A Mão e a Luva

A Mão e a Luva Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A mão e a luva


500 encontrados | exibindo 376 a 391
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 |


Elk 24/08/2020

Um conto que vale a pena ser lido, porém, nada obrigatório.
Mesmo no início de sua carreira, Machado já demonstrava ser um escritor com um grande leque de palavra, além de ser ótimo em criar descrições! "A mão e a luva" pode não ter uma história muito complexa ou profunda, mas o autor consegue fazer com que o simples se torne interessante por saber desenvolver bem uma história. Ainda que os personagens não sejam dos mais interessantes, é a forma como Machado conduz seu conto que faz dessa leitura proveitosa.

Se você apenas gosta de ler, por gostar de uma história rica, não perca seu tempo. Agora, se você gosta de se deliciar com excelentes escritas, vai fundo.
comentários(0)comente



andre.marinhocosta 23/08/2020

Realista ou romântico? Um pouco dos dois
A divisão da obra machadiana entre os períodos romântico e realista é últil porque permite acompanhar a evidente evolução estilística do maior escritor da literatura brasileira. Mas ela encontra deficiências quando se depara com exemplares como A Mão e a Luva, um híbrido com elementos marcantes das duas fases literárias.

É difícil dissociar totalmente o livro da escola vigente durante a maior parte do século XIX. A descrição sobre a paixão avassaladora de Estevão abre a narrativa com os típicos atributos românticos. Sentimental ao extremo, ele é arrebatado por um amor descomunal por Guiomar, uma jovem órfã que, por sorte do destino, é adotada por sua madrinha rica. A senhora, uma baronesa, também é acometida por uma tragédia, ao perder a filha, e a afilhada acaba ocupando posição central em seu coração.

Até por conta das circustâncias, Guiomar é um tanto quanto fria e se sente entediada ao perceber o envolvimento afetado de Estevão. Ao mesmo tempo, também não se interessa pelo playboy Jorge, sobrinho da baronesa e, portanto, preferência dela. Um terceiro nome entra na jogada, Luís Alves, amigo de Estevão, que até demonstra interesse pela menina, mas não tem muito tempo - ou paciência - para se prender em cortejos e flertes.

Para o leitor ciente de que A Mão e a Luva precede a guinada realista do Bruxo do Cosme Velho, os primeiros capítulos e a apresentação frívola dos personagens masculinos são coerentes. O cenário bucólico, distante da efervescência urbana de obras como "Dom Casmurro", também ajuda a inserir a novela em seu período.

No entanto, a surpresa emerge quando a narrativa passa a focar em Guiomar, uma protagonista feminina bem diferente das grandes heroínas românticas. Calculista, embora não oportunista, ela sabe bem que sua posição social deriva exclusivamente do laço com a madrinha. Portanto, em cada passo que dá, pensa nas consequências que pode ter em suas relações com a senhora. Ainda assim, a personagem não chega a ter a sensualidade explícita de Capitu, o auge da representação feminina na obra machadiana.

A ironia do autor, que eternizou a célebre trilogia realista, ainda aparece de forma sútil, mas está lá. A visão caricaturada dos homens, sobretudo Estevão e Jorge, surge quase como uma sátira do exagero romântico e as contradições da alta sociedade fluminense são recorrentes.

São por fatores como esse que A Mão e a Luva fica descolado de qualquer gênero em que tenta se encaixar. Talvez por isso tenha sido recebido com certa resistência pela crítica contemporânea - o que justifica o cárater extremamente folhetinesco de seu sucessor, Helena. Para o entusiasta dos últimos anos da carreira de Machado, a falta das características mais marcantes pode ser frustrante. Mas uma leitura surperficial pode ser enganosa: a sofisticação narrativa de A Mão e a Luva está no subtexto.
comentários(0)comente



leuulima 18/08/2020

Um amor de muitas linhas e ganâncias
Me surpreendeu muito ler a fase romântica de Machado de Assis, pois foge de tudo aquilo que já havia consumido dele. É claro que a acidez, a crueza sobre a corte carioca (ainda que em menor escala) e a excepcional narrativa não deixam dúvidas do gênio por trás da escrita. A história nos conduz pelos fios de um só romance com vários agentes e muitos interesses se desmembrando. Com apenas 6 personagens "importantes", o texto vai alternando seu foco e o seu centro narrativo ao caminhar dos capítulos, sempre de maneira exemplar. Pela facilidade do enredo, o curto tamanho do volume e o olhar crítico, acredito que A Mão e A Luva seja um bom possível ponto de partida para ler as demais obras de Machado de Assis.
comentários(0)comente



Hannah Andressa Delgado 13/08/2020

Entre a razão e a emoção, o encaixe perfeito, a medida certa. O livro trata não somente de um casal comedido e predestinado, como uma luva é para as mãos, fala também da relação entre razão e emoção, da necessidade de reter nossos excessos.
comentários(0)comente



Diana 10/08/2020

A Mão e a Luva
Muitos consideram o livro Helena o mais romântico de tio Machadinho, mas entre Helena e A Mão e a Luva, considero o último muito mais romântico. Assim como em Helena, o autor trás uma personagem feminina como protagonista, esta de família pobre, porém tanto por sorte como por afeto a heroína é acolhida por uma família abastada. Guiomar, a heroína da vez, é educada, sagaz, calculista, ambiciosa e bela, esta última característica faz com que por onde passe seja objeto de desejo e admiração. Para nossa heroína aparecerá três grandes pretendentes, estes com características muito distintas e também com níveis de afeição diferentes para com Guiomar. Esta terá que escolher qual o homem ideal para si, não levando em conta apenas seus desejos e afeição, mas também o de sua madrinha Baronesa, a qual ela tem muita estima.
Eu amei o livro, este livro me arrancou risadas, suspiros e até um pouco de irritação com uma certa personagem, apesar de as vezes ficar um pouco confusa com algumas palavras e ter que ir em busca de um dicionário, consegui compreender bem e não daria menos do que 5 estrelas a essa grande obra.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luana 01/08/2020

Início da carreira
Início de carreira, e Machado ainda não era ?O? Machado de Assis.
A estória é previsível, as motivações razoáveis. Sem se aprofundar em nada em especial, o enredo desenrola sem nenhuma surpresa.
Graças a Deus que Machado evoluiu...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



- Viih O 19/07/2020

Quem será a mão da luva de Guiomar?
Para ser bem franca, nunca tinha lido Machado de Assis, pois, como sabemos, as escolas nos forçam a ler clássicos como ele, e com 12/13 anos isso se torna um pé no saco (?)...Mas, agora adulta, resolvi dar uma chance e comecei com um romance que não se exige na leitura escolar, e gostei bastante.

***************************************

Guiomar é uma jovem que vive com sua madrinha, a baronesa, muito rica, e a dama de companhia da mesma, Msr Oswald. Três homens estão apaixonados por Guiomar. O primeiro que conhecemos é Estêvão, formado em direito, romancista, extremamente exagerado em seus sentimentos de paixão. Por não ter seu amor correspondido até tentou se matar. O segundo é Jorge, sobrinho da baronesa (sendo o sonho dela de casar sua afilhada com seu sobrinho), um homem pacato que não consegue demonstrar seus sentimentos, somente com a ajuda de Mrs Oswald. E o último é Luis Alves, amigo de Estêvão, também formado em direito, ambicioso e político. A trama se desenrola na forma em que cada pretendente conquista o coração de Guiomar, acabando com a decisão da heroína.
comentários(0)comente



Andre.Luciano 18/07/2020

Um romance cunhado pelo gênio Machado de Assis
O livro não está entre os mais lidos de Machado de Assis, muito provavelmente por conta da maneira que foi escrito e
pelo momento literário do autor, no entanto, vale a pena a leitura para quem quer conhecer todas as faces fe Machado de Assis.
comentários(0)comente



Beto | @beto_anderson 16/07/2020

Projeto Lendo Machado de Assis - Livro 2
Apesar de não se filiar inteiramente ao Romantismo, esta obra de Machado de Assis carrega consigo algumas características muito peculiares a esse estilo. Mas a escrita do autor dá outros contornos a obra e que deixa o romance um pouco mais interessante. A reviravolta que ocorre no meio da história trouxe ao texto maior valor. Gostei bastante, mais do que o livro anterior, "Ressureição".

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



500 encontrados | exibindo 376 a 391
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR