alunos que aprontavam, e sobre alguns conceitos duvidosos do que realmente é certo.
comentários(0)comente



Patrick.Cesar 22/03/2018

Conto de escola
O livro conta uma historia um pouco parada mas demonstra bem como era a escola antigamente onde os mestres batiam nos alunos e alguns conceitos um tanto conturbados do que é ''certo''.
Grace 04/04/2018minha estante
OK




Bernardo 22/03/2018

Resenha
O conto apresenta um tema ingressante  que fala é o uso dos castigos corporais em alunos  que não obedecem, mas todos sabemos que ninguém aprende a base disso ... o menino se pergunta se é certo  aquilo tudo... não gostei muito
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Relações interpessoais na escola do século XIX.




Henrique 22/03/2018

La
O livro conta uma historia um pouco parada mas demonstra bem como era a escola antigamente onde os mestres batiam nos alunos e alguns conceitos um tanto conturbados do que é ''certo''. Não gostei, não odiei, da para ler...
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Que bom! Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.




Léo.Castro 2J 21/03/2018

Contos de escola escrito por Machado de Assis retrata a história de uma menina chamada Pilar que está dividida entre a escola e o tempo que ela acha que perde lá dentro mas com medo do seu pai ela opta pelo colégio. Por ela ser uma menina inteligente um colega chamado Raimundo que é o filho do mestre lhe deu uma moeda em troca ela teria que dar uma explicação da atividade a ele, mas um dos alunos chamado Curvelo ouve a conversa deles e dedura os amigos ao mestre, o professor que é muito severo castigou os dois batendo neles com uma palmatória. No dia seguinte Pilar tinha sonhado ?com uma moeda e então como o professor tinha jogado pela janela ela ficou procurando até se dar de frente com um batalhão de fuzileiros, ela volta para a sua casa e se dar conta de que esqueceu de procurar moeda.
comentários(0)comente



Railane Martins 20/03/2018

Fala sobre um menino que estava indo pra escola no ano de 1840. Esse garoto pensava seriamente em cabular aula, só que ai ele mudou o pensamento dele por que ele saberia que ia tomar uma surra se seu pai descobrisse, e ele também não queria levar reclamação do mestre.
Tudo que diz no conto é no sentido literal.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Um conto muito contemporâneo; tematiza a corrupção,escolhas individuais, conduta antiética e jogo de interesses.




Rodrigo Alcântara 20/03/2018

Conto narrado por um narrador que também personagem é narrado em primeira pessoa, conta algumas histórias que vivia em sua escola, como diz no nome do livro, "Conto de escola".
Ana Paula Paim 27/03/2018minha estante
Aborda as relações no ambiente escolar e os limites da repreensão.




spoiler visualizar
Grace 04/04/2018minha estante
OK




246 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR