A Mão e a Luva

A Mão e a Luva Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A mão e a luva


500 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


victor108 24/10/2023

Não entendi nada não entendi nada não entendi nada casal feio sem sal oo só tô falando aqui pra contar como resenha ok cabou tchau
comentários(0)comente



Suely Cristina 23/10/2023

A ambição como virtude
Romance da fase romântica de Machado de Assis, mas em que seu estilo já é muito presente: as deliciosas conversas com o leitor, a rejeição ao romantismo exacerbado e, principalmente, a caracterização da personagem feminina como muito inteligente, esperta e que sabe muito bem dissimular, usar as máscaras sociais melhor que os homens.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



EduardaMarquess 23/09/2023

Esse foi o meu primeiro contato com um romance machadiano em sua fase romântica, que, aliás, é uma das suas primeiras obras publicadas (entre contos e romances). Apesar das diferenças, o livro prendeu-me no primeiro dialogo, e assim manteve durante o desenrolar até o final. Leitura rápida, fácil, prazerosa, e que, definitivamente, não deixa espaço para o tédio. Chateação, indignação, tristeza e mais um tanto de sentimentos (pelos personagens)? Sim. Mas tédio, de modo algum!
É sempre impressionante notar a sagacidade de Machado e o quanto suas obras são atemporais. Findo com o livro grifado em diversas partes e a vontade de me deleitar em outros escritos do homi.
comentários(0)comente



Mahoe 23/09/2023

Um xuxuzinho
É um romance bemmm água com açúcar de época, o melhor do livro é a escrita do machado, mas gostaria de assistir um filme com essa história.
comentários(0)comente



Emi Diggory 12/09/2023

Uma obra clássica do nosso querido escritor brasileiro Machado de Assis onde ele envolve três pretendentes para uma única dama em um romance.
comentários(0)comente



Jeane Nunes 12/09/2023

Que personagem sensata é a Guiomar .De uma sobriedade tamanha. Além de um coração que pulsa, mas com o estímulo ,na medida, não desvairado apenas por fantasias (alusão a Estevão), mas sensato, despertado por admiração e firmesa.

O Estevão, um dramático incurável.Fantasiava até uma sombra se pudesse.

Jorge , caricatura sem graça.Figura morna.

Luiz Alves , um realista.Não conjectura/ supõe, apenas vê o que realmente existe.Assim se vive muito melhor .Ele sentiu quando realmente cabia sentir, porque estava realmente acontecendo.
Encantada com a sensibilidade para com a construção de personagens do Machado em um livro tão curtinho.
Dado aos excessos do Estevão, digo: foi paixão a primeira lida ?
comentários(0)comente



Eduarda 11/09/2023

Apaixonada
Muito difícil de entender, mas mesmo assim a leitura decola quanto mais você lê. Muito apaixonante, ótimos personagens. Amei.
comentários(0)comente



Tsuki 10/09/2023

É realmente mais um clássico que retrata a corte carioca do séc XIX.
Amei o livro, como sempre Machado de Assis escreve de forma única e servindo de inspiração pra várias obras modernas.
comentários(0)comente



gustandrade 01/09/2023

Segunda obra da fase romântica de Machado que leio. Simplesmente um espetáculo. A obra gira em torno da Guiomar e seus três pretendentes. Ao contrário das muitas obras brasileiras do Romantismo, Machado de Assis não descreve um amor como um sentimento idealizado, o que acaba demonstrando a sua proximidade ao realismo. Assim como em toda obra machadiana, a mão e a luva apresenta crítica à sociedade e aos costumes da época por meio de ironias quase imperceptíveis. (uma genialidade típica dele).
comentários(0)comente



Ana Santos 30/08/2023

Uma leitura rápida e envolvente, com uma escrita excelente, o que é bem esperado de seu autor. A história é interessante e muito bem narrada, levando o leitor a imaginar o quê futuramente lhe virá e como terminará a questão de Guiomar e o amor pulsante e profundo que Estevão tem por ela.
comentários(0)comente



Gabriela 26/08/2023

Melhor que o esperado
Li "A Mão e a Luva" com o mesmo medo de quando li "Quincas Borba". Todos os anos gosto de ler algo novo do Machado de Assis pois sei que ele não decepciona - ou pelo menos até então. Ano passado li Quincas e acabei não gostando muito, achei chatinho (diferente de todo resto). Quando peguei "A Mão e a Luva" há quatro dias atrás, fui com essa impressão de que também seria chato, e pra minha alegria, não foi nem um pouco chato. Ele é muito gostoso de ler, nem senti as páginas passarem. Me lembrou um pouco Dom Casmurro, por causa do romance todo. Me lembrou muito o Werther - que inclusive é citado, e que eu amo. E me fez distrair por algumas horas com um romance delicado, leve, fácil de ler, e com aquela prosa típica do Machado.
O livro conta a história de uma moça chamada Guiomar que está sempre sendo cortejada por possíveis pretendentes. Estêvão: o romântico incurável. Jorge: o sem personalidade. E Luís Alves: o moderado. Não vou mentir, como o livro começa pela perspectiva do Estêvão, eu torci muito pra ele - adoro esses românticos absurdos e exagerados. Mas, no fim, a decisão é apenas da moça - coisa (cousa) que para a época é a maior quebra de tabu.
Adorei, dá pra ler em dois, três dias.
comentários(0)comente



MARCELA PANDA 24/08/2023

Final inesperado
"-Nem mais nem menos,retrucou ela rindo também.Saiba,pois,que sou muito senhora da minha vontade,mas pouco amiga de a exprimir;quero que me adivinhem e obedeçam;sou também um pouco altiva,às vezes caprichosa,e por cima de tudo isso tenho um coração exigente. Veja se é possível encontrar tanto defeito junto.
Luiz Alves respondeu que eram tudo qualidades excelentes, e esteve quase a dizer que lhe faltava mencionar ainda outra,que era a fundamental de todas;preferiu aludir a ela depois do casamento."
Terminei esse livro um pouco indignada com o final porque ficou bem claro que a Guiomar ficou com o Luiz por interesse que ele acabou de virar deputado. Eu estava torcendo para ela ficar com o Estêvão que é todo romântico com ela já o Luiz é todo frio e na dele. Isso reflete um pouco dos casamentos da época que só aconteciam por interesse o que não mudou muito hoje em dia... A história é interessante gosto dos livros do Machado porque parece que estamos dialogando junto com ele,parece que está junto dos personagens vendo o ocorrido e nos leva a refletir durante a história. Esse livro passa a imagem da mulher como manipuladora e interesseira o que também não muito hoje em dia... O livro mostra uma idéia de que o homem não pode ser muito apaixonado que a mulher pisa (no caso de Guiomar ela humilhou mesmo o Estêvão e o Jorge),que mulher gosta de homem mais "pé no chão" o que eu não concordo, talvez o Machado queria brincar com essa idéia da mulher manipuladora e traiçoeira que tinham na época...

Ps:próxima leitura agora vai ser Dom casmurro rsrs
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



500 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR