A Mão e a Luva

A Mão e a Luva Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A mão e a luva


500 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Menezes Torres 26/01/2022

A narrativa tem como premissa qual rapaz casará com a moça Guiomar. O autor foi muito sagaz no fechamento dessa história.
comentários(0)comente



Isabela.Freitas 14/01/2022

Primeira obra que li de Machado de Assis e gostei. História curta que conta a história da ambiciosa Guiomar e seus 3 pretendentes, cada um com suas características. O desenrolar da história é bom, gostei.
comentários(0)comente



nathaliaolives 05/01/2022

Tudo é aliado do homem que sabe querer
Confesso que fiquei insegura ao ler um livro que marca o início do romantismo de Machado de Assis. Apesar de ser meu autor favorito, nunca me interessei por enredos focados no romance, mas a obra excedeu completamente todas as minhas expectativas.

Machado desconstrói o romantismo, trazendo uma análise muito profunda da psicologia dos personagens e dando ênfase, principalmente, nas classes sociais dos personagens e como elas influenciavam em seus interesses. Guiomar não é a protagonista que irá fazer com que você suspire e se identifique com devaneios apaixonados. Mas, apesar de sua frieza, me identifico com seus objetivos bem traçados. Além disso, apenas entendemos o título do livro, literalmente, nas últimas linhas dele, o que torna tudo mais interessante. Por fim, quero ressaltar que uma das partes mais prazerosas da leituras é, justamente, a narrativa de Machado de Assis, que dá a sensação de que estamos na sala de estar de sua casa, o ouvindo contar uma história.
comentários(0)comente



lola 04/01/2022

O que é a frieza da menina???????
que odioaaaaaaa esperava mais da história e do desenrolar, admito
mas machado sempre é bom então... bom livro
comentários(0)comente



Bê. 04/01/2022

Cativante
Que história gostosa de ler, curtinha mas com um enredo bem construído!
Aqui, Machado nos apresenta a ideia de que só o amor não basta, o que fortalece esse amor e sustenta um casal é a harmonização de seus propósitos.
Você fica comovido com o sofrimento de Estêvão, mas é impossível negar que a mão e a luva de fato foram feitas uma para a outra.
Adorei!
comentários(0)comente



Rute31 04/01/2022

A Mão e a Luva
Li essa história na adolescência, e voltar a ela agora foi muito bom! Em A Mão e a Luva, Machado de Assis começa contando a história do amor de Estevão, um estudante de direito, pela jovem Guiomar, que não corresponde a esse amor. No decorrer da história, conhecemos a madrinha de Guiomar; o sobrinho desta, Jorge; a governanta miss Oswald e o advogado Luís Alves, amigo de Estevão, todos ligados ao destino de Guiomar.
comentários(0)comente



Rita 02/01/2022

Tudo bem, eu jamais teria a ousadia de classificar qualquer livro de Machado de Assis com menos que 5 estrelas, mas prometo que, de fato, classifique-o com a minha opinião mais sincera e verdadeira.

Anos atrás eu vi uma frase desse livro e me identifiquei, acabei comprando por 6 ou 8 reais. Já havia feito uma tentativa de lê-lo na época e acabei deixando-o de lado. Isso me fez chegar a conclusão que os livros nos afeta da mesma forma que o mundo na época que o lemos nos afeta. Refletimos um pouco de nós e, esperamos que, como um espelho, o livro nos confirme a imagem que vemos de nós mesmos. Depois de ver uma live que tratava um pouco desse livro, resolvi dar mais uma chance e cá estou: impactada.

O livro gira em torno de 6 personagens. Aborda um pouco das suas personalidades. Mostrando, em uma visão inicial e simplória, muito mais defeitos que qualidades. Luís Alves é ambicioso. Estevão sentimental. Jorge é preguiçoso. Mrs Oswald é intrometida. Guiomar é exigente demais. A baronesa é um tanto altiva. Todos estão de alguma forma interligados, seja por laços familiares, por laços de amizade, por laços profissionais, por laços de vizinhança..., enfim, Machado de Assis trata, mais uma vez, o seu enredo e os seus personagens de maneira nua e crua, como lhe é característico.

Mais que isso, ele trata nesse livro do amor. Mas do amor verdadeiro. O amor que é fruto de uma escolha racional baseada em interesses comuns. Se o senhor Machado de Assis escutasse a afirmação de que "o amor é cego", esse livro seria a forma mais evidente de contestar essa afirmação. Ele concordaria, por sua vez, que a paixão é cega. Não escolhe, apenas invade. O amor, porém, transcende os limites do sentimentalismo e decide. É impossível se relacionar com uma pessoa com interesses tão díspares porque de alguma forma a paixão do começo jamais sustentará o amor ao longo dos anos, por isso, os interesses devem concorrer em umas mesma direção.

Apesar disso, eu discordo do Senhor Machado de Assis (quem sou eu na fila do pão?) quando ele trata a ambição como qualidade apenas. Acredito que a ambição possa ser uma qualidade quando, conforme o dicionário, você tem um "anseio veemente de alcançar um objetivo", saber quem é e o que quer jamais poderia ser considerado um defeito. Porém, quando essa ambição se dar a qualquer custo, atropelando os seus valores e princípios, e mais, machucando, seja de que forma for, pessoas no processo, passa, então, a ser defeito.

De toda forma, podemos aprender um pouquinho com cada personagem e acredito que essa leitura é, como todo livro de Machado de Assis, genial.
comentários(0)comente



Vanderlei.Augusto 29/12/2021

Foi a primeira obra que li do Machado de Assis e gostei muito. É uma história curta e no centro dela está a famosa Guiomar e todo o 'conflito' que ela causou entre os seus pretendentes. O desenrolar da trama vai surpreendendo o leitor. Livro muito bom
comentários(0)comente



Raphaela.Machado 28/12/2021

Ah
Não sei explicar. Não sei nem se li. Não rendeu. Não me tocou. Hora errada de fazer essa leitura clássica. Irei retornar a ela em breve.
comentários(0)comente



Livia M. 23/12/2021

Quanto tempo hein Machado?
Amor e amizade num sonho de uma noite de verão entre A MÃO E A LUVA?
#pocket
comentários(0)comente



Denise.Marreiros 21/12/2021

Foi um daqueles livros em que você só entendo o título na última frase, e realmente fez sentido. De imediato não consegui entender muito bem onde o autor queria me levar com essa história, mas ao final senti satisfação e entendi um pouco mais da fase romântica e ainda iniciante de Machado.
comentários(0)comente



Aimee.Eduarda 12/12/2021

A mão e a luva
Como eu amei ter lido este romance, como Machado de Assis me encanta, tanto que sinto muita saudade de ler seus livros, durante os períodos mais puxados da faculdade.
A mão e a luva, é sem dúvida o livro que mais gostei dele até hoje!
Me vi em Guiomar, como não me vi em nenhum outro personagem.
E é esse o objetivo da literatura, servir como um espelho, ver nossos defeitos e virtudes, e de alguma maneira mudar nosso jeito de agir.
Sou grata por esse livro ser produto Brasileiro, e quem dera se nosso povo o valorizasse e levasse a nossa grande literatura pelo mundo.
Letícia 12/12/2021minha estante
Amei sua resenha!




Sté 10/12/2021

Como se aquela luva tivesse sido feita para aquela mão
Livro maravilhoso e muito gostoso de ler. Eu já sabia do fim, mas nem por isso me vi impedida de ler (e olha que não gosto nem um pouco de spoilers).
Guiomar e seu pretendente (que foi aceito) são de fato a mão e a luva, duas almas que sonham igual e tem intenções iguais. São fortes e decididos, ambiciosos e seguros de si, em ações, em palavras e em todo o resto.
"[...] A vontade e a ambição, quando verdadeiramente dominam, podem lutar com outros sentimentos, mas hão de sempre vencer, porque elas são as armas do forte, e a vitória é dos fortes [...]", p. 102.

Esse trecho abaixo eu destaco por sentir a mulher da época, o modo como era tratada, mesmo que de boa família, não era nada além de moeda de troca. Mas no fim, a "mãe" de Guiomar tinha um coração tão bom, que aquela foi poupada de uma vida infeliz.
"[...] Nenhuma consulta, nenhuma autorização prévia; parecia-lhe que a tratavam como ente absolutamente passivo, sem vontade nem eleição própria, destinado a satisfazer caprichos alheios [...]", p. 101.
Katia Rodrigues 10/12/2021minha estante
Amo!!! Meu preferido do Machado ??


Sté 10/12/2021minha estante
Dos poucos que li dele, esse é de longe o meu favorito agora ?




Yara 30/11/2021

A mão e a luva
Ó, céus! O pobre do Estevão. Amei conhecer a fase romântica de Machado. Apesar de ter sido paradidático de alguns vestibulares, só conheci através do perfil de Samer Agi, que indicou esse clássico. O sarcasmo machadiano é de encher os olhos!
comentários(0)comente



Micaelly.Santos 26/11/2021

Tudo é aliado ao homem que sabe querer.
Me indicaram esse livro e eu gostei da mensagem, porém difícil de praticar kkkk
comentários(0)comente



500 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR