Fabricio.Fracaro 22/04/2024
A Mão e a Luva
Primeiramente, como é delicioso ler Machado de Assis, quando já se acostuma com sua forma de escrita cada página se torna um deleite, é viajar no tempo em que se nem era vivo e mesmo assim encontrar um passado que perece ser você o dono.
Mas vamos falar do livro, uma história curtinha com 4 personagens, e mesmo assim é formidável como cada um é descrito e construído, para mim eles são completos e as 2 personagens coadjuvantes também são bem descritas.
A forma como Machado foi narrador desta história também vale ser dito, quebrando a parede entre ele e o leitor foi algo muito bom.
Para mim o que mais me chamou a atenção foi Guiomar, quando lemos um livro de 1800 e pouco imaginamos que toda mulher deve ser romântica, viver em sonhos, mas ela é uma personagem calculista, porém não fria e sem sentimentos, com sentimentos sim mas nunca deixando a razão de lado e isto faz um personagem muito humano e real, uma pessoa que ama mas também pensa sempre e si, para mim romances sempre foi algo que não gosto de ler, por ser sempre aquele romântico como é Estevão, a pessoa que morre de amor e deixa seus sentimentos o leva-lo aonde quiser.
Então cada personagem neste livro é completamente diferente um do outro cada qual vive o sentimento e razão de um forma única, e todos na mesma trama, um livro que vale muito a leitura.