A Mão e a Luva

A Mão e a Luva Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A mão e a luva


500 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


k.j. 01/08/2021

O fura olho, despretensioso, amor.
Machado. poderia não dizer mais nada depois desse nome, mas tenho muito que acrescentar, mesmo não pretendendo-me estender.

"A Mão e a Luva" é um romance romancista totalmente ímpar do que se diz em relação as expectativas; nada é e termina do jeito que se pensar, pois o autor subverte tudo (& a todos).

nesse meu projeto de revisitar as suas obras, pós meu ensino médio, creio eu ter acertado em cheio, na escolha, para a primeira leitura.

não é a sua magnus opus, nem está perto e não tem essa pretensão. contudo, é um deleite se deparar com sua escrita, comportamentos narrativos e e a psiquê do seus personagens únicos - e assim como a história, subversivos.
comentários(0)comente



Julio.Argibay 27/07/2021

Amigo da onça
Vamos falar sobre a Mão e a luva de Machado. Estêvão é um jovem estudante nos idos de 1853. Esse rapaz tem um amigo chamado Luis Alves, mui amigo. Na escola ele conhece Guiomar, uma moça encantadora de seus 17 anos aluna-professora de uma escola da Corte, por quem ele se apaixona, mas não é correspondido. Depois de 6 meses de amizade colorida eles se afastam. Estêvão, dois anos depois, já formado em direito, nem lembra mais daquela moça. De volta a Corte, ele frequenta o teatro e a sociedade. Por uma coincidência dessas do destino, ele acaba reencontrando a moça, que é vizinha de chácara de seu amigo Luis Alves. Agora, eles já são sócios no escritório de advocacia e o amigo está envolvido com política. A moça mora com uma baronesa viúva. Esta senhora é madrinha dela. Na casa ainda vive uma dama de companhia iglesa, Mrs. Oswald. A moça era humilde e órfã e após a morte de Henriqueta, filha da baronesa, ela  foi morar com a madrinha. Luis Alves leva Estêvão a casa da Senhora, a título de uma visita profissional, mas Guiomar não lhe dá muita atenção (cabra insistente). Numa conversa reservada com a Mrs Oswald ela declara que gosta do sobrinho da baronesa, um tal de Jorge (depois sabemos que não é verdade), sujeito jovem, educado, um pouco afetado, mas gente boa. Passado algum tempo, Estêvão se declara a moça e recebe um duro golpe. A baronesa esclarece a relação e a concordância da união da jovem com o próprio Jorge. Em seguida, o sobrinho da baronesa envia um bilhete para Guiomar se declarando. Ela não ficou feliz com a declaração e se aconselha com a inglesa. Estêvão por sua vez está cada vem mais apreensivo, pra não dizer tudo. Surge uma viagem para Cantagalo, as damas precisam se ausentar durante um período, mas não vão. Alguns interesses particulares torcem para que elas não se da Corte. Guiomar não tem amor por nenhum dos dois pretendentes, nenhum deles lhe apetece a alma. Numa daquelas reuniões entre amigos, na cada da baronesa, eis que se declara a Guiomar o próprio Luis Alves, o amigo da onça. Agora, são três pretendentes. Eis que a inglesa bola um plano e aconselha Jorge a executa-lo, o que ele fez. Luis Alves conversa com Estevão e diz que está apaixonado por Guiomar. O Jorge tenta mais uma vez, agora através de sua tia, mas a moça, dá um jeitinho para que a situação seja contornada. Finalmente, ela consegue êxito e escolhe o pretendente de seu coração. Se une a quem realmente ela queria. Quantos aos outros, vida que segue.
comentários(0)comente



Paulo Henrique 26/07/2021

Que sortudo
Machado vai elevando o nível, e convenhamos os cara foi sem pretensão e acabou levando. Mas que coisa.
comentários(0)comente



Débora 25/07/2021

?...Ela vivia do presente e do futuro e tamanho era o seu futuro, quero dizer as ambições que lho enchiam, tamanho, que bastava a ocupar-lhe o pensamento, ainda que o presente nada mais lhe dera. Do passado nada queria saber; provavelmente havia-o esquecido.?
comentários(0)comente



Mika 18/07/2021

Olhos amantes deliciam-se com letras namorados
Machado em sua fase romântica é uma das coisas mais belas da literatura!
O livro é verdadeiramente uma obra prima, os personagens com suas características fortes e intrigantes e a eloquência do narrador é algo que só poderia ser feito pelo grande Machado de Assis!
comentários(0)comente



Soph 12/07/2021

Mli 2021: família atwood
Eu recomendaria intensamente esse livro para quem quer ler algum classico brasileiro
A leitura é super fluida e incrível que so me faz imaginar como deve ter sido os surtos de quem tinha que ficar esperando o próximo capítulo do folhetim para saber o restante da história pq é cada final de capítulo que vc fica indignado e queremdo ler o próximo, mt bom
Os personagens sao legais e divertidos, a duvida entre os tres candidatos de Guiomar é bem aleatoria mas ne
O terceiro candidato surgiu muito do nada e eu apoiava ela com o primeiro, mas fazer oq
No geral gostei mto e n tinha nenhuma expectativa pra esse clássico por ser do Machado
comentários(0)comente



Marcos 11/07/2021

Melhor que a ressurreição
Ainda achei a história meio chata para o meu gosto, mais preferi essa do que a ressurreição. Na verdade, achei os dois livros muito parecidos. Digo até que facilmente poderia dar o resumo de um pensando que é o outro.
Ainda meu era a melhor fase do Machado de Assis, mas se, dúvida já é uma obra de mestre. Mas não me apeteceu tanto quanto eu gostaria.
comentários(0)comente



L Soares 09/07/2021

Uma trama romântica de Machado de Assis, o segundo romance do autor, e com uma lógica que me deixou intrigado.

Talvez a sinopse tivesse retirado o estranhamento ao ler o livro, indicando Guiomar como a protagonista. Ou talvez tivesse transportado o estranhamento para outros momentos do livro.

A narrativa se inicia e segue por alguns capítulos com um dos 3 pretendentes, pela perspectiva de quem são apresentados os demais personagens, e, sem spoiler é difícil estabelecer um ponto, mas, apenas após a sua parte principal da história, passamos a acompanhar a trama pelos demais personagens, e conhecer a figura central não pelo olhar dos outros, mas por seu próprio.

O livro fala sobre o amor de uma forma um pouco cínica, dividindo os 3 pretendentes em categorias, um sendo o sonhador apaixonado, que se entrega totalmente mas sem fibra para alcançar o que deseja; o prático, que pensa apenas na comodidade da união, uma ambição sem qualquer afeição verdadeira; e o terceiro, ambição e sentimentos comedidos, cada gesto calculado para um objetivo.

É interessante ao final entender o título do livro. Que parece falar ao mesmo tempo sobre coisas tão contrárias, uma ideia romântica de destino e ao mesmo tempo sobre a forma tão calculada e não-romântica de como as coisas se encaixam.

Uma leitura interessante que me fez pensar bastante sobre a ideia de vilão e mocinho sob perspectivas diversas, e como provavelmente a mesma pessoa é os dois numa mesma história, dependendo de quem a está contando.
comentários(0)comente



Cristiano.Goes 07/07/2021

A MÃO E A LUVA
Ao ler este livro tive a certeza que Machado de Assis é tão pouco valorizado no seu país. Trata-se de um livro maravilhoso, com passagens iluminadas. Leitura obrigatória para todos os amantes da leitura.
comentários(0)comente



Aludra 03/07/2021

Confesso que o livro não me prendeu muito no início, mas ficou melhor da metade para o final. Achei interessante o jeito que Machado de Assis coloca algumas opiniões enquanto a história acontece, e ainda mais, em como os personagens tem suas próprias ambições. Eu não esperava o final que teve, foi uma reviravolta! Mas gostei bastante de como terminou.
comentários(0)comente



Carvalhoaingrid 24/06/2021

Surpreendente
Eu amo a escrita de Machado de Assis,mas esse livro é um pouco difícil de ser lido sem um dicionário por perto rs. A história não é só um romance como os outros, tem lindas nuances e uma reviravolta incrível!!! Vale muito a pena
comentários(0)comente



Pedro 23/06/2021

Um bom livro
Longe de ser a melhor obra do Machado,mas ainda assim é um bom livro pra passar o tempo,uma leitura leve e envolvente.Apesar de ser um romance da época romântica do Machado de Assis, o livro na verdade,nem é tão romântico assim...
O final me surpreendeu bastante.
comentários(0)comente



Dani Gazaniga 19/06/2021

A mão e a luva
Meu primeiro contato com Machado de Assis foi na escola, quando estava no ensino médio mais precisamente, e minha professora de Língua Portuguesa fez uma leitura coletiva sobre o livro, e eu adorei, simplismente me encantei com a escrita clássica, e até hoje vejo graça nos memes sobre o fato de a Capitu ter traído ou não Bentinho.
Leitura clássica é ao meu ver, algo que todos deveriam ter acesso desde muito cedo, pois é uma leitura que nos ensina muito e que nos envolve com sua delicadeza acolhedora.
A mão e a luva não é muito diferente disto, uma leitura tranquila e envolvente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Anderson916 07/06/2021

Otima história pra começar a ler o mestre...
Dou 5 estrelas nao so pelo enredo que é ótimo mas pela comparação que faço pela primeira obra do autor que é "ressurreição" esse alias que foi a meu ver um romance muito "apressado" ja este "que é seu segundo romance" da pra sentir que ele melhorou muito se comparado ao primeiro...

Leitura muito gostosa, historia leve, divertida (no meu ver) e ótima para iniciar na escrita do autor.
comentários(0)comente



500 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR